Planejamento Interdisciplinar - Colégio Elysio Vianna
PLANEJAMENTO INTERDISCIPLINAR SOBRE ÁGUA E ENCHENTE PARA O ENSINO MÉDIO
Adimar Garcia Machado, Alan Carter Kullack, Bassima Ali Youssef, Beane Wrublevski, Carmen Patrícia Basílio Araújo, Danielle Cristina Cruz Scheremeta Jacomel, Edna Aparecida de Souza Harnisch, Elaine Camacho dos Santos, Elma Cristina Grando, Enory Cofferi, Luciane de Oliveira Costa, Marcio Roberto Lopes, Mari Ellen Pirolo, Mario Celso Pasqualin, Raquel de Melo Ribeiro, Rita de Cassia Bianchi,Rosana do Rocio dos Reis Hack, Rosane Farrar, Roseli Terezinha Marconcin Cardoso, Sandra Mara Ayres e Figueiredo, Sany Maria Lapcouski, Sheila Cristhina da Rocha Ferreira, Vânia Ribeiro Cruz, Viviane Maria Dissenha
PLANEJAMENTO INTERDISCIPLINAR
O planejamento interdisciplinar exige alguns elementos essenciais para que ocorra uma boa prática educativa, promovendo o aumento do interesse do estudante, pelos vários assuntos abordados no ensino médio. O que acontece nas aulas em sua própria intervenção pedagógica, nunca deve ser entendido sem uma análise que leve em conta as intervenções, as previsões, as expectativas e a avaliação de resultados (ZABALA, 1998, p.17 apud PINHEIRO; FURLAN, 2010, p.13).
Na seara do conhecimento se destaca uma nova educação, uma educação inovadora, necessário para acompanhar esta nova geração, tão enfatizada pelo pressuposto constitucional, artigo nº. 225, da Constituição Cidadã de 1988, promover uma educação ambiental formal em todos os níveis de ensino e a informal pela conscientização pública para a preservação da qualidade de vida.
Assim sendo, seria inviável falar em educação inovadora sem manifestar reverência ao “Meio Ambiente Sustentável”, outrossim, para alcançar este patamar, o estudante – pesquisador por essência e primazia, deverá ser conduzido no saber por uma equipe de profissionais com um novo olhar interdisciplinar, uma junção de saberes em um único objetivo, aprimorar o conhecimento.
A interação entre as disciplinas, ou interdisciplinaridade, é um diálogo entre as mesmas para a construção do conhecimento, levando dinâmica ao ensino. Para tanto, é necessário que haja integração entre os professores, tornando o aprendizado eficaz para determinado assunto, e tornando as aulas mais envolventes
OBJETIVOS
O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de abordagens pedagógico-curriculares da área e alguns exemplos de como os componentes curriculares podem se organizar por meio de planejamento interdisciplinar sobre a água e enchente, de acordo com os direitos à aprendizagem dos estudantes.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Para atingir o objetivo geral será realizado os seguintes objetivos específicos:
*
Discussão sobre a interdisciplinaridade;
*
Escolha do tema gerador, para que haja a interdisciplinaridade;
*
Discussão sobre planejamento;
*
Delegação de responsabilidade aos professores referente a pesquisar de adequação das disciplinas ao tema;
*
Apresentação dos planos elaborados;
*
Compilação de resultados alcançados.
METODOLOGIA
Nas reuniões do SISMÉDIO foi realizadas discussões sobre a interdisciplinaridade buscando formas de contemplar os temas referentes à água e as enchentes, estes que são temas de grande preocupação na atualidade.
Para a elaboração do planejamento interdisciplinar foi necessário previamente que cada área realizasse um plano de aula que envolvesse os temas referentes à água e as enchentes, para assim posteriormente ocorrer a interdisciplinaridade dentro da sala de aula com os temas selecionados através das discussões durante as reuniões do SISMÉDIO.
RESULTADOS
A partir dos temas propostos foi possível a elaboração de planos de aula por área do conhecimento, sendo aplicado nas diversas disciplinas do Ensino Médio.
Destacamos as propostas de implementação através da temática abordada, em:
ARTE
ÁGUA
Tempo: (aprox.) atividade 01: 50' minutos.
Atividade 02: 50' minutos,
Atividade 03: 50' minutos.
Atividade 04: Roteiro do filme.
Atividade 05: Edição do filme.
Atividade 06: Texto de apresentação do filme, realizado pelos alunos.
PROCEDIMENTO:
Atividade 01
1º Colocar aos alunos sobre a proposta de realizar um filme de Stop Motion, ou seja, um filme feito de fotos e a construção do cenário e personagens se darão a critério dos alunos.
2º Apresentar aos alunos o tema, e demonstrar filmes realizados no mesmo formato. O principal é a animação chamada “MAN”, outra é o filme“ Se minha vida fosse uma foto” do curitibano Gustavo Horn. Considerações finais.
Atividade 02
1º Pesquisa interativa, na sala de informática, procurar sobre vídeos, matérias, estudos sobre a questão da água. E artistas engajados na bandeira da Eco-Arte e/ou abordagens sobre questões do meio ambiente.
2º Solicitar aos alunos resenhas sobre as matérias pesquisadas, as que forem mais relevantes.
3º Propor um debate aberto sobre as notícias selecionadas, e lincadas com o estudo e disciplinas que se tem no 4°ano do ensino técnico. Demonstrar obras que tem como objetivo falar sobre meio ambiente, como a obra “PETs”, de Eduardo Srur, que pretende evidenciar a problemática questão da poluição fluvial para os transeuntes do espaço urbano.
4º Fazer observações relevantes, e começar a questão da história que será contada. Início da construção dos personagens e cenários.
Atividade 3
1º Perguntar aos alunos quais os problemas que eles querem abordar.
2º Perguntar como o ser humano está acabando com o meio em que vive.
