PNEM - COLEGIO ESTADUAL SANTO AGOSTINHO (PALOTINA): TURMA DA ORIENTADORA DANUSA IUNG DA SILVA
CADERNO I DA ETAPA II
COLÉGIO ESTADUAL SANTO AGOSTINHO – PALOTINA
TURMA DA ORIENTADORA DANUSA IUNG DA SILVA
Tratar sobre pluralidade cultural é sempre uma questão polêmica, pois todo o sistema educacional foi pensado a partir de uma cultura eurocêntrica. O primeiro desafio é reconhecer a diversidade cultural e social, a diferente possibilidade de organização familiar que era restrita a laços consanguíneos e matrimoniais, esta passou por alterações, tanto na sua composição, como no seu conceito jurídico. É muito difícil diagnosticar este universo complexo da sociedade em que estamos inseridos, pois nesse interior surgem diferenças relevantes que marcam fronteiras entre os grupos sociais, dos quais surgem os movimentos responsáveis por determinadas conquistas que expressam as formas de resistência, suas sabedorias e construções de conhecimento, sua visão de mundo, mas não apenas uma reivindicação de direitos e de justiça, mas uma forma de afirmação de um patrimônio cultural específico.
É importante observar que o professor no cumprimento de suas atividades atende muitos estudantes no decorrer do ano letivo e que estes por sua vez trazem características dos seus grupos sociais, diversidade cultural, orientação sexual, identidade linguística, etnias etc. Como também existem professores com todas essas diversidades. Porém, na escola, a luta pela participação de toda a comunidade escolar é um grande desafio.
Esta reflexão deve estar presente na elaboração do plano de trabalho docente buscando fundamentos no PPP e na participação da comunidade escolar (alunos, familiares, gestão escola, regimento interno, etc.). Esta articulação nos possibilita repensar a escola nos aspectos múltiplos e singulares como via de construção da identidade da escola de Ensino Médio.
Para que este crescimento aconteça a articulação da diversidade e a pluralidade gera justiça coletiva, atos de cidadania que devem ter base legal para as políticas públicas não excluírem os ´injustiçados`. Para isto devemos ter todo um contexto histórico, conhecer bem a fundo a nossa escola, ou seja, quem faz parte dela. Por si só conhecer o contexto histórico é um desafio a ser superado.
PROBLEMA
(O que precisa ser mudado)
Em relação à aprendizagem
Indisciplina em sala de aula
Falta de interesse do corpo discente
Não valorização do profissional, enquanto ser colaborador, quanto ao respeito, salários, recursos didáticos,...
Falta de aplicação do PPP local de forma abrangente, integrando todos os componentes da comunidade.
Não valorização do profissional, enquanto colaborador quanto ao respeito, salário, etc...
Falta de interesse do corpo discente.
IMPACTOS NEGATIVOS
(Do problema)
Alunos desinteressados, apáticos, sabendo que não há necessidade de estudar aprender, pois será promovido para a série seguinte.
Alunos sem limites, sem educação, com muito desrespeito aos professores e aos colegas. Isso se deve muito a idéia de que o aluno só tem direito e não deveres. Os alunos estão amparados pela Lei que obriga a todos estarem na escola, apoiados pela promotoria de justiça o que desobriga a os responsáveis fazer o que é de responsabilidade da família.
A não assimilação dos conteúdos formais, e consequentemente prejuízo quanto a qualificação para o trabalho, causando falta de profissionais capacitados para provimento da necessidade.
Causa insatisfação ao profissional e oportuniza disseminação de doenças psicossomáticas, levando ao desconforto e tornando as relações sociais difíceis.
Carência de ações interdisciplinares quanto ao programa proposto durante o ano letivo, bem como, a difícil interação na busca das soluções pertinentes as problemáticas que surgem no decorrer do processo.
Causa insatisfação ao profissional e oportuniza o aparecimento de doenças como depressão, síndrome do pânico e outras, levando ao desconforto e tomando as relações sociais difíceis.
