Perfil social, cultural e econômico dos sujeitos matriculados no Ensino Médio – EJA

Desafio para o Ensino Médio
Perfil  social, cultural e econômico dos sujeitos matriculados no Ensino Médio – EJA

               Conhecer a identidade dos sujeitos envolvidos no Ensino Médio, em especial, na Educação de Jovens e Adultos – EJA - é - fundamental para compreender como esses sujeitos se constituem no espaço educativo (SOECK, 2009).
A EJA é uma modalidade de ensino apropriada para atender os jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de frequentar a escola na idade adequada. É uma forma de ensino diferenciada, caracterizada pela diversidade de conhecimentos, vivências e faixa etárias.
             Os sujeitos que procuram essa modalidade de ensino, geralmente pertencem a uma classe social pouco abastada, sem acesso aos bens culturais. Muitos, movidos por questões sociais e econômicas, tiveram que abandonar os estudos, muito cedo, por falta de oportunidades, ou pela necessidade de ingresso no mundo do trabalho. Outros, por falta de motivação, falhas de aprendizagem, reprovações, etc. Esses sujeitos retornam à escola para satisfazer suas necessidades individuais.
           Nesse universo escolar, encontram-se pessoas de meia-idade que buscam a terminalidade dos estudos por exigência do trabalho, são senhores e senhoras que buscam realização pessoal, já formaram seus filhos e se permitem (re) iniciar uma trajetória que deixam para trás e preencher a lacuna deixada pela ausência de conhecimentos. São adolescentes, a partir de quinze anos, exclusos da escola regular, por falta de adaptação, ou por repetidas reprovações.
Percebe-se que o público mais jovem, em sua maioria, ingressa na EJA com a finalidade, primeira, de obter a certificação para a resolução de problemas imediatos e muito pouco, em  busca do conhecimento.
          Percebe-se ainda, que grandes dificuldades de aprendizagens. Isso ocorre pela baixa autoestima, cujo reconhecimento do potencial individual é negado pelos próprios sujeitos, falta de perspectiva de vida, falta de disciplina com os estudos, falta de valorização do conhecimento como meio de progresso e ascensão social, etc. As dificuldades de aprendizagem ocorrem também por razões cognitivas como: de falta de letramento, pouca habilidade com a leitura e com a escrita, incapacidade de raciocínio e abstração, entre outros.

REFERÊNCIAS
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei n. 9.394/96. Disponível em <http://www.mec.gov.br/legis/default.shtm>. Acesso em: 10.03. 2013.