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Planejar o currículo, significa problematizar o modo como as relações e os valores culturais estão presentes na sociedade e vão sendo institucionalizados na escola, que se organiza e se apropria da cultura, faz determinadas representações dela e produz práticas com vistas a realizar a ação educativa.
As dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia, e da cultura são fundamentos teóricos e práticos que o educador pode atribuir em sua prática pedagógica e formação humana, atribuindo sentidos e significados, a fim de que se complete a formação física, intelectual, psíquica, social e cultural dos jovens estudantes, para uma possível autonomia. Tem como objetivo central a organização do currículo do Ensino Médio, o trabalho como principio educativo e princípio histórico da produção científica e tecnológica.
O currículo deve levar em consideração toda bagagem trazida pelo educando, mas isso não quer dizer que esse conhecimento seja base para o mesmo, deve ser organizado a partir da centralidade do conhecimento e de seus sujeitos. A organização formal do currículo exigirá a organização de conhecimentos, e que não se percam os referenciais das áreas do conhecimento, os conceitos podem ser relacionados não só interdisciplinarmente, mas no interior de cada disciplina.
Espera-se que as relações escolares entre educadores, educandos e seus familiares, mais os demais trabalhadores da escola contribuam para a reflexão crítica sobre as relações sociais, econômicas, culturais e políticas se constituam em espaço de troca e produção de conhecimento, pois o currículo mais do que a dimensão ensino-aprendizagem, envolve a formação permanente dos educandos.
Fonte:
Brasil, Secretaria de Educação Básica, Formação de professores do ensino médio, etapa IV - CADERNO IV- Curitiba: UFPR/Setor de Educação,2013