3º Esclarecer o que é um roteiro, e como fazer a partir da ideia que eles elaboraram em casa, dando minha contribuição.
4º Anotar as principais ideias e discutir qual será a abordagem do filme, estilo, se será fotografia ou desenho, quantos personagens, dividir tarefas.
5º Continuar a confecção dos personagens e cenário.
Atividade 04
1º Instruir e colaborar na escrita do roteiro, levando em consideração que todos os alunos participam neste momento e as melhores ideias serão aprovadas pelo grupo.
2º Anotar e direcionar, o que será acordado entre os alunos. Transcrição do roteiro, das tarefas, das respectivas responsabilidades.
3º Continuar a confecção dos cenários e finalizar personagens.
Atividade 05
1º Fotografar todas as cenas para a construção do filme em formato stop motion. As duas professoras acompanharam os alunos neste momento.
2º Criar os textos do filme em formato JPG.
3º Edição do filme. Dividir tarefas.
Atividade 6
1º Revisão da edição.
2º Revisão final de apresentação do Texto, para o filme.
3º Apresentação do mesmo para os alunos do Colégio Est. Elysio Vianna.
HISTÓRIA - LÍNGUA PORTUGUESA, EDUCAÇÃO FÍSICA – SOCIOLOGIA.
Tópico: Enchentes
Justificativa: Ao abordar esse tema em sala de aula, elucide que, nas cidades, as enchentes são uma consequência da ausência de planejamento urbano.
1- Destacar que entre os principais fatores de enchentes estão:
- Ocupação de áreas inadequadas.
- Impermeabilização do solo (asfaltamento).
- Remoção da mata ciliar.
- Desmatamentos.
OBJETIVOS GERAIS: Discutir sobre as principais consequências desse fenômeno; Explicar aos alunos que as principais obras de engenharia para evitar as enchentes são as barragens de defesa contra inundações, diques e bueiros; Analisar reportagens, fotos, gráficos de ocorrências em tais bairros, cidades, Estados; Compreender os danos que as enchentes causam para a saúde física e mental; Promover a conscientização ambiental.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Pretende-se apontar os principais problemas sociais e econômicos promovidos por esse fenômeno.
- Inundação de residências e vias públicas.
- Perdas materiais – móveis, danificação de automóveis, objetos, etc.
- Proliferação de doenças – malária, hepatite A, febre amarela, leptospirose, entre outras.
PROCEDIMENTOS:
Atividade 1: Análise de Imagens, Fotos. (história)
1.1- Fazer questionamentos aos alunos quanto:
a) Quais os motivos responsáveis por essa enchente?
b) Quais as possíveis soluções para impedir que as enchentes ocorram?
Atividade 2: Utilização de desenhos animados como: “Bob Esponja- episódio: Casa alagada” (português)
2.1- Propor pesquisas abordando as maiores enchentes no território brasileiro.
Atividade 3: Música “Alagados” – Paralamas do Sucesso (sociologia)
3.1- Destacar as causas e as consequências desse processo.
SOCIOLOGIA
A cidade de Curitiba é cortada por alguns rios e podemos destacar o Rio Belém que está próximo da escola. O rio está completamente poluído e quando ocorrem chuvas intensas suas águas acabam transbordando. Assim, as enchentes possibilitam diversos danos materiais, sociais e a saúde da população que vive próximo ao rio.
Uma atividade que poderia ser realizada é obter imagens de várias enchentes do rio no decorrer de 5 ou 10 anos. Tais imagens poderiam ser coletadas de populares e de notícias jornalísticas que demonstrem danos materiais e sociais aos moradores dos diversos bairros que o Rio Belém atravessa até se encontrar ao grande rio paranaense Iguaçu. O conjunto das imagens seria utilizado para fazer um mural revelando o histórico das seguidas enchentes curitibanas.
Outra atividade seria realizar entrevistas aos populares que sofreram com enchentes, coletando dados de suas vivências ao fenômeno urbano. Assim, através de um questionário detalhado e um conjunto de entrevistas dos moradores nas localidades que sofreram com enchentes poderia ser observado o real significado do problema aos moradores.
Posteriormente, realizar um levantamento aos jornais locais, e fazer uma análise das matérias jornalísticas. As matérias jornalísticas seriam utilizadas como elemento comparativo aos dados coletados através das entrevistas.
Por último, entrevistar o poder público e fazer um levantamento de políticas implantadas na tentativa de solucionar os problemas. E, verificar os resultados obtidos através das políticas implantadas. Após a coleta de dados realizar um debate utilizando dos dados levantados. Um júri simulado pode ser uma atividade.
EDUCAÇÃO FÍSICA - ESTATÍSTICA – INFORMÁTICA - INGLÊS LEGISLAÇÃO – MATEMÁTICA - PEDAGOGIA
Temática: Água e Enchentes
Diante da temática adotada “ Enchente “ podemos trabalhar dentro da Matemática com:
1.
Estatística: Coletar dados como, por exemplo:
*
Os bairros mais afetados pelas enchentes na nossa cidade
*
Regiões com maiores alagamentos
*
Quais as consequências trazidas pela falta de água
*
Ações da prefeitura
*
Qual a relação existente entre: lixo x chuva x bueiros
*
Fatura de água
2.
Tratamento da informação: Gráficos
Baseado nos dados coletados, construir e interpretar gráficos de barras, setores, linha etc.
3.
Funções
Através da fatura de água da residência de cada aluno, construir a relação e função entre:
*
Consumo x valor a pagar
*
Taxa de esgoto x valor a pagar
LEGISLAÇÃO
Impacto ambiental dos efeitos naturais e das ações humanas
Princípios constitucionais: Art. 225, § 1º, IV, da Constituição Federal de 1988.
Resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA.
Prestações de serviços aos consumidores através do fornecimento de água potável, sob a égide da Lei 8.078/90, Código de Defesa do Consumidor.
