Prof. Manoel Tomé da Silva Neto
Col. Est. Olivo Fracaro
Pensando um novo ensino médio
Analisando o contesto histórico apresentado no caderno 1 nota-se uma nítida separação entre uma escola para as elites e uma outra para a formação da mão de obra para o trabalho, perpetuando uma classe dominante e outra dominada sem lhes dar perspectiva de crescimento efetivo na sua grande maioria.
O grande desafio do ensino médio é exatamente mudar esse paradigma levando o educando à possibilidade de participar do crescimento da sociedade não apenas na força do seu trabalho mas também com ideias, levando esse país a um patamar mais elevado na criação de alternativas tecnológicas para a humanidade.
No entanto uma grande dificuldade é manter esse aluno frequentando às aulas e aproveitando as aulas. Como fazer? Temos que tentar mudar, levar a eles algo mais proveitoso relacionar conteúdo com a ação diária,
Uma das alternativas seria alterar o currículo escolar que é elaborado orientando-se pelas Diretrizes Curriculares, que por sua vez apontam quais são os conteúdos que devem ser ministrados para cada disciplina do ensino médio, bem como, apontam para a necessidade da articulação entre os conteúdos ensinados no ensino médio com o mundo do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia., no entanto é preciso afirmar que a Educação precisa sofrer transformação o mais rápido possível visto nova compreensão sobre o papel da escola como desenvolvimento social de novos conhecimentos sejam científicos e tecnológicos, conhecimentos estes constantemente superados, colocando novos parâmetros para a formação do cidadão, porque o conhecer não significa acumular conhecimento.
Como sugestão o uso de temas para integrar as disciplinas como por exemplo - A educação alimentar como tema central proporcionando uma integração disciplinar extremamente proveitosa para o aluno, nos levando a uma discussão em duas grandes áreas; a condição técnico cientifica quando levamos em consideração a necessidade de alimentação e a produção de energia no nosso corpo e a condição sócio cultural nos levando a refletir sobre o consumismo exagerado incentivado pela cultura capitalista em que vivemos bem como as diferentes culturas ético raciais e suas alternativas de alimentação. Essa interação disciplinar nos leva a uma gama extraordinária de conhecimentos e todos com aplicações práticas diretas proporcionando uma curiosidade necessária ao desenvolvimento intelectual.
Para tanto devemos partir e uma gestão democrática envolvendo todos dentro de um todo no trabalho escolar, o desafio é que todos participem nas ações desenvolvidas na escola, onde deve haver um gestor articulador, que perceba as necessidades da escola e que faça com que todo o quadro escolar e comunidade participem nas situações necessárias.
Para uma gestão democrática, Diretor e professores e comunidade escolar devem ser democráticos oportunizando abordagens, assuntos de interesse dentro de um todo com atitudes que reflitam na escola. Quando se conquista no coletivo, abrange um processo ganhador.
Que pode ser constantemente aprimorado assim que conseguirmos estabelecer parâmetros para que possamos fazer uma avaliação objetiva e que permita-nos diagnosticar dificuldades e problemas a serem sanados, no entanto, temos que levar em consideração situações em que não temos gerencia sobre as ações de melhorias quais estão na mão de pessoas preocupadas apenas com estatística, por exemplo: o grande número de alunos em sala de aula a falta de suporte no acompanhamento aos alunos, falta de infraestrutura entre outras.