Colégio Estadual Professor Loureiro Fernandes - Curitiba
Formadora Regional: Professora Cileni V. dos Santos
Orientadora de estudo: Professora Luci M. V. Prata
Professores cursistas: Daniel da S. Faria, Dilma Yamauti, Denise F. da Fonseca, Irene C. Romano, Irene de J. A. Malheiros, Jean C. Sauer, Josmar de J. Batista, Juslaine L. M. de Dellegrave, Lisiane V. Zaraski, Luciacyr L. A. e Silva, Marcia Grein.
Reflexão e Ação 1 - página 14
Um convite à reflexão quando se assiste ao filme alemão O ENIGMA DE KASPER HAUSER, 1974, dirigido por Werner Herzog. ´´E possível perceber o quanto a aquisição da linguagem está ligada ao convívio social e às experiências sociais.
Claro que sempre se soube que é ouvindo que se aprende a falar, é um ato de repetição, imitação. Haja vista que crianças que pouco estímulo têm em suas famílias demoram muito mais para aprender a falar enquanto que outras em que as famílias interagem sistematicamente com elas adquirem naturalmente essa capacidade.
Experiência pessoal: Minha filha estava com seis anos e meu filho com dois. Os dois eram muito companheiros, brincavam juntos, conversavam muito. Eu e meu marido também conversávamos muito entre nós e com eles. Uma ocasião em que fui ao banco, tratando umas questões com a gerente, as crianças comigo. Em determinado momento, a gerente perguntou-me sobre as crianças, a idade delas porque estava surpresa com a desenvoltura da fala, em especial do pequeno. Seu filho contava com a mesma idade que o meu e não falava quase nada. Aí ela fez um comentário: será que é porque ele só fica com a babá que é muito quieta e quase não fala? É fácil perceber que a criança estava acontecendo...
Ainda para ilustrar essa reflexão, apresentei no encontro presencial o filme vencedor de um concurso lançado pela Philiphs em 2010, do qual participaram 600 jovens cineastas. Entre as condições impostas é que o filme só poderia ter um diálogo simples de seis frases a saber:
O que é isso?
É um unicórnio.
Eu nunca vi um de perto antes.
Bonito.
Fuja! Fuja!
Sinto muito.
O unicórnio de porcelana foi o filme vencedor. E em sua análise é possível verificar que outras linguagens além da verbal foram importantes para a construção de sentido.
Reflexão e Ação 2 - página 21
Realizei a entrevista com meus alunos do 3º EM. Dentre as linguagens por eles destacadas podem ser elencadas: conversa ao vivo ou por whats, face e outros, cinema, teatro, televisão, mídias digitais enfim. Também destacaram sobre a linguagem corporal e até a linguagem do olhar. Por fim, citaram LIBRAS e muito se conversou a respeito.
Em se tratando de mídias digitais, socializei com o grupo, na reunião presencial com os professores, a experiência que tive no Mestrado, em uma das disciplinas, teríamos que fazer a experiência do Ensino à Distância - EaD - e, para tal, deveríamos fazer uso das redes sociais. Em 2012 eu ainda não era muito afeita a Facebook e outros, mas em apenas um dia, inscrevi-me em oito redes sociais. O intuito era que em duplas fizéssemos os trabalhos sobre educação a distância utilizando as redes sociais. Durante uma semana a dupla deveria realizar postagens sobre o tema e os outros deveriam interagir. Os temas solicitados foram: Histórico de EaD, material didático de EaD, formação de professores para EaD, gestão, avaliação em EaD entre outros. Após uma semana de trocas através do recursos disponibilizados em cada rede, a dupla apresentava um seminário. As redes sócias utilizadas na época foram: My Space, Skoob, Orkut, Facebook, Twiter, Youtube, Linkedin e o próprio Eureka que é uma Plataforma da Puc.
Foi muito interessante porque tivemos a experiência como os alunos as têm, ou seja, na prática. Depois com o seminário explicitaram-se todos os benefícios de cada rede, bem como as dificuldades e limitações encontradas. Depois de todos os temas serem abordados, um mapa conceitual foi construído individualmente para a avaliação.
O mapa conceitual também constitui uma linguagem uma vez que faz uso do papel da mesma forma que a poesia concreta: a colocação das palavras no espaço também constitui elemento básico na construção de sentido. Utilizei este recurso para trabalhar texto dissertativo-argumentativo com esses mesmos alunos que entrevistei. Foi bastante proveitoso, ficou bem clara a composição desse tipo de texto.