As perspectivas de trabalho do jovem na Serra do Cipó/MG

O diagnóstico que está sendo apresentado é produto de uma pesquisa realizada pelas professoras, Ana Paula da Silva Cunha, Tacyara de Jesus Silva e Cristiana Lopes como atividade do Curso JUBEMI e das aulas presenciais conduzidas pela equipe da rede Portal Em Diálogo.
Para tanto, foram realizadas pesquisas empíricas com os alunos do ensino médio da escola estadual Dona Francisca Josina que se encontra no distrito da Serra do Cipó/MG no município de Santana do Riacho. Estas pesquisas envolveram a aplicação de questionários e a realização de debates sobre a relação dos alunos do ensino médio com o mercado de trabalho.
Antes de compartilhar os dados coletados a partir dessa pesquisa, faz-se necessário contextualizar o leitor acerca da realidade do mercado de trabalho no local onde se encontra nossa escola. Apesar de grande no que se refere a sua extensão territorial, o município de Santana do Riacho possui aproximadamente 4.300 habitantes. Já o distrito da Serra do Cipó possui apenas 1.200 habitantes, sendo o turismo a atividade econômica de maior importância. Trata-se de um lugar pequeno, com uma economia simples, na qual os empreendimentos são de pequeno porte. A estrutura de mercado, um tanto quanto tímida, é por si só um entrave para aqueles jovens que possuem uma perspectiva de crescimento profissional.
A partir da pesquisa realizada foi possível perceber a falta de perspectiva dos jovens em relação ao trabalho e aos projetos de futuro de forma geral. Constatou-se, grosso modo, que para os jovens, o trabalho apresenta-se como uma alternativa imediata de satisfação dos seus desejos frívolos. A maioria dos entrevistados não tem necessidade de fornecer ajuda financeira às suas famílias, sendo o salário deles voltado para eles mesmos. Dentro do que já foi dito sobre as especificidades do mercado da Serra do Cipó, os jovens do ensino médio se inserem no terceiro setor, isto é, nas áreas de empregabilidade voltadas para a prestação de serviços. O gráfico abaixo representa as porcentagens de jovens absorvidos por cada setor. De maneira geral, como já ressaltado, os jovens não possuem perspectivas de crescimento profissional nos empregos que possuem aqui no distrito.
Uma das perguntas realizada através dos questionários aplicados e que gerou respostas muito interessantes e instigantes foi sobre os objetivos dos jovens com o ensino médio. Uma parcela significativa dos jovens possui a intenção de dar continuidade aos estudos, contudo as possibilidades práticas deles não correspondem aos desejos dos mesmos. A maioria deles não apresenta um desempenho satisfatório no ENEM por que são, de certa forma, reféns do que a escola pública, cada vez mais sucateada, podem lhes oferecer. A condição socioeconômica desses alunos não permite que eles busquem as possibilidades do ensino superior privado. Desta forma, os alunos do ensino médio vão se distanciando, cada vez mais, da possibilidade de continuidade dos estudos e do tão sonhado curso superior.