ENERGIA ELÉTRICA
Foi realizado o plano de trabalho de forma interdisciplinar nas turmas do 9º anos da manhã com o tema energia elétrica desdobrando-se especificamente em fontes e consumo de energia elétrica. O objetivo foi de promover ações na escola e em um segundo momento, que os conteúdos tratados, cheguem a um grande número de pessoas da comunidade promovendo assim uma mudança cultural no uso da energia elétrica de forma consciente evitando o desperdício.
Foi trabalhado as diversas fontes de energia elétrica e proposto aos alunos que listassem ações da vida diária que implicam em consumo de energia. Houve uma pesquisa sobre horário brasileiro de verão (quais estados adotam este horário e qual é o objetivo).
Discutiu-se atividades que diminuam o consumo de energia como: banhos rápidos, apagar luzes em ambiente que não haja a necessidade de iluminação artificial.
Após levantamento de dados da pesquisa foi elaborado pelos alunos um texto instrucional. Outra atividade desenvolvida pelos alunos foi a confecção de manta térmica a partir do uso de caixas longa vida como isolante térmico utilizada abaixo das telhas. Pois um ambiente com a manta térmica chega a ser 10 graus centigrados menor que o sem o isolante, além de não apresentar o risco de propagar fogo (custo do alumínio = R$ 6,00 o metro quadrado, caixa de leite longa vida = R$ 0,50 o metro quadrado).
Os alunos abordaram sobre o furto de energia elétrica é uma conduta popularmente conhecida como “gato”. Infelizmente se trata de uma prática corriqueira no Brasil, que causa enormes prejuízos para o cidadão cuja energia é desviada, já que o mesmo passa a ter que arcar tanto com sua própria conta de luz, quanto com a do infrator, até que a farsa seja descoberta.
Além dos prejuízos financeiros, a fraude prejudica a qualidade do sistema elétrico de toda a vizinhança devido à sobrecarga de energia, sem contar com uma consequência ainda pior e que afeta toda a comunidade, que são os riscos destas instalações, que sempre são realizadas de forma irresponsável e perigosa, causa frequente de incêndios e outros acidentes graves.
ARAI, SALETE E TÂNIA