PERFIL SOCIAL, CULTURAL E ECONÔMICO DOS SUJEITOS MATRICULADOS NO ENSINO MÉDIO DO CEEBJA PAULO FREIRE

Leciono a disciplina de Filosofia no CEEBJA Paulo Freire (Curitiba/Paraná).
Nesta Instituição de Ensino prevalece um perfil de estudantes trabalhadores, de baixa renda, desperiodizados com relação ao tempo escolar e com uma taxa considerável de alunos (as) de inclusão (portadores de inúmeras necessidades).
Há uma prevalência de alunos carentes financeiramente e atrelados a uma cultura HIP HOP e de religião neopentecostal.
O objetivo primeiro destes discentes – ao realizar a matrícula neste Colégio Estadual – é finalizar o estudo para melhorar a renda familiar; em segundo momento está presente a ideia de adquirir conhecimento para fazer o ENEM e adentrar numa Instituição de Ensino Superior.
Outro aspecto relevante a ser destacado diz respeito à educação formadora para estes jovens e adultos. Por sinal, uma educação por disciplinas que em nada é devedora no aspecto de qualidade. A busca pelo conhecimento e o ensino ofertado não tem a intenção de preparar para o mercado de trabalho, mas formar pessoas críticas, autônomas, com postura ética e sabedoras de que o saber é um processo contínuo.

                                                                            Luciana Teixeira