Órgão Federal (autarquia) que cuida das águas interiores do nosso país, Agência Nacional de Águas – ANA.
Conscientização do uso devido da água
Campanhas
A importância da água no corpo humano – hidratação
Racionamento mundial da água
Composição de líquidos no corpo humano
Meio ambiente, ou no caso, enchentes pode ser um assunto abordado entre professores de todas as disciplinas, cada qual a sua maneira de aprofundar o assunto. Em Inglês, por exemplo, o professor poderá ampliar o vocabulário relacionado a weather (tempo), além de conversar sobre as enchentes no Brasil e em várias partes do mundo, onde é mais comum e por que. Em Língua portuguesa, poderá ser feito um artigo ou uma redação a respeito, depois de algumas pesquisas. O professor de história poderá verificar se as enchentes são mais comuns hoje em dia ou anos atrás e assim sucessivamente.
Encerrar com a música do Guilherme Arantes: Planeta Água
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Disciplinas: Estatística Aplicada e Informática
Carga horária: 30 horas/aula - Período letivo: 2015
Professor: Marcio R. Lopes Curso: Técnico em Meio Ambiente
Nível: Ensino Pós-Médio Técnico em Meio Ambiente
Tópico: Recursos Hídricos - Enchente
Tempo: (aprox.) atividade 01:8 h/a. Atividade 02: 10 h/a.
Atividade 03: 12 h/a.
Atividade 01: Construção de um questionário em relação a enchente.
Atividade 02: Levantamento dos dados obtidos no questionário.
Atividade 03: Aplicação do conceito: Recursos Hídricos e Medidas de Dispersão.
PROCEDIMENTO:
Atividade 01
-DEFINIÇÃO DO PROBLEMA: Enchente.
- PLANEJAMENTO:
-Como levantar informações?
-Que dados deverão ser obtidos?
-Qual levantamento a ser utilizado?
-Censitário?
-Por amostragem?
-E o cronograma de atividades?
-Os custos envolvidos?
-Construção do questionário, levando em consideração os aspectos da população com o local de maior incidência das enchentes.
-Pesquisa no laboratório de informática sobre histórico das enchentes e suas consequências na cidade de Curitiba.
-Digitação do questionário no programa libre-office-writer.
Atividade 02
-Coleta de dados: Fase operacional. É o registro sistemático de dados, com um objetivo determinado.
-APURAÇÃO DOS DADOS:
-Resumo dos dados através de sua contagem e agrupamento. E a condensação e tabulação de dados.
Atividade 3
-Introduzir conceito: Recursos Hídricos e Medida de dispersão.
-APRESENTAÇÃO DOS DADOS: Há duas formas de apresentação, que não se excluem mutuamente.
-A apresentação tabular, ou seja, é uma apresentação numérica dos dados em linhas e colunas distribuídas de modo ordenado, segundo regras práticas fixadas pelo Conselho Nacional de Estatística.
-A apresentação gráfica dos dados numéricos constitui uma apresentação geométrica permitindo uma visão rápida e clara do fenômeno.
-ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS:
-A última fase do trabalho estatístico é a mais importante e delicada. Está ligada essencialmente ao cálculo de medidas e coeficientes, cuja finalidade principal é descrever o fenômeno (estatística descritiva). Na estatística indutiva as interpretações dos dados se fundamentam na teoria da probabilidade.
-PROCEDIMENTOS DE ENSINO
-Aulas expositivas
-Pesquisa, Leitura de artigos em sala e extraclasse.
-Solução de exercícios
-RECURSOS
-Microcomputador
-Projetor multimídia
-Lousa
-BIBLIOGRAFIA BÁSICA
JUAN CARLOS LAPPONI, Estatística Usando Excel 40
Edição, Editora Campus, 2005.
HIDROLOGIA ESTATÍSTICA;
http://www.cprm.gov.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=981&...
BRASIL. Resolução CONAMA nº 357. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Brasília, Diário Oficial da União, 17 de março de 2005. Resolução CONAMA nº 430. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Brasília, Diário Oficial da União, 16 de maio de 2011. BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução Conama nº 357, de 17 de março de 2005b. Dispõe sobra a Classificação dos Corpos de Água e Diretrizes Ambientais para o seu Enquadramento Bem Como Estabelece as Condições e Padrões de Lançamento de Efluentes, e Dá Outras Providências. Disponível em: Acesso em: 12 maio de 2011. CETESB. Apostila do curso Controle da poluição das águas, 1995. MOTA, S. Preservação e Conservação de Recursos Hídricos. RJ: ABES, 1995.
PIVELI, R.P.; KATO, M.T. Qualidade das águas e poluição: aspectos físico-químicos. São Paulo: ABES, 2006
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002a.
_______. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002b.
_______. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002c. BORGES, Adão Braga. Faça seu TCC usando o BrOffice Writer. BRAUNO. Monografia com o OpenOffice: Estilos de Parágrafo e Página. 2011. Disponível em: . Acesso em: 24 mai. 2012.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002a. _______. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002b. _______. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002c. BORGES, Adão Braga. Faça seu TCC usando o BrOffice Writer. BRAUNO. Monografia com o OpenOffice: Estilos de Parágrafo e Página. 2011. Disponível em: . Acesso em: 24 mai. 2012.
COCHRAN, Willian G. Técnicas de Amostragem. Editora Fundo de Cultura, Rio de Janeiro, 1965.
CLARK, Jeffrey & DOWNING, Douglas. Estatística Aplicada. São Paulo, Editora Saraiva, 1998.
MEYER, Paul. Probabilidade e Aplicações à Estatística. Ed. Ao Livro Técnico SA, Rio de Janeiro, 1974.
7) AVALIAÇÃO
-Artigo
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Water – teacher’s notes
Level: Intermediate (and above)
Topic: Water
Subject(s): Geography & Science
Time: (approx) Activity 1: 20–30 minutes. Activity 2: 20 – 30 minutes.
