PONTO DE VISTA DO PROCESSO EDUCACIONAL BRASILEIRO

OPINIÃO DE MUDANÇAS NO PROCESSO EDUCACIONAL BRASILEIRO.

Com referência a temática apresenta uma visão da história educacional brasileira, incluindo o período do Brasil - Império  e do Brasil – República. Procurou abranger os processos históricos evolucionais de sociedades, analisando aspectos econômicos, políticos sociais e culturais, incorporando mudanças e opiniões mais recentes da historiografia educacional brasileira.
Um dos principais objetivos é de levar a estabelecer propostas entre o passado e o presente, fazendo um comparativo explicativo entre a escola brasileira passada e escola brasileira presente em sua visão diretiva enquanto governo, observa-se as seguintes citações:
Analisar as relações propostas entende-se a finalidade educacional no início e a visão diretiva de hoje.
“Como afirma Celso Beisiegel (1974, p. 21-22), embora, no Brasil, não tenha se constituído um “rígido padrão dualista de ensino” observado nos países europeus do século XIX, percebe-se, mesmo assim, a existência de dois “sistemas” paralelos de educação, um para o “povo” e o outro para as classes superiores, de nítidos contornos no ensino posterior ao primário. Os alunos provenientes da escola primária popular não tinham, também, acesso às escolas secundárias”.
“A reforma do ensino secundário foi regulada por decreto de 18 de abril de 1931. Na exposição de motivos, Francisco Campos afirma ser o ensino secundário o mais importante ramo do sistema educacional, em termos quantitativos e qualitativos, e propõe: A finalidade exclusiva do ensino secundário não há de ser a matrícula nos cursos superiores; o seu fim, pelo contrário, deve ser a formação do homem para todos os grandes setores da atividade nacional, construindo no seu espírito todo um sistema de hábitos, atitudes e comportamentos que o habilitem a viver por si mesmo e a tomar em qualquer situação as decisões mais convenientes e mais seguras (apud Romanelli)”.
Prof. Flávio