PARTICIPAÇÃO NO CONSELHO DE CLASSE - VISÃO COLETIVA
DOS DOCENTES DO COLÉGIO ELYSIO VIANNA
A priori, o conselho de classe corresponde ao conjunto de opiniões e conceitos levantados e analisados pelos professores a respeito de cada aluno. A base deste trabalho possui uma ênfase fundamental na concepção do processo de ensino-aprendizagem, sendo contextualizados todos os parâmetros educacionais envolvidos durante o ano letivo.
Os principais problemas apresentados no conselho de classe estão inseridos no contexto comportamental de cada aluno em função de sua relação aluno-professor e no tocante a sua participação e absorção do conhecimento dissipado. Com isso, os professores analisam os fatos e determinam um suposto “diagnóstico educacional”, o qual é tratado através de apontamentos metodológicos que norteiam para o seu desenvolvimento educacional e social.
A principal indagação que ocorre no contexto metodológico é quando ocorre uma dificuldade de interpretação entre situações que transcorrem para uma problemática apresentada por uma determinada situação pedagógica e uma ocorrência educacional, a qual podemos defini-la como queixa. Portanto, podemos definir problema como um apontamento ou dificuldade pedagógica, a qual deve ser interpretada, analisada e solucionada com medidas específicas. Por outro lado, temos a queixa que é uma reclamação metodológica por uma determinada situação pontual, a qual pode ser tratada com medidas mais objetivas e imediatas.
Quando o conselho de classe determina, ou melhor, dizendo, aponta uma determinada solução para um problema apresentado referente ao ensino-aprendizagem, este procura direcionar para um aprimoramento de praticas de ensino ou de soluções já apresentadas em outrora, as quais obtiveram sucesso em suas aplicabilidades.
Um conselho é dito democrático, quando todos os seus membros participam ,orientam e determinam em conjunto, possíveis soluções para as problemáticas pedagógicas apresentadas.
É necessário que o conselho de classe de cada escola, possua mais autonomia escolar, isto é, todas as propostas apresentadas e acolhidas pelo
mesmo, devem ser postas em práticas e aceitas pelos núcleos regionais de educação. É importante que os núcleos educacionais tenham a sensibilidade, compreensão e discernimento sobre cada escola e o seu entorno, com isso, o trabalho realizado pelo conselho ficará mais profícuo.
Texto elaborado pelos seguintes professores do Colégio Estadual Professor Elysio Vianna: Adimar Garcia Machado, Alan Carter Kullack, Bassima Ali Youssef, Beane Wrublevski, Carmen Patrícia Basílio Araújo, Danielle Cristina Cruz Scheremeta Jacomel, Edna Aparecida de Souza Harnisch, Elaine Camacho dos Santos, Elma Cristina Grando, Enory Cofferi, Luciane de Oliveira Costa, Marcio Roberto Lopes, Mari Ellen Pirolo, Rafael Eduardo Westphalen, Raquel de Melo Ribeiro, Rita de Cassia Bianchi, Rosana do Rocio dos Reis Hack, Rosane Farrar, Roseli Terezinha Marconcin Cardoso, Sandra Mara Ayres e Figueiredo, Sany Maria Lapcouski, Sheila Cristhina da Rocha Ferreira, Valeria Antunes Iongblod, Vânia Ribeiro Cruz, Viviane Maria Dissenha e Aparecida Nunes Marques.