Perspectiva histórica do uso racional da água.

De acordo com a questão do documentário sobre o nome da escola: Conteúdo filosofia: conteúdo estética, a proposta de atividade visa desenvolver conceitualmente a temática por meio de uma atividade audiovisual.
Dentro da abordagem curricular pode se trabalhar multi disciplinarmente: ARTE: produção áudio visual, L. PORTUGUESA: postura, ética e originalidade, HISTÓRIA: aspectos históricos e culturais, GEOGRAFIA: regionalização, SOCIOLOGIA: impacto das relações sociais, MATEMÁTICA: fração, regra de três, tempo (edição).

         Trabalhar com políticas de orientação, para a revindicação de suas necessidades, proporcionando a organização de associações e comitês para a melhoria da qualidade de vida. É uma situação que abrange todas as disciplinas dentro de uma abordagem cultural, tecnológica, social de trabalho e ciência.

Proposta Curricular Integrada
Água
Eixos Artes Matemática Ed. Física Química Física História Geografia Biologia Filosofia

Economia
Tecnologias
Cultural
Social
Ambiental Linguagem e fotografia
Gênero e paisagem Logística
Consumo
Impacto
Fisiológico da Água Tratamento da água
Composição química da água Ciclo da Água Aspectos históricos da captação e consumo da Água Ciclo da Água
Aspectos geográficos da distribuição da água
(reservatórios naturais, precipitação pluviométrica nas regiões) Impacto fisiológico da Água.
  Bioética:
O uso das tecnologias como elemento para  o uso racional.

Proposta Curricular Integrada – Perspectiva histórica do uso racional da Água.
Justificativa
A água como elemento fundamental para manutenção dos seres vivos torna se questão determinante e de urgência; pois recentemente encontramos problemas relacionados a escassez e uso inadequado da água.
Ao observarmos aspectos históricos e geográficos do nosso país possui aspectos positivos e negativos, em se tratando de aspectos de desenvolvimento histórico onde geralmente grandes centros urbanos desenvolveram próximos a fontes de água, consequentemente o desenvolvimento não acompanhou estruturalmente a manutenção de seus mananciais.  Quanto seu aspecto geográfico continental encontramos localidades com fontes em abundancia, e ao contrário em regiões podemos observar o problema da escassez, ou mesmo a dificuldade de distribuição.
Contudo para compreender o fenômeno é preciso delimitar alguns eixos determinantes que orientam a abordagem do tema. Dentre eles, a economia como a medida elemento de desenvolvimento social, e a utilização indevida e seus impactos ambientais. Outros problemas relacionados podem ser levantados como a cultura da não utilização correta da água por parte de grande parte da sociedade, e o desenvolvimento tecnológico não acessível a todos que poderia ser fundamental para o uso racional da água.
Metodologia
A abordagem destes eixos consistirá por intermédio de disciplinas específicas, visando abordar os conteúdos cientificamente mediante recursos didáticos como livros, artigos, vídeos palestras e atividade de campo; procurando contextualizar com a realidade dos educando. Buscando instrumentalizar teoricamente onde os próprios alunos possam interagir e transformar a realidade
Colégio Estadual José Bonifácio. Campo Bonito -Pr Professora Eudelia Alves Malanski Gaio.