A possibilidade de operacionalização de uma Gestão Democrática do Currículo no Colégio da Polícia Militar do Paraná- CPM-PR. Caderno 5

COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DO PARANA

REFLEXÃO E AÇÃO – CADERNO 5

ORIENTADORA DE ESTUDO: Profª Drª Jandicleide Evangelista Lopes

CURSISTAS: Adriana Tessaro Will; Ademir Pinhelli Mendes; Alexsandra Dombeket Macanhan; Ana Leonor Schenfeld; Ana Letícia Bylnoski Ludwig; Ana Paula Ferreira Motta; Aparecida de Azevedo Martins; Arlete Cintra Lipski; Bénie Maria Scandelari Bussmann; Carolina Gomes Gonçalves de Mendonça; Cintia Serrano Fortes de Lima; Deisilane Mesquita Rizzi e Silva; Eliana do Rocio Czajkowski; Eric Rodrigues da Silva; Glaudemarina Silva Dias Sousa; Janete Martins Cordeiro Franco; José Carlos Mosko; Josiane Déa do Amaral Brandalize; Laércio de Mello; Ronualdo Marques; Roseli Pádua Angeloni;Rosicleri maria rosa; Silvana aparecida amaral; Silvana Ferro Zonato; Simone Constanski Santos; Wallace Kassio de Lima Ramos.

A possibilidade de operacionalização de uma Gestão Democrática do Currículo no Colégio da Polícia Militar do Paraná- CPM-PR.

O CPM tem como bases filosóficas a hierarquia, a disciplina e a formação moral do aluno. Nesse sentido, pautada nos princípios liberais, a prática pedagógica expressa uma tendência humanista clássica tradicional, a qual consiste na preparação intelectual e moral dos alunos, demonstrando a eles normas de conduta, de boa educação e disciplina, de direitos e deveres imprescindíveis à vida comunitária.
Entretanto, e sem fugir à sua essência, é possível afirmar que o Colégio tem acompanhado o movimento político educacional empreendido tanto no Brasil, como no Paraná, a partir de 2003, pois aos poucos introduz em sua prática cotidiana, novas formas de trabalho pedagógico.
Ao conceber sua proposta curricular com base nas Diretrizes Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual de Ensino, abre a possibilidade de um planejamento curricular integrado, uma vez que as Diretrizes apresentam uma proposta de currículo justificado e fundamentado pelo conceito de interdisciplinaridade.
De acordo com as Diretrizes “A interdisciplinaridade é uma questão epistemológica e está na abordagem teórica e conceitual dada ao conteúdo em estudo, concretizando-se na articulação das disciplinas cujos conceitos, teorias e práticas enriquecem a compreensão desse conteúdo” (PARANA, 2010, p.27) Acrescenta ainda:
As disciplinas escolares não são herméticas, fechadas em si, mas, a partir de suas especialidades, chamam umas às outras e, em conjunto, ampliam a abordagem dos conteúdos de modo que se busque, cada vez mais, a totalidade, numa prática pedagógica que leve em conta as dimensões científica, filosófica e artística do conhecimento. (p.27)

Desse modo, o trabalho realizado no dia 07/11, momento no qual as diferentes Áreas de Conhecimento se reuniram com a finalidade de iniciar um trabalho na busca de um conceito estruturante comum para a realização de um planejamento integrador para o Ensino Médio, deixa claro que os professores reconhecem a necessidade de trabalhar os conteúdos disciplinares de modo contextualizado a partir de relações interdisciplinares que contribuam para fundamentar “a crítica às contradições sociais, políticas e econômicas presentes nas estruturas da sociedade contemporânea” (PARANÁ, 2010, p.16).
Sem fugir à essência de um Colégio Militar, e com base nas discussões e nos trabalhos já realizados pode-se dizer que o Colégio está aberto sim à Gestão Democrática do Currículo. 
As contribuições a partir das discussões por área de conhecimento, no encontro do dia 07/11 possibilitou a definição do eixo integrador das áreas de conhecimento para que possamos construir uma proposta curricular mais orgânica no CPM, que se configurou inicialmente da seguinte forma:

ÁREA DE LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS:
Como nessa área os conteúdos estruturantes das disciplinas são decorrentes de práticas (discursivas, físicas, artísticas) parece que o que poderia agregar as disciplinas em torno de um planejamento integrado do 1º ano do Ensino Médio seriam as PRÁTICAS como EIXO INTEGRADOR - O grupo apresentou uma pratica integradora - o teatro - a partir do qual todas as disciplinas organizariam a proposta disciplinar e um projeto integrador a ser orientado por todos os professores da área e socializado à comunidade escolar.

ÁREA DE CIÊNCIAS E SUAS TECNOLOGIAS E MATEMÁTICA
Propôs a ENERGIA como mote para o planejamento integrado do 1º ano do Ensino Médio. A área evidenciou que o que agrega as disciplinas é o "experimento". Seria a EXPERIMENTAÇÃO, O EIXO INTEGRADOR. Isso mostra que está área tem sim um ponto de convergência a partir da qual os professores das disciplinas podem mobilizar os alunos para realização de um projeto integrador a ser orientado pelos professores da área e socializado à comunidade escolar.

ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS
Os professores dessa área reforçaram a tese inicial de que a convergência das disciplinas da área de Humanas tem no CONCEITO, O EIXO INTEGRADOR, seu elemento integrador. Isso fica evidente quando os professores apresentaram conceito PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO como um conceito a partir do qual as quatro disciplinas podem organizar sua proposta pedagógica para o 1º ano do Ensino Médio e mobilizar os alunos para a realização de um projeto integrador a ser orientado pelos professores e socializado à comunidade escolar.

REFERÊNCIAS
PARANÁ, 2010. Diretrizes Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual de Ensino. Secretaria de Estado da Educação, Superintendência da Educação. Curitiba: SEED, 2010