Activity 3: 15–30 minutes
Preparation: Activity 1: Photocopy of quiz & text for each student.
Activity 2: One photocopy for each student.
Activity 3: Photocopy one per two students & cut into A & B worksheets.
Procedure:
Activity 1
1. Tell your students they are going to take a quiz about water. Put the students in pairs or small groups and give them a copy of the T/F quiz.
2. Give them a time limit (around 6-8 minutes should be plenty) to read the sentences, discuss them and decide on the answers.
3. Hand out copies of the text and get students to check their answers.
4. Check as a class.
Note: If you want the quiz to be competitive; you might want to record students’ answers before step 3 so that you can see who did the best.
Key
1 T 2 F (It’s H²O). 3 T 4 F (You need 2½ litres) 5 T 6 F (It’s 10 litres) 7 T (97%)
8 F (It’s 75% - ¾)
Activity 2
1. On the board write up the word ‘Water cycle’ and brainstorm as much as your students know on this topic.
2. Then ask the students to read the text on Water Cycles and match the paragraph headings in the box to the paragraphs.
3. Put the students in pairs and ask them to compare their answers.
4. Ask the students to read the text again and match the words in bold in the text to the definitions below.
5. Put the students in pairs and ask them to compare their answers.
6. Next, collate and discuss the answers.
7. Finally, ask the students to draw a diagram illustrating the ‘water cycle’.
Key
Headings
1 What is the ‘Water cycle’?
2 Where does it begin?
3 How does this happen?
4 What happens to the clouds?
5 Why doesn’t it rain more where I live?
Vocabulary
(a) Vapour (b) Evaporate (c) Atmosphere (d) Condensation (e) Flow
Activity 3
1. Start by asking the students what problems they might have if there wasn’t enough water in their country. Elicit examples and write these up on the board.
2. Next elicit how people might get water – write these ideas on the board.
3. Then, divide the class into two groups A & B (in large classes you could sub-divide these groups so that students work in groups of about 4-6 students)
4. Give all the students in group A a copy of role card A and all those in group B a copy of role card B.
5. Tell the students they have 10 minutes to discuss the situation in their group and come up with possible solutions to the problem.
6. Finally, bring all the students together. Tell them they are at a UN meeting to discuss the issue. You (the teacher) should act as the chairperson.
Note: There is NO solution to this problem. It is merely designed to get students thinking & speaking.
Useful websites
Water
http://www.bbc.co.uk/health/healthy_living/nutrition/drinks_water.shtml
A short text about why we need water and information about bottled water.
http://news.bbc.co.uk/2/hi/in_depth/world/2003/world_forum/water/default...
Water Cycles
http://www.bbc.co.uk/schools/riversandcoasts/water_cycle/rivers/index.shtml
This site includes animated diagrams that clearly show the ‘Water cycle’.
http://www.bbc.co.uk/weather/features/weatherbasics/watercycle.shtml
A short text about the ‘Water cycle’.
Water – worksheets
Activity 1
��Are these sentences about water true (T) or false (F)?
1. Up to 70% of our body is made of water. T / F
2. The chemical formula for water is H³O. T / F
3. If we don’t drink enough water, we become dehydrated. T / F
4. We need to drink at least 5 litres of water every day. T / F
5. You can get water by eating fruit and vegetables. T / F
6. When you brush your teeth and leave the tap running T / F
you use about 5 litres of water.
7. Most of the water on Earth is in the seas & oceans. T / F
8. One quarter of all freshwater is ice. T / F
��Now read the text about water and check your answers.
Water
Water is essential for life. One reason that our planet – Earth – has life on it is because of the water. In fact, around 70% of our planet is made of water, about the same amount that our bodies contain!
Water is such a simple thing. Each water molecule is a combination of two parts Hydrogen and one part Oxygen (H²O). Without water we would become dehydrated and die. To stop this from happening you should drink around two and a half litres of water per day. You can also get water from eating healthy food such as fruit and vegetables.
Because there is so much water around we often waste it thinking that there won’t be a problem. For example, when you brush your teeth do you turn the tap off? If not, you are using about the same amount of water that one person in a country like Ethiopia or Mali uses in a whole day – about ten litres!
One of the problems is that although 70% of the Earth is water only 4% of this is freshwater (97% is sea water, which is salty). And to make matters worse around 75% of all freshwater is ice! This is another reason why water is such a precious resource.
Activity 2
��Read the text about the ‘Water cycle’ and match the headings in the box to the paragraphs.
(1) ____________
The amount of water on the earth and in the atmosphere is always the same, but we all know that it doesn’t stay in the same place. Rivers flow, rain falls and the level of the sea and lakes rise and fall. Water is moving in a constant cycle – this is called the ‘water cycle’.
(2) ____________
Around 97% of the water is found in the sea and the rest in the air or on land. To start the cycle the water must get from the sea into the atmosphere. For this to happen the water must evaporate and become ‘water vapour’.
(3) ____________
As water is heated it becomes a vapour, this then moves upwards in the atmosphere (heat always rises). As it rises it starts to cool and as it cools it becomes water again. This process is called condensation and is how clouds are formed.
(4) ____________
Once this happens the water vapour turns into clouds. When there is enough water in the cloud it rains (or snows) and the water returns to earth. Eventually the rain water flows back into the sea, often in rivers and streams, and the process starts again.
(5) ____________
Of course it rains more in some places than others. There are lots of reasons for this. For example, where there are hills or mountains the air rises and gets colder, as it gets colder the water vapour condenses and then falls as rain – often on the other side of the mountains.
��Read the text again. Look at the words in bold and then match them to the definitions below.
(a) _______ Very small drops of water or other liquids in the air that make the air feel wet.
(b) _______ A liquid changing into a gas or steam.
(c) _______ The air around the Earth or another planet.
(d) _______ When gas changes into a liquid.
(e) _______ Always moving, usually in one direction.
