PENSAMENTO NÃO DETERMINÍSTICO NA MATEMÁTICA

COLÉGIO PADRE EDUARDO MICHELIS
ARTIGO – SISMÉDIO CADERNO 05 - MATEMÁTICA

COORDENADORA -  LEUNICE RAMME

PROFESSORES:
CARLOS LUIZ SHRIPPE
GERVÁSIO PAULI
GRACIELI REGINA WINGERT
MARCIA KUNZ SCHEIDT
REJANE RODRIGUES CARDOSO
SIDNEI LUIZ FLACH

MISSAL-PR, 03/11/2015

Sabemos da importância do ensino da matemática no nosso meio social, pois a mesma foi construída e evoluiu segundo as necessidades humanas. Isso mostra sua estreita ligação com a humanidade. Segundo Geraldo Ávila na 2ª edição do livro “Várias faces da Matemática” onde o ensino da matemática é justificado pela riqueza dos diferentes processos de criatividade que ela exibe, proporcionando ao educando excelentes oportunidades de exercitar e desenvolver suas faculdades intelectuais, como também do relevante papel que esta disciplina desempenha na construção de todo o edifício do conhecimento humano. Desde os primórdios da civilização, o homem quis entender o mundo em que vive, e parte disso foi respondida pela matemática com muito sucesso, como: Tamanho da Terra, do Sol, da Lua, distância entre os astros, a relação da mesma com a música, com a arte, arquitetura, escultura, etc.
Podemos considerar a matemática como base segura para estruturas científicas e de outras ciências, como Física, Química e Biologia. Sendo assim o ensino da matemática é indispensável, pois é parte sustentável de todo patrimônio cognitivo da humanidade. Esse capital muitas vezes não é visto assim por parte dos alunos, ou seja, com essa importância, fazendo com que o acesso a esse conhecimento seja uma meta quase inalcançável. Talvez seja pela maneira como é abordada, não a contextualizando o que a torna abstrata para uma determinada faixa de idade dos alunos segundo Piaget.
O fazer matemático mobiliza quatro diferentes tipos de raciocínios ou intuições: o pensamento indutivo (ou raciocínios plausíveis, presentes no ato de criação matemática, na formulação intuitiva de novas conjecturas a serem validadas posteriormente); o raciocínio lógico-dedutivo (próprio da Álgebra e Geometria, por exemplo, e de tudo que diz respeito a provas de propriedades em todos os campos da Matemática); a visão geométrico-espacial (necessária para o aprendizado significativo da geometria e de suas aplicações) e o pensamento não-determinístico (característico da estatística e da probabilidade, campos que estudam eventos que envolvem aleatoriedade). (CADERNO 05 etapa II. p.11) A esse último que nós vamos nos ater um pouco mais, com exemplos de exercícios aplicáveis em sala de aula, o qual entra num campo da incerteza e da variabilidade. Proporcionando experiências escolares que promovam uma melhor compreensão do conhecimento matemático elaborado pela humanidade, pode fazer o educando visualizar uma maior importância a esse conhecimento tão importante para nós. 

Atividades:

1- As notas do 2º bimestre dos alunos da 2ª série A do CEPEM no ano 2015 são: 60, 90, 40, 87, 57, 60, 80, 100, 68, 80, 40, 70, 80, 80, 60, 83, 45, 67, 47, 80, 90, 80, 90, 83, 100, 76, 97, 87, 47, 35, 65.
Responda:
a) Representar num gráfico de barras as notas escolhendo o intervalo.
b) Pesquisar e definir: média aritmética, moda e mediana.
c) Calcular a média aritmética, a moda e a mediana desses dados.
d) Que conclusões posso tirar das medidas centrais (média, moda e mediana)?
e) Escolhendo um aluno ao acaso, qual é a chance de esse ter nota acima de 60.
2- Notas bimestrais do aluno João em matemática no ano de 2014: (40, 50, 55 e 65)
a)Qual é a média aritmética de João?
b) O que posso comentar sobre as notas bimestrais de João?
c) Sabendo que a nota mínima da aprovação desse colégio é a média aritmética 60. Na sua opinião, esse aluno deverá ser aprovado?
d) Escolher e representar um gráfico que melhor mostra a evolução das notas durante o ano desse aluno.
e) A média aritmética é a melhor medida central para a aprovação ou reprovação de um aluno? Por quê?
f) Que poderá ser feito para amenizar injustiças cometidas em relação a reprovação, quando usada a média aritmética.

3- Na 2ª série B do colégio CEPEM tem 11 alunos do sexo masculino, dos quais 7 usam o transporte escolar e 16 alunos do sexo feminino dos quais  10 usam  o transporte escolar. (usam o transporte escolar os alunos que residem no interior do município)
Responda:
1.Escolhendo um aluno ao acaso, qual é a chance de esse ser:
a) Do sexo masculino?
b) Um aluno que usa o transporte escolar?
c) Um aluno do sexo feminino que usa o transporte escolar?

4- Problema do sorvete
Os garotos A, B, C e D tomaram um dos tipos de sorvete ilustrados no boxe. Diga qual o nome deles e o que cada um tomou, considerando que Vicente não é A.

http://www.matematica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conte...

REFERÊNCIAS

AVILA, Geraldo Severo de Souza. Várias faces da matemática: tópicos para a licenciatura e leitura geral. 2ª Ed. São Paulo: Blucher, 2010

Formação de professores do ensino médio, Etapa II - Caderno V: Matemática / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores: Ana Paula Jahn... et al.]. – Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014, 49p.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Algoritmo_n%C3%A3o_determin%C3%ADstico

https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&ved=0...