Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio
Caderno I: Ensino Médio e Formação Integral
Atividade Coletiva: Reflexão e Ação- página 26
Data: 30/07/2014
Colégio Estadual “Professora Maria Helena Teixeira Luciano”
GER2014 – T117
Orientador de Estudos: Ricardo Marcos Volpini de Souza
Cursista: CAROLINA HUNZICKER VANNUCCI
REFLEXÃO E AÇÃO – CADERNO 1 CAPÍTULO 2 PG. 31
ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL
Durante a aula do dia 28/07 no Colégio Estadual Prof. Paulo Freire, realizei uma pesquisa do perfil social, cultural e econômico dos alunos do 3º ano do ensino médio do turno da manha. Os resultados obtidos foram os seguintes:
5 alunos recebem bolsa família, vale gás, bolsa escola e recebem até um salário mínimo (a família).
23 alunos tem uma renda familiar de até 2 salários mínimos.
A grande maioria dos alunos se interessam pelas coisas do momento ( música, eletrônicos) e há baixo interesse em livros, teatro, musicais, etc.
Observa-se que 68% dos alunos possuem baixo poder aquisitivo, foi demonstrado claramente que são consumistas e fortemente influenciados pela mídia apesar de possuírem uma situação socioeconômico em sua maioria relativamente baixa.