POSSIBILIDADES E DIFICULDADES PARA GARANTIR A FORMAÇÃO INTEGRAL DO SUJEITO

COLÉGIO ESTADUAL DIAMANTE D’OESTE

                             Etapa II Caderno II

Orientadora de Estudos: CLEONICE PEREIRA DE ALMEIDA

Cursistas: Aparecida Fátima da Cruz; Cristiane Franco Pivatto; Doraci Vargas; Elias Oliveira dos Santos; Fátima Inês Schneider; Frida Heck; Lizandra Suzana Carvalho dos Santos; Lorivaldo Jandir Carvalho; Rosane Lucia Schneider.

Compreendendo que a educação é um processo construído em parceria, cabe à família e à escola buscar uma direção única para “olhar” e ter ações e estratégias que visam um bem comum: o ser integral, como cidadão ético, instrumentalizado para “ser”.
Pensando numa formação integral do aluno que temos hoje, é necessário, uma série de estratégias educacionais, que envolvam escola e família. A escola e a família desempenham um papel fundamental neste processo educativo. E, para que a formação do ser humano seja integral é preciso muito cuidado na educação desde o seu nascimento.
Numa formação integral do cidadão, consideramos e reconhecemos o ser humano como sujeito que produz por meio do trabalho, as condições de (re) produção da vida, modificando os lugares e os territórios, revelando relações sociais, políticas, econômicas, culturais e socioambientais.
As DCNEM já mencionam que essa formação deve comtemplar o trabalho como princípio educativo e a integração entre educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura.
O ensino deve realizar-se mediante uma atividade didático-pedagógica integrada com as demais disciplinas do currículo. No entanto, enfrentamos algumas dificuldades que precisam ser destacadas, como: falta de capacitação para os professores trabalharem com as tecnologias; laboratório digital com poucas máquinas ou sucateadas; laboratório de ciências mal equipado; falta de material didático-pedagógico; recursos financeiros para deslocamentos para visitas técnicas; desinteresse dos alunos; disciplinas com número reduzido de aulas que torna insuficiente o trabalho; capacitação por área e falta de obras literárias etc...
Apesar das dificuldades que encontramos, tentamos fazer da escola um ambiente propício tanto para ensinar como para aprender. É preciso que os nossos alunos saibam como aprender, selecionar o que conhecer, compreender fatos e fenômenos, estabelecer suas relações interpessoais, analisar, refletir e agir sobre esta nova ordem das coisas. As metodologias, os enfoques, as estratégias e os procedimentos educacionais, a interação entre professores/professores e professores/alunos, os encontros de capacitação que têm procurado discutir os problemas e a realidade da escola, são possibilidades para uma formação integral dos nossos alunos. Portanto é na proposta de condução de cada disciplina e no tratamento interdisciplinar de diversos temas que esse caráter ativo e coletivo do aprendizado afirmar-se-á.
Não se pode ser plenamente humanizado sem a prática do pensar reflexivo sem o seu efetivo exercício.
  
Fontes
Diretrizes Curriculares do Ensino Médio.
Formação de professores do ensino médio, Etapa II – Caderno II.