Planejamento realizado no Colégio Estadual Marilis Faria Pirotelli EFM.: A construção do Shopping Catuaí e os possíveis impactos ambientais no Parque Ecológico Paulo Gorski - Lago Municipal de Cascavel

 

Reflexão e ação nº 03 – Trabalho, Cultura, Ciência e Tecnologia na área de Ciências da Natureza
     O Planejamento será elaborado de acordo com Aikenhead (1994) abordando simultaneamente, conteúdos científicos e as relações CTS, de modo que haja interação entre ciência e tecnologia, ciência e sociedade ou tecnologia e sociedade, considerando aspectos históricos, filosóficos ou epistemológicos.
     O Planejamento da aula iniciará com um problema ou questão levantada na esfera da sociedade, na sequência faz-se necessário a introdução de conceitos científicos, finalizando com o estudante, bem informado através das ciências e da tecnologia, tomar decisões, inclusive discutindo quais as políticas que deveriam ser adotadas para o uso de determinadas tecnologias.
     As etapas a ser seguidas para elaboração do planejamento interdisciplinar e contextualizado são:
1- O tema abordado;
2- A justificativa;
3- Os objetivos gerais;
4- Os objetivos específicos;
5- As etapas previstas (previsão do tempo);
6- A metodologia a ser usada;
7- A avaliação;
8- A bibliografia.

1- Tema
     A construção do Shopping Catuaí e os possíveis impactos ambientais no Parque Ecológico Paulo Gorski, Lago Municipal de Cascavel.

2- Justificativa
     Atualmente há um embate na cidade de Cascavel PR quanto a construção do Shopping Catuaí. Alguns ecologista e profissionais do IAP acreditam  que a construção causará danos irreparáveis ao ecossistema pertencente que abrange o Lago Municipal. Pois o Shopping Catuaí esta sendo construído em área de Fundo de Vale, Bacia de Abastecimento hidrográfico e zona de Especial interesse Ambiental, inclusive já reconhecida como Área de Utilidade Pública. A área é de extrema vulnerabilidade hidrogeológica, tendo em vista a existência de nascentes do Rio Cascavel e, também, a proximidade do nível da água subterrânea com a superfície. Segundo informações juntadas ao processo, o Parque Ecológico Paulo Gorski – Lago Municipal de Cascavel, localizado nas proximidades do empreendimento, é responsável por 70% do abastecimento de água da cidade de Cascavel.
     Desde o início, o licenciamento das obras ocorreu à completa revelia do MPF. A licença prévia foi expedida em outubro de 2008, contrariando parecer jurídico e posição do Escritório Regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) em Cascavel, que, além de outros aspectos, aponta riscos às diversas nascentes de água no local. Em 2010, após tomar ciência do procedimento, o MPF, pautado em dados técnicos, expediu recomendação de suspensão dos efeitos da licença, que foi prontamente acatada pelo IAP. Entretanto, em agosto de 2011, já com nova diretoria e sem comunicar previamente o MPF, o IAP expediu a licença de instalação para início das obras.
     A ação ajuizada pelo MPF em julho, além de se fundamentar na vulnerabilidade hidrogeológica da área, também abordou as diversas irregularidades que não foram analisadas pelo Estudo de Impacto de Vizinhança, nem pelos órgãos ambientais fiscalizadores.
Logo que a mídia expôs a situação à população de Cascavel, essa mesma população encontra-se dividida quanto a construção ou não do Shopping.
     Preocupados com a questão, nós professores de Biologia/Física/ Química, propomos um estudo interdisciplinar visando evidenciar se o fato da construção do Shopping causará impacto ambiental ou se é mais um impasse político/econômico.

3- Objetivo Geral
- Avaliar os possíveis impactos ambientais causados pela construção do Shopping Catuaí, relacionado as questões biológicas;
- Analisar a qualidade da água e qualidade do solo, na perspectiva da Química;
- Verificar o espaço físico ocupado pelo projeto arquitetônico, com cálculos direcionados a Ciência Física.

