PNFEM - Colégio CEMCA - Tamarana-Paraná - ATIVIDADE INDIVIDUAL

ETAPA 1 CADERNO 1 – 19/07/2014
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
ATIVIDADE INDIVIDUAL - CEMCA
REFLEXÃO E AÇÃO

Cursista: Gentil Bruno Ribeiro
Coordenadora: Inês Moretão da Cunha

COMO CHEGAR À UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO?

Universalizar o ensino médio, isto é, assegurar toda população de 15 a 17 anos, frequentar as séries adequadas a cada idade, vai exigir, em primeiro lugar, que os alunos com 15 anos ou mais, avance e sejam incorporados ao ensino médio. Para isso é de fundamental importância federalizar o ensino básico. Não basta frequentar a escola, é necessário proporcionar bolsa para que os alunos em idade série adequada no ensino médio não precise trabalhar e, unido a isso, um ensino-aprendizagem significativo, isto é, os conteúdos estruturantes e específicos de cada disciplina, que compõe a grade curricular, devem dizer algo para o cotidiano do aluno,  com foco no que realmente se espera na formação do adolescente e no preparo de seu ingresso ao mercado de trabalho, deve haver mudanças de paradigmas no universo do fazer pedagógico em nível do ensino médio. Promover quantidades de alunos na escola, sem priorizar número de alunos por sala (mínimo de 28), de nada vai adiantar. A universalização da qualidade da educação, será possível nessa direção. Contudo, são necessários, vontade política para mudanças radicais, investimento pesado na formação (Acabar com curso de graduação na modalidade EaD – não ofertar curso de graduação na modalidade EaD, com o objetivo de formar professores, não é um retrocesso, mas a garantia de uma formação de qualidade) e valorização dos profissionais da educação no ensino médio, investimento nas infraestruturas das escolas, investimento em tecnologias para todas as escolas. Formar uma frente ampla de discussão com representantes de toda a comunidade escolar, empresários, comunidade civil organizada, poder executivo e legislativo, secretarias é salutar, uma vez que haverá aproximação dos pais e comunidade com a escola. Nas bases, existem pessoas competentes e interessadas na construção de um município, de um estado e país com maiores e melhores oportunidades para todos.