Planejamento integrado: “As pessoas que residem nas Moradias de Belém têm qualidade de vida?”

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – 2ª etapa - 2015
Orientadora: Pedagoga Michelle Moreira dos Santos
REFLEXÃO E AÇÃO – CADERNO III
PLANEJAMENTO INTEGRADO
ALUNOS: Suzana Lima Barbosa, Maira Paupitz Vasselai e Maristela Pereira Ramos

CURSO:  TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
SÉRIE:  4ª  (Ensino Médio)
DISCIPLINAS: SOCIOLOGIA, GEOGRAFIA  E LÍNGUA PORTUGUESA.
TEMA: ENCHENTE
PROBLEMATIZAÇÃO: “As pessoas que residem nas Moradias de Belém têm qualidade de vida?”

CONTEÚDOS E ENCAMINHAMENTOS:
SOCIOLOGIA:
Conteúdos: elementos de sociologia urbana: relações sociais nas cidades, novas organizações familiares e territórios marginais: estigma, preconceito, exclusão, padrões de dominação e violência.
Encaminhamentos: os alunos deverão realizar um levantamento bibliográfico e junto à comunidade, sobre o local onde vivem (luz, água, asfalto, esgoto, lixo, lazer, tipo de alimentação, escolaridade) e posteriormente deverão realizar o encaminhamento das soluções propostas.
GEOGRAFIA:
Conteúdos: obras infra estruturais e seus impactos sobre o território e a vida das populações; distribuição de renda: IDH (índice de desenvolvimento humano) e demais índices.
Encaminhamentos: Os alunos deverão realizar o levantamento dos dados geográficos da localidade, destacando a distribuição da bacia hidrográfica e IDH local.
LÍNGUA PORTUGUESA:
Conteúdos: Linguagem argumentativa e coloquial com foco em argumentos contrários e a favor de assuntos a serem debatidos; inicialização e finalização de um argumento, explicação e opinião objetiva e clara sobre assuntos diversos, criação de frases de impacto; o uso de frases exclamativas e imperativas em discursos coloquiais e/ou formais.
Encaminhamentos: Os alunos receberão modelos de perguntas e respostas argumentativas, de opinião, de contrapontos e explicações sobre outros assuntos para praticarem antes do evento final, farão leituras de pequenos textos e criarão perguntas pertinentes. Alguns alunos serão a favor de temas polêmicos e outros serão contra. Assim, terão que justificar as suas respostas aos questionamentos mostrando objetividade e clareza e rapidez nas respostas. Os alunos farão a prática oral e escrita antes para se prepararem para o debate final.

Em todas as disciplinas os alunos deverão analisar os dados, identificar o problema das enchentes locais e propor soluções para tal.
O professor será o mediador. Observará a capacidade de argumentação dos alunos, de expor, defender e discutir os contra pontos apresentados. Os argumentos devem ser condizentes com o tema enchente. O professor solicitará aos alunos que façam o registro das principais idéias expostas e que se posicionem perante as apresentações, argumentando e apontando sobre possíveis soluções para o problema encontrado na comunidade.

RECURSOS: Pesquisa bibliográfica e de campo, vídeos, mapas cartográficos.