Por que economizar água e energia?

Caderno III - Colégio Estadual Professor Algacyr Munhoz Maeder - Curitiba

Projeto Interdisciplinar: Por que economizar água e energia?
Como sugestão de tema para o projeto interdisciplinar foi proposto sobre a “Crise no fornecimento de água e energia no Brasil”, e como título: “Por que economizar água e energia?”
A partir dessa definição foi instituído como objetivo do projeto a compreensão acerca da importância do uso racional da água e da energia elétrica em nosso cotidiano gerando, muitas vezes, o desperdício e a falta de água, afetando direta ou indiretamente a nossa vida cotidiana, bem como a falta de economia de energia elétrica em suas casas.
A metodologia utilizada para a elaboração do projeto dependerá de cada professor, que poderá trabalhar em sua aula com os alunos, pois existem dois ou mais professores da mesma disciplina que dão aulas para as mesmas séries. Os materiais utilizados podem variar de acordo com as disciplinas, como: mapas, dicionários de inglês, réguas, calculadoras, TV, entre outros. A coleta de dados para a pesquisa será de forma bibliográfica, documental e com o estudo do tema principal nas diversas disciplinas.
O projeto envolverá alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio e todos os professores das disciplinas da grade curricular do ensino médio.
Na elaboração das ações para o projeto sugeriu-se que cada professor trabalhe o tema em sua aula, com duração de 02 à 03 aulas para cada disciplina e após essas aulas, o professor e os alunos vão compilar todos os materiais realizados nas aulas para uma apresentação para a comunidade (pais) e alunos dos outros anos na escola.
As disciplinas e os conteúdos foram distribuídos da seguinte forma:
- Português: Leitura de textos acerca do assunto. Trazer jornais, revistas e artigos retirados da internet, fazendo uma leitura minuciosa e realizando um debate com os alunos em sala de aula. Duração: 03 aulas.
- Inglês: Estudo das terminologias relacionados a energia e a água. Leitura de um artigo em inglês que trata sobre esse tema. Comparação da realidade nos EUA e no Brasil em relação a crise de água e energia. Debate em sala. Duração: 02 aulas.
- Geografia: abordar os impactos ambientais em conflitos com os interesses econômicos da produção de energia e da crise da água. Analisar mapas e atlas observando a quantidade de água que tem no Brasil, assim realizando um debate sobre os impactos ruins que a falta de água e energia podem ocasionar ao povo brasileiro. Estudo das nascentes e hidroelétricas no Brasil. Duração: 03 aulas.
- Matemática: Pedir para que os alunos tragam as 3 últimas contas de água e luz de casa para verificar o que foi gasto, os valores e a média gasta por mês. Construir gráficos relacionando os gastos de energia mensal e anual, bem como os gastos de água. Duração: 03 aulas.
- História: Verificar os conceitos de energia na história, abordando também a Revolução Industrial. Estudar sobre o uso da água no decorrer dos anos – uso irracional da água e seus impactos para futuras gerações. Duração: 02 aulas.
- Educação Física: mostrar através das atividades físicas, como pode ocorrer o gasto de energia e como pode ser recuperada essa energia. A importância do consumo de água para as pessoas e as consequências no corpo com a falta de água. Duração: 02 aulas.
- Química: Mostrar a relação da água com a energia e a transformação da água em energia, como é feito na prática, quais os processos envolvidos. Duração: 03 aulas.
- Física: Estudo dos tipos de energias conceituando as suas transformações. Analisar a viabilidade de medidas práticas para economizar água e energia, tais como: válvulas de descarga com acionamento duplo, chuveiro economizador, torneiras com fechamento automático, entre outros. Duração: 03 aulas.
- Sociologia e Filosofia: Analisar o uso da água e energia para a nossa realidade. Elaborar questionamentos sobre a importância da economia de água e energia e os impactos sociais. Pontuar sobre a responsabilidade individual e social que cada um tem. Leitura do texto:<http://veja.abril.com.br/noticia/economia/brasil-ainda-nao-consegue-se-livrar-da-cultura-do-desperdicio?>.gclid=CNaHr_2_u78CFZRj7AodnAUAUw#agua>.(Veja online – Artigo: Brasil não consegue se livrar da cultura do desperdício de água). Debate em sala. Duração: 02 aulas.
-Biologia: Estudar sobre a sustentabilidade e os impactos do uso irracional da água e da energia. Expor sobre os gastos de energia celular. Duração: 03 aulas.
Este projeto visa levar os estudantes a explicar em forma de cartazes e folders a importância da economia da água e da energia, evidenciando maneiras práticas que podem fazer com que haja economia de energia e água em suas casas. Apresentação dos resultados da pesquisa para a escola e comunidade (pais).

Referências bibliográficas

BRASIL. Formação de professores do ensino médio, Etapa II – Caderno III: Ciências da Natureza. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica [autores: Daniela Lopes Scarpa... et al.]. Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014.

CARRERA, Marília. Brasil não consegue se livrar da cultura do desperdício de água. Veja online. Artigo. Publicado em: 22/03/2014. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/economia/brasil-ainda-nao-consegue-se-livrar-da-cultura-do-desperdicio?>.gclid=CNaHr_2_u78CFZRj7AodnAUAUw#agua>.Acesso em: 14/05/2015.

Prêmio Jovem Cientista. Água: Desafios da Sociedade. Apostila – Planos de Aula. Publicado em Ago/2013. Disponível em: <http://www.jovemcientista.cnpq.br>. Acesso em: 14/05/2015.