Plano de Aula - ETAPA II

COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO CASTELO BRANCO - SÃO MIGUEL DO IGUAÇU - PARANÁ

NÚCLEO REGIONAL DE FOZ DO IGUAÇU.

ORIENTADORA DE ESTUDOS : MARISTELA ALBONICO

PARTICIPANTES: DANIELA, ERVAL, LILIANE, MARGARETE, JAIR, ANELISE, ELISEU, ANA CANDIDA, ADEMAR, NILCÉIA, JANE, MARIA ARGENTINA, LUCIMAR, ANGELA, CILÇA.

ROTEIRO DO PLANO DE AULA
I. Plano de Aula:                                                       
II. Dados de Identificação:
Escola: Colégio Estadual do Campo Castelo Branco
Aplicação Ensino Médio
III. Tema: Educação Ambiental: a reciclagem do lixo sólido
Ao trabalhar com o tema Educação Ambiental e dentro deste a questão do lixo deve-se buscar entender que Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) prevê a proibição de disposição de resíduos sólidos em lixões a céu aberto. A Politica Nacional de Resíduos Sólidos é uma lei que estabelece regras para a destinação e disposição correta dos resíduos gerados pela sociedade. Esta legislação promove grandes desafios porque co-responsabiliza as entidades públicas (governo), produtores (indústrias) e consumidores a colaborarem com a redução do material descartado e o retorno para a cadeia produtiva. Os consumidores são peça fundamental na engrenagem desse sistema. Para minimizar os impactos causados pelo descarte incorreto do lixo o entendimento do destino correto do lixo eletrônico, a separação de resíduos recicláveis e a destinação desses materiais é de fundamental importância pois desta forma a matéria-prima utilizada na produção não seja despejada no meio ambiente. Consequentemente, a produção de um determinado material exigirá menos gasto energético e menos emissão de poluentes. O que justifica o desenvolvimento e aplicação de aula sobre a importância da reciclagem do lixo sólido está relacionado ao entendimento da logística reversa e a práticas que envolvem o consumo consciente, buscando abrandar os problemas gerados pelo acúmulo dos resíduos sólidos produzidos e consumidos pela sociedade. Pretende-se, com as atividades que os alunos compreendam a responsabilidade com relação à logística reversa e à redução do lixo produzido. Assim como consigam assumir as atitudes e os valores despertados para a redução dos impactos ambientais no espaço onde vivem.
IV. Objetivos:
Objetivo geral: Despertar nos alunos o entendimento da importância de realizar a reciclagem ou separação do lixo orgânico do inorgânico ou sólido. A conhecer os diferentes tipos de lixo produzidos pela sociedade e qual destinação cada um deve ter assim como entender a logística reversa da produção e destinação do lixo.