��Read the text again and draw a diagram to show the ‘water cycle’.
Why doesn’t it rain more where I live? Where does it begin? What is the ‘Water cycle’? What happens to the clouds? How does this happen?
Activity 3
A
You are the president of Drylands. Your country has a water shortage even though there is a big river (The Swift) running through your country. One suggestion is to build a dam and create a man-made lake. However, if you do this your neighbouring country – Wetlands – will suffer from water shortages.
B
You are the president of Wetlands. Your country has plenty of water as there is a big river (The Swift) which runs into a big lake and means that your country has no problems with water. However, your neighbour – Drylands – is thinking of building a dam on the river (upstream from your country). If they do this then your country will have a problem as the River Swift will become much smaller. You don’t want your neighbour to build the dam.
GEOGRAFIA
Temática: ÁGUA
Determinados temas a serem trabalhados em sala de aula são melhores compreendidos quando os estudantes visualizam os fenômenos. Às vezes, o uso de imagens em projeções na sala de aula pode ajudar, mas em alguns casos, a compreensão por parte dos alunos é melhor quando eles acompanham diretamente o acontecimento.
Assim sendo, em uma aula sobre enchentes, uma boa sugestão é a realização de um trabalho de campo sobre o tema. É claro que o objetivo não é levar os estudantes para uma área de inundação, mas fazer um trabalho de campo sobre as causas das enchentes, ou seja, os problemas que levam uma cidade a sofrer com as inundações.
Procedimento:
1ª Etapa – Abordar os conhecimentos prévios em sala de aula
Em um primeiro momento, o professor irá trabalhar a questão das enchentes em sala de aula, o que pode levar uma ou duas aulas. Para isso, será apresentada uma reportagem sobre os alagamentos ocorridos em Curitiba, PR em julho de 2014.
Será realizada uma aula expositiva introdutória com o acompanhamento da reportagem, dando ênfase nas causas antrópicas das inundações urbanas.
O professor irá apresentar um mapa do bairro do Uberaba (Curitiba) com três pontos que ocorreram enchentes e suas respectivas imagens no dia do ocorrido. Os alunos realizarão registros da área atingida pela enchente e anexarão junto com o mapa do bairro (trabalho de campo).
As imagens registradas pelos alunos serão dos pontos da enchente e da situação sanitária das proximidades dos locais das enchentes.
Os alunos serão preparados para o trabalho de campo a ser realizado na aula seguinte com o melhor tipo de vestimenta, além da necessidade de levarem água e uma câmera fotográfica para registrar todos os momentos estudados durante a atividade.
Reportagem:
Sobe para 48 mil o número de pessoas afetadas pelas chuvas no Paraná 8 de junho de 2014, Atualizado 08/06/2014 18:36 - RIC Mais, Almirante Tamandaré Atualizado às 18h27 do dia 08/06/2014
A chuva que começou a cair em Curitiba e diversas regiões do Paraná, no final da tarde da última sexta-feira (06), não deu trégua durante todo o fim de semana e causou muitos estragos. De acordo com o último boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado às 18 horas deste domingo (8), 48.208 mil pessoal foram afetadas em todo o estado. O boletim registrou também dez mortes em decorrências das chuvas. Foram contabilizadas vítimas fatais nas cidades de Campina do Simão, Guaraniaçú, Guarapuava (3), Laranjeiras do Sul, Medianeira (2), Quedas do Iguaçu e Sulina.
Até o momento, 71 municípios paranaenses informaram problemas decorrentes da chuva intensa. Várias rodovias foram afetadas e alguns pontos chegaram à interdição total, mas logo concessionárias e equipes do DER atuam e liberaram parcialmente os acessos.
Os maiores volumes de chuva registrados, de forma concentrada, foram na região Centro-Sul do Estado, provocando o aumento do volume de água de rios de diversas regiões, que saíram do seu leito normal. Além de Curitiba, as cidades mais afetadas pelas chuvas foram Pinhalão, Pinhais, Quedas do Iguaçu. O município de Rosário do Ivaí decretou situação de emergência.
Neste domingo, a Defesa Civil coordena três operações com aeronaves no Distrito de São Roque (em Marechal Cândido Rondon, onde 12 famílias estão ilhadas e o nível do rio sobe rapidamente e com velocidade, o que impede o uso de embarcações), em Cruz Machado e em São João do Triunfo.
“Apesar de o índice chamar a atenção, outras regiões do Estado registraram números bastante importantes também, numa faixa que compreende o Oeste, Sudoeste, Campos Gerais, Região Metropolitana e Litoral com intensidade menor, se comparada às anteriormente citadas. Com isso, partes de estradas e cidades foram afetadas, implicando em pessoas desalojadas, desabrigadas e se refletindo e perdas e danos”, disse o capitão Pinheiro, da Defesa Civil.
Em função dos danos provocados pelas fortes chuvas em todo o Estado, a Defesa Civil informa que foi aberta uma campanha de doações de colchões, cobertores, roupa de cama, fraldas, água, materiais de higiene e de limpeza, roupas e cestas básicas.
As doações podem ser entregues nas unidades da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de qualquer cidade do Paraná.
Afetados na capital
Em Curitiba, 15.522 pessoas foram afetadas pelas chuvas. Um levantamento inicial, mas não conclusivo, estima que no Uberaba e na CIC, dois dos bairros mais afetados da capital, mais de 700 pessoas estão tendo que deixar suas casas. De acordo com o último boletim divulgado na manhã deste domingo (8), 3.509 residências foram afetadas na capital.
Apesar dos estragos, alguns moradores estão optando por ficar nas suas casas, por isso a Defesa Civil está fazendo atendimento direto nos locais, levando marmitas, cobertores e colchões.
