Percepção do Estudante

Temática 5

20/11/2014

Percepção do Estudante

            Manter os alunos do ensino médio motivados e despertar neles o interesse pelas ciências são metas que devem ser constantemente seguidas pelos agentes educacionais, quer seja para formar profissionais nas áreas de ciências e tecnologia bem como cidadãos conscientes das necessidades de tais conhecimentos para a melhoria da qualidade de vida da sociedade em geral.
           O aluno por sua vez precisa ser motivado para um melhor desenvolvimento em sala, entende-se que o aluno motivado pela família tem mais probabilidade de aprendizagem em sala de aula. O interesse é algo que parte da própria pessoa em suas atividades diárias, já a motivação parte de um contexto mais amplo, onde entra a família, professor e escola.
            O professor ao pensar em motivar seus alunos deve em primeiro lugar dar tratamento igual a todos, aproveitar as vivências que o aluno já tem e traz para a escola, mostrar-se disponível para o aluno, ou seja, mostrar que ele pode contar sempre com o professor.               A escola deve procurar elevar a auto-estima do aluno, ela por si só não tem condições de suprir todas as carências existentes na formação educacional e cultural dos seus alunos. É claro que deve exigir professores preparados e qualificados para realidade atual.Todavia, deve-se compreender que o papel da família é imprescindível no processo ensino aprendizagem. O que á princípio parece ser responsabilidade do professor deve também ser dividida com a família e com a escola. A escola pode representar na vida de uma pessoa um meio para se ter um futuro melhor em relação a emprego, família e uma melhor visão de mundo. É nessa concepção que ampliamos nossos sentimentos sejam eles positivos ou negativos, é com essas conquistas que construímos passo-a-passo nossa auto-imagem para assim ter uma posição melhor sobre motivação.