Plano Estadual de Educação

Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto
Orientadora:
Maria Valdeny  Gomes Folador
Cursistas:
Helenice Folador
Janete Sebben
Josiane da Silva Dias
Juceli Zimmermann
REFLEXÃO E AÇÃO 2 (Pág. 32)
Após reflexão sobre o Plano Estadual de Educação – PEE – e discussão sobre o ensino profissional, o grupo apontou os principais problemas no CEEP e o impacto destes.
Problemas (o que precisa ser mudado)

1) Evasão

2) Base de conhecimento dos alunos insatisfatória

3) O aluno não consegue conciliar estudo e o trabalho Falta de tempo para estudar

Impactos negativos (do problema) 

1) Fechamento de turmas, com diminuição do “porte da escola”, acarretando perda financeira, diminuição de recursos humanos e de profissionais para o mercado de trabalho.

2) Tempo insuficiente para resgatar e/ou ensinar conteúdos que garantam o entendimento e avanço nos conteúdos estruturantes e específicos do curso.

3) Reprovação; Evasão; Implicações na qualidade do aprendizado

Ações (para resolver os problemas)
1) Identificar motivos que levam os alunos a desistirem dos cursos, para assim criar estratégias para minimizar os referidos problemas.
2) Rever sistema de avaliação do ensino fundamental e médio; Ofertar oficinas para ensinar os conteúdos insatisfatórios, nas aulas vagas ou 5ª aula, aproveitando hora atividade dos professores ou profissionais de instituições parceiras. 
3) Reforçar informações sobre o perfil do curso, sobre a necessidade de estudo extraclasse, da importância da dedicação aos estudos e de que vai ter que se adequar aos compromissos escolares.