POSSIBILIDADES DE ABORDAGENS PEDAGÓGICO-CURRICULARES NA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS

Professores participantes:
Jefferson Luiz Kaibers
Helena Veloso
Heliomar Machado
Leilane Guis
Lorete Lopes Montanari

Lucas Brunetto Cari

PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO - 2015

CADERNO 2: CIÊNCIAS HUMANAS - REFLEXÃO E AÇÃO

1. Temática: Possibilidades de abordagens pedagógico-curriculares na Área de Ciências Humanas.
A partir das análises dos resultados da aprendizagem dos alunos do CEEP no 1º trimestre, observou-se a necessidade da criação/elaboração de um programa de leitura interdisciplinar para todos os cursos e áreas. Esse programa iniciará no segundo trimestre, cuja sistematização será a seguinte:
a) Todos os docentes que estão cursando o Sismédio em 2015 elaborarão um programa piloto, que será socializado com os demais docentes, para análise e colaboração com sugestões para a proposta;
b) Após essa fase inicial, todos implantarão as atividades de acordo com os conteúdos previstos nos PTDs e Proemi;
c) Ao final do 2º trimestre o trabalho será avaliado nos Conselhos de Classes para sua continuidade e aprimoramento para o próximo trimestre.
JUSTIFICATIVA:
A leitura faz parte do processo de humanização do homem, pois podemos considerá-la, de acordo com a Pedagogia Histórico-crítica, uma “expressão da ascensão da consciência a um nível superior de compreensão da prática social” (MARTINS, 2015, p. 83).
Uma das possibilidades desse programa seria o trabalho com a literatura, pois além de cumprir seu “papel formativo na existência individual, representa o mundo, coloca problemas, revela injustiças, explicita a atividade humana e suas principais contradições” (MARTINS, 2015, p. 84).
Abrantes (ibidem Martins, 2015) defende que o trabalho de leitura mediante o uso da literatura, é uma força que interfere na vida, na medida que atua nas dificuldades que os indivíduos se defrontam, permitindo uma comunicação para possíveis soluções e consequentemente a ampliação da consciência.
Segundo Dehaene (2012), a leitura “modela o cérebro humano preparando-o para o desenvolvimento de novas capacidades”, sendo assim, a relevância da repetição desse trabalho é necessária para a ampliação da memorização de informações e melhora da capacidade de atenção dirigida, necessária para elevar os níveis de aprendizagem.
Vale destacar que a leitura possibilita que o estudante amplie sua compreensão sobre ciência e estruture suas práticas cognitivas, ampliando a leitura de mundo, entre outras contribuições.
Nesse sentido, após as discussões da possibilidade de interdisciplinar com as Ciências Humanas, abordadas no caderno 2, como iniciaríamos esse programa de leitura no CEPP de Cascavel?
Dialoguem com os colegas das diversas áreas do grupo e elaborem a seguinte proposta:

Ciências Humanas FINALIDADES DA LEITURA  PROCEDIMENTOS
(ETAPAS) RECURSOS MATERIAIS
GEOGRAFIA  Trabalhar o aspecto da extinção, transformação da natureza para atender as necessidades de consumo de energia da população. Leitura do livro Sete quedas, sete anões e um dragão. Multimídia

Impressão do livro (27 paginas – 35 copias)
HISTÓRIA  Refletir sobre os diversos regimes políticos, comparar a monarquia com a democracia no Brasil. Aspectos positivos e negativos para a sociedade. Leitura e reflexão do livro O que os Olhos não veem (Ruth Rocha) Impressão do material para leitura em sala de aula. (aquisição dos livro para serem disponibilizados na biblioteca da escola).
SOCIOLOGIA Refletir sobre os aspectos antropológicos da população reassentada.  Leitura do livro Sete quedas, sete anões e um dragão. Multimídia

Impressão do livro (27 paginas – 35 copias)
FILOSOFIA Refletir sobre as relações de poder e ideologia.  Leitura e reflexão do livro O que os Olhos não veem (Ruth Rocha) Impressão do material para leitura em sala de aula. (aquisição dos livro para serem disponibilizados na biblioteca da escola).