A Fundação de Ação Social (FAS) pede doações para ajudar no socorro aos atingidos pela chuva. Eles precisam principalmente de toalhas de banho, alimentos não perecíveis, agasalhos e materiais de limpeza e higiene pessoal. As doações podem ser entregues nas caixas da campanha Doe Calor, em 600 endereços, que estão relacionados no site www.doecalor.com.br
Volume acima da média
O Simepar divulgou que o volume acumulado de chuvas entre os dias 6 e 8 de junho atingiu 375 mm na região central do Estado. Isso significa dizer que neste período cada metro quadrado de solo recebeu cerca de 375 litros de água da chuva.
De acordo com informações da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o volume dos rios está 1 metro acima do que foi registrado no outro grande alagamento que atingiu Curitiba no ano passado. “Na sexta-feira já começamos a manejar as comportas do rio São Lourenço para tentar diminuir os estragos dos alagamentos”, contou Renato Lima, secretário municipal do Meio Ambiente.
Devido à previsão de que pode voltar a chover forte neste domingo (08) em Curitiba, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente informou que também precisará liberar parcialmente a água que está contida nos reservatórios do Parque Barigui. A medida é necessária para impedir que a água escoa subitamente, caso a chuva ocorra.
No bairro Uberaba, o canal Belém subiu, alagando várias casas. Os moradores estão sendo retirados em botes da Defesa Civil. Cerca de 400 pessoas foram afetadas nessa região.
Outras regionais muito atingidas são a CIC, Santa Felicidade, Boa Vista, Cajuru e Boqueirão, além de Almirante Tamandaré, Colombo e Pinhais, na Região Metropolitana. Na galeria de imagens você pode conferir as fotos que não param de chegar pelos e-mails e redes sociais do Grupo RIC.
Estragos na RMC
O coordenador da Defesa Civil de Pinhais, Lukala Nobrega, informou que cerca de 1500 pessoas foram atingidas pelas chuvas no município. Os bairros mais afetados foram a Vila União, Visópolis e Jardim Cláudia, que ficam próximos aos rios que cortam a cidade.
Em Almirante Tamandaré, desde a madrugada houveram quatro chamadas para deslizamentos e uma casa teve que ser interditada. O casal de moradores foi acolhido por parentes. A Defesa Civil disse que não tem informações de alagamentos, mas a moradora do bairro Tanguá, Flávia Alves da Silva, enviou imagens da rua Elizio Ferreira do Nascimento que mostram várias casas invadidas pela água (Confira na galeria). “Basta uma chuva mais intensa, para que o rio transborde, alague a rua e as casas em torno. O ônibus não consegue passar, ficam passageiros de um lado e de outro do alagamento. Os moradores da rua Mato Grosso sofrem em todas as enchentes por que a rua é mais baixa e a água vai toda pra lá, eles perdem móveis e alimentos”, relata Flávia.
Em Colombo, aproximadamente 15 famílias precisaram do auxílio da Defesa Civil, mas ninguém precisou deixar as casas.
De acordo com a Prefeitura, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente segue monitorando o nível dos rios.
Ajuda
Confira abaixo todos os serviços disponibilizados pela Prefeitura de Curitiba para o atendimento às pessoas afetadas pelos alagamentos:
Assistência social-Equipes da Fundação de Ação Social também estão de plantão para auxiliar as famílias. Em caso de necessidade, elas serão levadas para a Central de Resgate da Rua Conselheiro Laurindo. Quem precisar pode ligar para a central 156. Outros pontos de referência também são o CRAS Barigui, na CIC, o CRAS Uberaba no Cajuru e o CRAS Iguape e escola Germano Paciornik no Boqueirão. Esses locais estão abertos para acolhimento das famílias e entrega de cobertores, cestas básicas e colchões. Quem quiser fazer doações também pode ligar para o Disque Solidariedade (156).
Educação - Algumas escolas e creches também foram atingidas pelas enchentes e estão com o funcionamento suspenso até a segunda-feira (09). São elas: CMEI Alceu Chichorro, Escola Municipal Dario Vellozo e CMEI Barigui I, na CIC, Unidade de Educação Integral Guilherme Lacerda Braga Sobrinho, no Cajuru, e CMEI Meia Lua, no Boqueirão.
Transporte coletivo -A Urbs teve que alterar o trajeto de algumas linhas de ônibus por causa das enchentes. Por isso, algumas na região do CIC, Uberaba e Pinhais estão com os horários atrasados.
Mapa da enchente – Uberaba, Curitiba-PR
Ponto 1 e 2 – Av. Senador Salgado Filho com a Rua José Hauer
Ponto 3 – Rua Canal Belém com Ewaldo Nikel
As imagens registradas pelos alunos serão dos pontos da enchente e da situação sanitária das proximidades dos locais das enchentes.
Os alunos serão preparados para o trabalho de campo a ser realizado na aula seguinte com o melhor tipo de vestimenta, além da necessidade de levarem água e uma câmera fotográfica para registrar todos os momentos estudados durante a atividade.
2º Etapa – Trabalho de campo: primeira parada
Em um ônibus que deverá ser fornecido pela instituição de ensino – dependendo da região onde a escola se encontra, o deslocamento poderá ser feito a pé –, o professor levará os alunos para uma área do bairro Uberaba que sofreram com a enchente.
Com isso, deve-se explicar que a remoção das matas existentes nas margens intensifica o processo de erosão e assoreamento e pode alargar as margens do rio. Além disso, o aumento de sedimentos e de lixo no leito do rio faz com que o volume da água aumente o que amplia os riscos de enchentes.
3ª Etapa – Trabalho de campo: segunda parada
Como se trata de uma área urbanizada será abordado à questão da pavimentação asfáltica. Em seguida, seguremos pelas ruas e imaginaremos o deslocamento da água naquela superfície. Para onde a água vai?
Será investigada, com os estudantes a situação das “bocas de lobo” ou das obras destinadas à contenção das enxurradas no período de chuvas. Se esses locais estiverem obstruídos, o risco de enchentes ou transtornos durante o período chuvoso eleva-se. Peça para que os alunos observem também a quantidade de lixo existente nas calçadas, ruas e avenidas e explique como o excesso deles pode intensificar o problema.
