Percepção do estudante

Segundo Vitor Paro (2002, p. 141):

(…) é importante não reduzir o aluno a uma mera condição de consumidor ou ainda de alguém que assiste como mero espectador, pois, em um processo educativo autêntico, ele não é apenas objeto, mas sujeito, razão de ser do processo educativo, logo não apenas está presente, mas também participa das atividades que aí se desenvolvem.

Para isso os professores e a equipe pedagógica precisam perceber os estudantes como seres autônomos na construção do conhecimento e criativos quanto a resolução das atividades escolares bem como do dia a dia, pois, estes virão a manter a sociedade como sujeitos que atuam na transformação da realidade social onde estão inseridos. 

Para isso estabelece-se um processo pedagógico que leve em consideração o fato de que uma aprendizagem efetiva se estabelece diariamente a partir da leitura do mundo de forma dialógica, transformadora, contextualizada e problematizadora, estes são apoios eficiente às atividades educacionais, possibilitando uma leitura critica em todas as áreas de conhecimento.