Percepção do estudante (Caderno V)

    Remeterei minha reflexão sobre o Estudante com a temática da caderno 2 - O Jovem -, onde estão inseridos nossos Estudantes:
    Nesta fase o jovem se defronta com perguntas, como: quem sou eu? Para onde vou? Cujas respostas naquele momento são complexas. Sem um projeto de vida, o que garante o planejamento das ações futuras, tendem a ter uma lógica própria, marcados pelas contingências do tempo histórico, características pessoais e valores. Mas, também  são diretamente ligados pelo “campo das possibilidades” dependem do contexto socioeconômico-cultural concreto que se encontra imerso. A elaboração de um  projeto de vida é fruto de um processo de aprendizagem. Então, o professor diretamente participa deste processo de forma mais, ou menos, ativa. Nesta fase o jovem se defronta com perguntas, como: quem sou eu? Para onde vou? Cujas respostas naquele momento são complexas. Sem um projeto de vida, o que garante o planejamento das ações futuras, tendem a ter uma lógica própria, marcados pelas contingências do tempo histórico, características pessoais e valores. Mas, também  são diretamente ligados pelo “campo das possibilidades” dependem do contexto socioeconômico-cultural concreto que se encontra imerso. A elaboração de um  projeto de vida é fruto de um processo de aprendizagem. Então, o professor diretamente participa deste processo de forma mais, ou menos, ativa.
    Então, nesta perspectiva, acho que a escola tem contribuído muito na vida dos estudantes; O que ainda não conseguimos ainda é cumprir com o papel essencial da Escola: promover a apropriação do conhecimento científico, historicamente sistematizado, para todos os egressos de nosso sistema de ensino, fundamental e médio. (Para constatar a apropriação do conhecimento, ou não, basta observar nossos indicadores.)