Objetivos específicos:
• Categorizar os diferentes tipos de lixo que produzimos em nossa sociedade nos dias atuais;
• Identificar o destino correto para diferentes resíduos sólidos encontrados;
• Levar os alunos a conhecerem o conceito de logística reversa;
• Adotar práticas sustentáveis que envolvam o consumo consciente e o descarte correto de resíduos sólidos.
V. Conteúdo:
• Abordagem sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
• Classificações adotadas para os diferentes tipos de lixo.
• Como desenvolver hábitos do consumo consciente.
• Responsabilidade compartilhada entre produção, consumo e destino dos resíduos.
• Logística reversa com alternativa para minimizar os impactos ambientais.
VI. Desenvolvimento do tema:
Inicialmente os alunos vão compreender como os resíduos sólidos podem ser classificados, tendo como critério sua origem, sua composição química e seu destino. Para isso, os seguintes textos serão utilizados: "Classificação, Origem e Características" e "Classificação adotada para os tipos de lixo". Inicie uma conversa com a turma realizando as seguintes perguntas:
1. O que acontece com o lixo que vocês produzem após jogarem no cesto?
2. Vocês possuem o hábito de separar o lixo e encaminhar para a reciclagem?
3. Com qual frequência vocês trocam de celular?
4. Como descartam os aparelhos eletrônicos considerados sem uso?
5. Na hora de comprar um produto, vocês levam em consideração a quantidade de material usada na embalagem que será descartada?
Em um segundo momento, depois de já terem lido e analisado os textos propostos e respondido as perguntas irão pesquisar vídeos sobre a problemática do lixo no laboratório de informática, seguindo as orientações de endereço e vídeos que serão sugeridos a assistirem. Após terem assistido os vídeos, vão desenvolver de forma escrita relatório dos temas tratados para ampliar a compreensão sobre o tema.
Em uma terceira etapa será desenvolvido uma atividade prática de reconhecimento dos tipos de lixo, onde envolve trabalho de campo e coleta de diferentes tipos de lixo por parte dos alunos para ser trabalhado em sala. Feito este trabalho os alunos irão desenvolver um trabalho de mapeamento do lixo produzido dentro da própria escola. Para isso a escola será setorizada em salas de aula, cozinha, pátio, setor administrativo e sala de informática. Onde será elaborada uma tabela a ser preenchida pelos alunos nos diferentes ambientes da escola. Realizada esta tarefa, os dados serão organizados e disponibilizados em forma de gráficos e tabelas para todos os alunos da escola.
A quarta etapa será a ampliação da pesquisa além, muros da escola, onde os alunos já de posse dos conhecimentos necessários estenderam esta pesquisa para as suas comunidades e município e realizar um levantamento das reais condições do destino do lixo realizado pelos diferentes setores. Para isso vão investigar como a coleta de resíduos sólidos é realizada e se o seu município já está adequado às condições previstas na Política Nacional de Resíduos Sólidos. E para realizar este trabalho vão investigar as seguintes questões:
1. Existe coleta de lixo na cidade?
2. Para onde ele é encaminhado?
3. Existem aterros sanitários?
4. Você tem conhecimento da existência de coleta seletiva na região onde você mora?
5. Existem postos de coleta de lixo eletrônico?
6. O que é feito com o lixo hospitalar?
7. O que é feito com o lixo da limpeza urbana? E das construções?
8. Existem cooperativas de reciclagem?
9. Existem postos de coleta de resíduos de óleo utilizado na fritura de alimentos? Estas informações serão buscadas na prefeitura do município ou na Secretaria do Meio Ambiente.
O tempo estimado para o desenvolvimento deste projeto é de 5 a 6 aulas.
VII. Recursos didáticos:
• Laboratório de informática com computador com acesso a internet e impressora;
• Prancheta, caneta, lápis, papel;
• Materiais reciclados que os alunos irão coletar e levar para a escola;
• Cópias dos seguintes textos: Classificação, origem e características (http://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/residuos/classificacao,_...); Classificação adotada para os tipos de lixo (http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/tiposdelixo.htm). Logística Reversa (http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-perigosos/logistica-...).
• Vídeos dos programas de televisão Bom dia Brasil e Globo Ecologia, Canal Futura e TV Brasil, sobre a reciclagem de lixo e logística reversa.
VIII. Avaliação:
Após o desenvolvimento do projeto será avaliado ao grau de compreensão de cada aluno sobre o tema e para isso será solicitado que cada aluno escreva uma dissertação, expondo sua visão a respeito da atual produção de lixo em sociedade destacando aspectos como sustentabilidade e consumo consciente e os conceitos de tipos de lixo e de logística reversa.
Na sequencia, após todos os dados levantados terem sidos tabulados e analisados a turma deverá organizar uma campanha informativa sobre os tipos de resíduos sólidos, o descarte correto de materiais e quais atitudes podem contribuir com a logística reversa e apresentar os resultados para todos os alunos da escola de forma oral.
XIX. Bibliografia:
Vestena, C. L. B; Oliveira, C. S de. Desenvolvimento humano e aprendizagem escolar. Guarapuava: Unicentro, UAB, 2015. 70p.
Ministério do Meio Ambiente. Logística reversa. Site: http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-perigosos/logistica-.... Acessado em: 26-07-2015.
Revista Nova Escola. Site: http://revistaescola.abril.com.br/. Acesso em: 26-07-2015.
Ambiente Brasil. Classificação, origem e características. Site: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/residuos/classificacao,_.... Acessado em: 26-07-2015.
IB.USP. Classificação adotada para os tipos de lixo. Site: http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/tiposdelixo.htm. Acessado em: 26-07-2015.