TÍTULO:Possibilidades de abodagens pedagógico-curriculares na área de Linguagens
Pacto - Colégio Estadual Rocha Pombo - EFM - Morretes - Paraná
Ana Cristina Cassilha
Elsa Damas Ribeiro Martins
Jó Gonçalves
Leila Bonzatto
Luiza Maria Wicthoffet Machado
Maria Alice Mansur Smaka
Neimar Proença Oliveira
Renata Karine Wistuba
Rosa Lucia da Silva
Silvia Souza Reis
Tamires Cristine Ramos Teixeira
De acordo com a ideologia de Charlot e Libâneo “o ato educativo é um processo complexo e multifacetado de humanização, de socialização e de singularização. ” Partindo desta afirmação somos levados a refletir sobre o papel humanizador relacionado ao fazer pedagógico, o que nos leva a analisar as nossas práticas diárias neste processo, favorecendo assim a construção destas.
Diferente do que se pensa, esta analise não visa solução de problemas, e sim o reconhecimento destes, bem como suas origens, visando observar sua complexidade e, deste modo, avaliar quais ações serão fundamentais em cada situação.
METÁFORA DA ÁRVORE
Os autores retomam Monte Mór para explicar a ideia de currículo como processo político, utilizando a metáfora da árvore. Através desta entendemos que para alcançar tal currículo, o fazer pedagógico deve contemplar as ‘três partes comparadas a uma árvore’, ressaltando que a ideia não é a construção de um método perfeito, até porque isto seria impossível tendo em vista a complexidade das relações e situações diárias.
A RAÍZ
Compreende a filosofia/abordagem
O TRONCO
Pedagogia/método
AS FOLHAS
Prática/técnica
Com esta metáfora compreendemos que para ponderar as mudanças curriculares necessárias devemos pensar em um currículo que não esteja pautado somente em uma destas ‘partes’. O professor não deve guiar suas práticas com sua visão fechada em uma técnica determinada, mas deve pensa-la como abordagem e entender o seu método, formando assim um conjunto.