A não assimilação dos conteúdos formais pelo educando causa prejuízo a sua qualificação para o trabalho, não suprindo as necessidades.
AÇÕES
(Para resolver o problema)
Mudar as regras do conselho, maior participação dos pais na escola para que vejam a sintam a realidade que vivemos no cotidiano escolar.
Que a escola possa atuar de forma mais autônoma sobre as decisões desses alunos sobre sua permanência. Observar os direitos de todos não apenas do aluno e até mesmo aquele que não tem o mínimo de interesse pela escola. Cadê o direito dos colegas que querem estudar e dos professores que querem trabalhar? Parece que sempre privilegiamos os que menos querem aprender, sempre dispensamos mais tempo para aquele que não quer nada com a escola.
Estruturar a escola a partir de uma mudança metodológica que vise levar o aluno a construir o conhecimento de maneira contextualizada e significativa para o mesmo.
Mostrar à comunidade as angústias vividas pelos profissionais da educação para sensibilizar, reconhecer e valorizar em relação aos aspectos mencionados anteriormente.
Colocar o PPP em prática a partir do primeiro planejamento levando-o em consideração nas etapas subsequentes.
Mostrar a comunidade escolar as angústias vividas pelos profissionais da educação para sensibilizar, reconhecer e valorizar em relação ao que foi mencionado.
Estruturar a escola a partir de uma mudança metodológica que vise o aluno a construção do conhecimento contextualizado e significativo para o mesmo.
O conselho de classe de nossa escola está acontecendo, penso eu, com algumas necessidades de reformulações; vamos sugerir para a equipe escolar, a resolução dos problemas, num conjunto regularizar as reuniões para o ano letivo de 2015. Nesse sentido, percebemos que o primeiro problema foi a regularidade das reuniões.
Realização de reuniões; Levantamento dos problemas gerais da escola; Influencias negativamente na relação ensino-aprendizagem dos educandos; Encaminhamento de proposta de acompanhamento mais efetivo da frequência dos educandos (essa atividade já vem sendo desenvolvida por relato de professores para com os pedagogos e com o conselho tutelar (FICA));
Queixa são as insatisfações, na maioria das vezes, e pessoal, nem sempre tem relação com a comunidade escolar, sem prejuízo para a mesma, geralmente tem relação com o cotidiano escolar, como conflitos localizados entre professores e alunos, desgastes profissionais, etc; já o problema é mais objetivo e mais fácil de identificar, uma vez que sempre tem relação direta com toda a comunidade escolar e que afeta o cotidiano geral da escola e toda a coletividade nela inserida, tais como: falta de infraestrutura adequada para o desenvolvimento das atividades escolares, indisciplina generalizada, a violência nas escolas, falta de subsídios para a realização dos projetos escolares, material humano, etc.
A falta de interesse dos nossos jovens, para com temas mais relevantes da sociedade, o impulso desenfreado dos nossos alunos, para com a tecnologia, a violência escolar e na juventude em geral, a busca de alternativas para a melhoria do ensino- aprendizagem e para a motivação dos educandos.
Mais interesse por parte dos professores, replanejamento frequente para evitar a rotina e a improvisação, planejamento por área de ensino e também por componente curricular, horário de atendimento para os educandos e para a realização de estudos por parte dos professores, etc.
Mais diálogo entre os presentes no conselho; troca de experiências; tentativa de solucionar os problemas a partir de experiências já vividas por outros professores, a atenção por parte da gestão para ouvir as opiniões dos docentes e da comunidade escolar, etc.
A existência de um calendário de reuniões bimestrais sem prejuízo das folgas dos professores, para que seus sábados e domingos, bem como, noites, não sejam sacrificadas, em prol sempre da escola, visto que professor também precisa de descanso e laser. Que não seja centro de queixas em relação ao cotidiano escolar, mas que ela seja bem conduzida por profissionais competentes para que não caia na mesmice de só enumerar problemas sem propor soluções, que traga soluções para o cotidiano escolar e consequentemente resolver o processo de ensino-aprendizagem.
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