4ª Etapa – Conclusão, avaliação e produção de cartazes.
Por fim, em uma nova aula, será realizado um debate conclusivo sobre o que foi visualizado no trabalho de campo, retomando os problemas e questões abordados na primeira aula.
Em seguida, será realizada a montagem de um cartaz com as fotos registradas nos locais das enchentes separadas por ponto, situação na época de chuva, situação fora da época de chuva e situação sanitária dos pontos.
LÍNGUA PORTUGUESA
Tema: Enchente
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compreender qual a relação entre as enchentes urbanas e a produção de lixo pela atividade humana e identificar de quem são as responsabilidades relacionadas a esse fenômeno.
AULA 1: Iniciar a aula apresente algumas charges que apresentam de forma crítica o tema ENCHENTES URBANA
As duas charges sugeridas abaixo apresentam formas para solucionar o problema das enchentes urbanas.
Apresente-as aos alunos e procure explorar o seu significado através de comentários feitos por eles.
http://www.sergeicartoons.com/Cartoons/imagens/enchentes.jpg
Promover uma análise do que foi apresentado nas charges e apresentar duas questões para serem discutidas no grande grupo:
Questão 1: As charges apresentam duas formas diferentes para resolver o problema das enchentes. Elas poderiam funcionar para resolver o problema? Seriam viáveis?
Questão 2: Em cada uma das situações apresentadas quem é responsável pela solução? Alguém possui uma responsabilidade maior?
ATIVIDADES
Formar grupos pequenos para discutir a questão abaixo. Em seguida, cada grupo socializa suas conclusões para a turma. Estimule a discussão apresentando uma imagem de enchente urbana com a sugerida abaixo:
•Qual pode ser a causa (ou as causas) do problema das enchentes urbanas?
Para orientar as reflexões apresente as seguintes perguntas:
• Para onde vai à água das chuvas que caem nas cidades?
• Por que toda a água da chuva não é absorvida pela terra?
• Como o excesso de água é retirado das ruas?
• O que pode impedir o escoamento da água para fora da cidade?
• Como o aspecto geográfico da cidade pode contribuir com o fenômeno da enchente?
AULA 2- No laboratório de informática ou por meio de download apresente o recurso do portal do professor “Lixo e cidadania”. Esse vídeo apresenta o problema da geração do lixo e destaca a importância da sua separação, tendo em vista a reciclagem.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9732/bibvirt_video_...
Lixo e cidadania
Após o vídeo promova a reflexão dos alunos apresentado as questões abaixo para que os alunos registrem suas opiniões em seus cadernos para posterior debate:
• Que tipos de problemas o LIXO “que é lixo” pode causar para o ser humano e para o ambiente?
• Considerando o LIXO uma as causas das enchentes que ocorrem nas cidades que medidas devem ser tomadas para evitar esses DOIS PROBLEMAS?
• Qual o papel de cada cidadão e do governo em relação ao problema do LIXO?
AULA 3 REALIZAÇÃO DE UM JURI SIMULADO
A realização de júri simulado ajuda a estudar e debater temas levando os participantes a se envolverem e tomarem posição em relação a uma situação problema. Ajuda a exercitar a expressão e o raciocínio.
Neste exemplo poderão ser julgadas duas personagens:
• Uma é representante da população e é acusada de ser responsável pelas enchentes por deixar lixo em locais públicos, que leva ao entupimento das vias de escoamento da água e também por instalarem-se em locais de risco onde certamente ocorrerão enchentes.
• Outra é representante do governo local, acusada de administrar mal os recursos públicos resultando em uma limpeza pública inadequada e também por permitir que a instalação de habitações em locais de risco.
Uma sugestão sobre quais devem ser os participantes (funções) do júri simulado e que passos devem ser seguidos são apresentados de forma simplificada no seguinte endereço:
http://www.umtoquedemotivacao.com/administracao/recursos-humanos/dinamic...
Avaliação
Apresentando outras charges referentes ao tema poder-se-á observar se os alunos desenvolveram o pensamento crítico e têm a capacidade de interpretação. A produção de um texto descritivo ou uma resenha em relação ao tema “Enchente Urbana” poderá fornecer ao professor meios de verificar se houve uma mudança de postura frente aos problemas levantados, no que se refere à superação de ideias do senso comum. Através do júri simulado o professor poderá avaliar aspectos da oralidade e da escrita, além dos próprios conteúdos desenvolvidos. Para a realização do júri os alunos terão que coletar mais dados e construir a argumentação e planejar a defesa oral de suas posições. Assim será possível avaliar a compreensão dos textos que produzirem, verificando se os alunos sabem fazer levantamento e localizar informações e se são capazes de argumentar contra e a favor de um posicionamento.
Química
ASSUNTO: Ciclo da Água e Soluções
Objetivos: Esquematizar o Ciclo da Água, afirmando a água, composto do dia a dia, com o um composto químico, com propriedades físicas e químicas;
Reconhecer a formação de soluções e solubilidade
Apresentar conceitos que auxiliem na formação do pensamento químico.
Recursos Didáticos: Quadro Negro; Datashow; Laboratório de química; Livro didático.
Procedimentos: Para apresentação do tema, será exibido o vídeo CICLO DA ÁGUA – WE WILL ROCK YOU (disponível no Youtube).
A água será apresentada como composto gerador de vida e composto químico.
Elaboração de esquemas com o ciclo da água.
Aula expositiva sobre soluções. Ressaltar a água como grande Solvente Universal o que traz benefícios para a natureza como a propagação de nutrientes no solo e plantas e problemas como a propagação de substâncias quimicamente nocivas.
No laboratório de química, observar a solubilidade de substâncias previamente escolhidas, verificando alterações de temperatura na solubilidade.
