Responder as seguintes questões em cada disciplina da área da Natureza;
1- COMO OS DOCENTES AVALIARAM AS ÁREAS NAS PRÁTICAS DO CEEP?
2- DESTACAR QUESTÕES LEVANTADAS PELOS ALUNOS PESQUISADOS
3- COMO SUPERAR AS DIFICULDADES RELATADAS NAS QUESTÕES DOS DOCENTES E ALUNOS?
Biologia:
1- Apresentam dificuldades de conteúdos básicos principalmente em relação aos cursos técnicos. Além de entre os cursos a carga horária ser diferente, ela é muito reduzida na área de Exatas e Humanas (Eletrônica, Eletromecânica, Informática e Administração). Somente tem uma carga horária maior o curso de Meio Ambiente, por ser justamente um curso com maior afinidade com a disciplina. Alguns cursos tem aulas em 2 e outros em 3 anos e em períodos diferentes.
2- Dificuldade de relacionar o conteúdo teórico com a prática.
3- Desenvolvimento de aulas práticas com a compreensão de teoria e aulas fora de sala, para que o aluno não fique voltado apenas com teoria.
Física:
1- Apresentam dificuldades de conteúdos básicos principalmente em relação aos cursos técnicos. Entre os cursos a carga horária é diferente. Alguns cursos tem aulas em 2 e outros em 3 anos e em períodos diferentes.
2- Dificulade das aulas práticas com todos os alunos pois não há material suficiente. É feito demonstração com alguns e outros ainda ficam apenas observando.
3- Primeiramente seria interessante tanto para os alunos quanto para o professor ter mais carga horária na disciplina em cada curso. Outro ponto seria ter mais material para que todos possam fazer as práticas, assim eles teriam mais interesse na disciplina que é vista pelos próprios alunos como difícil.
Química:
1- Defasagem de conteúdos básicos por parte dos alunos. Estes veem do Ensino Fundamental com pouco conteúdo e os professores precisam antes de começar o específico para o Ensino Médio fazer uma retomada e as vezes até explicar os conteúdos que deveriam ter aprendido no Fundamental.
2- Não conseguem relacionar os conteúdos científicos com a prática cotidiana. Os professores precisam dar exemplos porque somente estabelecendo com o dia a dia que os alunos despertem mais interesse.
3- Fazer visitas técnicas voltadas as áreas e seus diversos conteúdos com relacionadas com as disciplinas de cada curso.
Cursistas: Ronye Peterson Cordeiro, Mauricio Medeiros, Ronan Pereira Medina, Nelson Zornitta, Reinaldo Bernardin.
Orientadora: Simone Mirian Rizental