Plano de Aula

PLANO DE AULA
Escola: Centro de Ensino Médio 02 do Guará
Disciplinas envolvidas: Português, Sociologia, História, Geografia, Física, Ed. Física, Artes, Matemática, Química,  Biologia e Coordenação/Orientação Pedagógica.
Série: 2º e 3º anos
Professores:
Ana Lúcia Pereira Souto Bezerra
Augusto Cézar C. De Almeida
Conceição Fátima Lima Palmeira
Débora Araujo Chaves Marques
Eloiza Oliveira de Borba
Francisca Maria Alves dos Santos
João César de Macedo
Juarez Aguiar de Andrade
Luciana da Silva Barbosa
Luciano Almeida Leal
Márcia Salgado Bueno
Maria da Conceição Gondim Sampaio
Mariana Lopes
Patrícia Pereira Ferraz Dutra
Teresa Cristina Carvalho de Nascimento
Márcia Vieira
Viviane dos Santos Aguiar
Thelma Luz

Tema: Texto injuntivo e texto prescritivo
Objetivo Geral: Integrar a tipologia textual injuntiva e prescritiva nas diversas áreas de estudo, através da cultura, tecnologia, ciência e no trabalho.
Objetivos específicos:
i. Regular com precisão o comportamento humano para a realização de algum objetivo;
ii. Estabelecer a diferença entre texto injuntivo e texto prescritivo;
iii. Analisar micro biologicamente a água potável;
iv. Interpretar linguagem matemática dentro do texto prescritivo;
v. Propiciar a expressão artística do aluno(a) a partir da interpretação dos tipos textuais;
vi. Diferenciar o caráter “coercitivo” ou mutável as regras de uma modalidade esportiva;
vii. Promover atividades relacionadas às funções referentes ao Regimento Escolar (direitos e deveres);
viii. Ensinar ao aluno como estudar Física;
ix. Mostrar a preocupação histórica, sociológica e geográfica com a preservação do rio São Francisco.
Conteúdos:
i. Biologia: Água potável;
ii. Tipologia textual;
iii. Matrizes e determinantes;
iv. Conjunto dos números complexos;
v. Artesanato;
vi. As regras e os fundamentos do basquete;
vii. Regimento Escolar;
viii. Abordagem Geral do Ensino de Física;
ix. Aspectos históricos, geográficos e sociológicos sobre a realidade do São Francisco.
Desenvolvimento:
i. Através da análise da água potável, elaborar a contagem do padrão de bactérias, de fungos e coliformes totais e fecais;
ii. Leitura e interpretação de textos;
iii. Construção de textos injuntivo e textos prescritivos;
iv. Seguir o passo a passo para a elaboração do artesanato/origami;
v. Estudo do Regimento Escolar, segmentos aluno x professor;
vi. Elaborar coletivamente um quadro com as regras para um jogo de basquete, respeitando as características do grupo;
vii. Elaboração coletiva de experimento;
viii. Assistir o vídeo, ouvir música e fazer um debate oral dos mesmos.

Recursos Didáticos:
i. Laboratório de Biologia;
ii. Papel fantasia;
iii. Materiais esportivos para a prática esportiva;
iv. Regimento Escolar;
v. Manual de Física;
vi. Quadro e pincel;
vii. Sala de vídeo.
Avaliação:
i. Observar o resultado final do artesanato para verificar se o(a) aluno(a) interpretou o texto corretamente;
ii. Elaborar um experimento;
iii. Realização de um jogo de basquete;
iv. Atividade escrita.