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Tópico: Água
Tema: “A Importância da Química no Tratamento da Água”.
Pergunta: ”Qual A Importância da Química no Tratamento da Água?”
Atividade 01: Investigação Diagnóstica: Lançar uma pergunta sobre o tema, dar um tempo para pensarem e após apresentar três alternativas de respostas. Utilizar para isso o Datashow.
Pedir para que cada aluno busque aquele que respondeu diferente e tente convencê-lo sobre a sua resposta. Após lançar novamente a pergunta, até que o percentual de acertos seja 70%.Motivando a interação.
Após isso passar a resposta correta e pedir para àqueles que acertaram, explique o que entendeu. Em grupos, solicitar que construam um artigo sobre o tema.
PROCEDIMENTO:
Passar o tema, para que os alunos leiam em casa, indicar fontes de pesquisa. Apresentar com o auxílio do Datashow, o tema a ser trabalhado. Explicar sucintamente.
Laçar uma pergunta, com três alternativas, onde apenas uma é a correta. Ler a pergunta para os alunos, e contar de 0 a 3, no 3 cada um deverá indicar com o dedo, na altura do seu peito a resposta, onde apenas o professor conseguirá ver o que cada um respondeu.
Pedir para que os alunos conversem com o colega ao lado, para verificar se respondeu diferente, se sim, estes deverão explicar para o outro como chegaram àquela resposta e tentar convencer que a sua resposta é a correta. Caso o colega ao lado respondeu a mesma coisa, deverão procurar colegas com ideias diferentes. Após toda a discussão, fazer novamente a pergunta, até atingir um nível de acerto de 70%.
Após isso, concluir com esclarecimentos mais detalhados sobre o tema.
Formar grupos com no máximo 3 alunos, onde um deles ao menos, teve uma resposta diferente, solicitar para que elaborem um texto, explicando o que entendeu e apresente.
ATIVIDADES PARA O ALUNO
As frases abaixo são verdadeiras ou falas? Marque V(verdadeiro) e F(falso)
1.
O nosso corpo é composto de 70% acima de água. V/F
2.
A fórmula química da água é H2O. V/F
3.
Se não bebermos água o suficiente, nós ficamos desidratados. V/F
4.
Devemos beber ao menos 5 litros de água todos os dias. V/F
5.
Você consegue água nas frutas e verduras. V/F
6.
Quando escovamos os dentes deixamos a torneira aberta usamos até 5 litros de água.
7.
A maior parte da água no planeta terra está nos mares e oceanos. V/F
8.
Um quarto de toda água doce esta no gelo.
ATIVIDADE 02
Agora leia o texto sobre a água e confira as suas respostas.
ÁGUA
A água é essencial para a vida. Este é um motivo por que o nosso planeta terra tem vida nela. Por causa da água. Na verdade, mais ou menos 70% do nosso planeta é composto de água, é a mesma quantidade que o nosso corpo contém.
A água é algo simples. Cada molécula da água é uma combinação de duas partes de hidrogênio e uma parte de oxigênio (H2O). Sem água nós podemos ficar desidratados e morrer. Para que isto não aconteça. Devemos tomar mais ou menos dois litros e meio de água por dia. Você também consegue água comendo alimento saudável como frutas e verduras.
Por motivo de termos água em excesso, frequentemente desperdiçamos achando que não teremos problema em relação a isto no futuro. Por exemplo, quando você escova os dentes você desliga a torneira? Se a sua resposta é não, você está usando quase a mesma quantidade de água que uma pessoa em um país como a Etiópia ou Mali usa em um dia inteiro, mais ou menos 10 litros de água.
Um dos problemas é que embora 70% da água do planeta, somente 4% é doce e para consumo (97% é água salgada do mar). E, para deixar as coisas ainda piores 75% da água doce é gelo. Este é um grande motivo porque a água é o recurso mais precioso do nosso planeta
ATIVIDADES PARA OS ALUNOS
Por que chove mais onde eu moro?
Onde isto começa?
O que é o “Ciclo da água”?
O que acontece com as nuvens?
Como isto acontece?
(1) A quantidade de água no planeta e na atmosfera é sempre a mesma, mas todos nós sabemos que não fica no mesmo lugar. O rio segue o seu fluxo, a chuva cai e os níveis do oceano e dos lagos sobem e descem. A água está em constante ciclo e isto é chamado de “Ciclo da água”.
(2 )Mais ou menos 97% de toda água é encontrada no oceano e o resto no ar ou na terra. Para iniciar o ciclo a água deve ir do oceano para atmosfera. Para que isto aconteça a água deve evaporar e tornar-se vapor.
(3) Quando a água esquenta, torna-se vapor, este então sobe para a atmosfera (o calor sempre sobe). Quando o vapor sobe começa a esfriar e a tornar-se água novamente. Este processo é chamado condensação, e desta maneira as nuvens são formadas.
(4 )Quando isto acontece o vapor torna-se nuvem. Quando há água o suficiente nas nuvens começa a chover ou nevar e a água retorna para a terra novamente. Eventualmente a água da chuva retorna para o mar, frequentemente em rios e córregos, e o todo o processo inicia mais uma vez.
(5) Obviamente que chove mais em algumas regiões. E existem vários motivos para isto. Por exemplo, onde há colinas ou montanhas o ar sobe e fica mais frio, e como fica mais frio a água evaporada condensa e cai em forma de chuva, geralmente do outro lado da montanha.
Leia o texto novamente. Olhe as palavras em negrito e associe com as definições abaixo.
(a)_____________Pequenas gostas de água e outros líquidos no ar que faz a sensação de umidade.
(b)_____________Um líquido que muda sua forma.
(c)_____________O ar ao redor da terra ou outro planeta.
(d)_____________Quando o gás muda para líquido.
(e)_____________Sempre movendo-se em uma única direção.
Conforme o texto desenhe o diagrama para mostrar o ciclo da água.
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