4- Objetivos específicos
Ciência Biológica
- Compreender a importância do ecossistema no ambiente, ou seja, ecossistema Lago Municipal de Cascavel;
- Conhecer conceitos usados em Ecologia;
- Compreender o desafio de modificar o conceito de desenvolvimento de progresso para o conceito de desenvolvimento sustentável.        
- Participar (educandos) das discussões que envolvem temas de proteção e conservação ambiental e de desenvolvimento sustentável para nossa cidade e região do Oeste do PR.
Ciência Física 
- Conhecer um projeto arquitetônico;
- Determinar calculando o espaço físico dos ambientes, fluxo de pessoas, a área de toda a construção e do estacionamento de veículos; - Calcular a capacidade de massa e peso que a estrutura  suporta.

Ciência Química
- Analisar o aspecto físico/químico/biológico da água.
-Analisar o solo.

5- Etapas- tempo.
Será direcionado 06 aulas para cada disciplina (Biologia/Física/Química), perfazendo o total de 18 horas aulas.

Ciências Biológicas:
02 aulas: Importância dos ecossistemas; conceitos Ecológicos; Desafio do Desenvolvimento Sustentável;
02 aulas: Leitura de documentos dos órgão responsáveis (IAP, IBAMA e MPF);
02 aulas: Visita ao local da construção e discussão sobre é impacto ambiental ou político/econômico.

Ciências Físicas:
02 aulas: Leitura do projeto arquitetônico;
04 aulas: cálculos (área, massa, peso) direcionados ao espaço físico da construção.

Ciências Químicas:
03 aulas: Visita ao local e coleta de materiais;
03 aulas: Conceitos químicos e análise em laboratório da água e solo, com seus respectivos resultados.

6- Encaminhamentos metodológicos
- Pesquisa bibliográfica;
-Explicação dos conceitos básicos a ser utilizados (Biologia/Física/Química);
-Visita ao local de estudo e coleta de informações e materiais.
-Experimentos em laboratórios e cálculos;
- Discussões na forma de Seminário utilizando;
- Materiais: Jornais, Projetos relacionados a construção do shopping, livros didáticos, transporte do colégio ao local de estudo; materiais de laboratórios; cálculos e discussões junto aos professores das disciplinas que compõem a Ciências da Natureza.

7- Avaliação
A avaliação será através de participação dos alunos e apresentação de Seminário.

8- Referências Bibliográficas
AIKENHEAD, G. S. High-school graduates beliefs about science-technology-society: The characteristics and limitations of scientific knowledge. Science Education, v. 71, n. 2, p. 459-487, 1987.
AIKENHEAD, G. What is STS science teaching? In: SOLOMON, Joan; AIKENHEAD, G. STS Education: international perspectives on reform. New York: Teachers College Press, p. 47-59, 1994.

AMABIS, José Mariano, 1947-. Biologia/ José Mariano Amabis, Gilberto Rodrigues Martho. – 2.ed. – São Paulo: moderna, 2004. Conteúdo: V.3. Genética – Evolução biológica – Ecologia.
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http://www.jeffersonlobo.com.br/?p=1983

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http://www.environ.com.br/pdf/guia_analises.pdf

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KUENZER, Acacia Zeneida. Ensino médio: construindo uma proposta  para os que vivem do trabalho / Acacia Zeneida Kuenzer (org.). – 4. Ed. – São Paulo: Cortez, 2005.

MÁXIMO, Antônio. Física: volume único/ Antônio Máximo, Beatriz Alvarenga. – São Paulo: Scipione, 1997. 1. Física (2ºgrau) I. Alvarenga, Beatriz. II. Título.

TORRES, Carlos Magno A. Física – Ciência e tecnologia: volume 1/ Carlos Magno A. Torres, Nicolau Gilberto Ferraro, Paulo Antonio de Toledo Soares. – 2. Ed. – São Paulo: Moderna, 2010. Conteúdo: v.1. Mecânica –  v.2. Termologia, Óptica, Ondas – v.3. Eletromagnetismo – Física Moderna.

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