PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA ESCOLA

Em nossa instituição percebe-se que a maioria dos pais são ausentes na participação na vida escolar dos filhos, especialmente os responsáveis pelos alunos do Ensino Médio. Temos um grande número de alunos, cujos pais em decorrência da elevada carga horária de trabalho não dão conta de acompanhar seus filhos, seja na vida familiar, seja na vida escolar.

Percebe-se que raramente algum responsável demonstra interesse pelo processo de aprendizagem, vários comparecem ao final dos bimestres para acompanhar o desempenho de seus filhos porém, o interesse é apenas nas notas obtidas e não no processo como um todo. Nas reuniões convocadas pela Equipe Pedagógica e Direção a participação dos responsáveis é pequena. Buscando uma maior participação a instituição procura realizar reuniões em diferentes horários ao longo do ano.
Na maioria das vezes os pais e responsáveis procuram a instituição quando ocorre um problema com seu filho. Nessas situações a escola acolhe a família, orientando e mobilizando-os para o processo de ensino aprendizagem, buscando estabelecer um clima de diálogo.
A escolha do diretor em nossa escola dá-se por eleição direta, constitui-se como processo democrático, com a participação efetiva da comunidade escolar: equipe pedagógica, corpo docente, discente, agentes educacionais e pais/responsáveis. A participação dos profissionais da instituição dá-se de maneira engajada, com responsabilidade e criticidade. A maioria dos alunos votantes participa. Em contra partida, a participação dos pais ou responsáveis é pequena, que deveriam votar em nome dos alunos não votantes, apesar da grande divulgação de todo o processo, inclusive pela imprensa local.
A participação dos pais na gestão escolar ainda é pequena, apesar de termos representantes dos pais no Conselho Escolar e na APMF. A atuação é bastante superficial, normalmente restrito ao acompanhamento das verbas recebidas pela APMF, ou seja, ainda temos que superar alguns condicionantes que dificultam a efetiva participação dos pais.  A instituição tem chamado os pais para conversar sobre problemas cotidianos e para debater algumas questões pedagógicas, como por exemplo: mudanças no sistema de avaliação. A escola também busca articular-se com os movimentos sociais do bairro.
Entende-se que a gestão democrática é um processo que deve promover a cultura do diálogo. E, este deveria iniciar-se em casa, com a participação ativa dos pais demonstrando interesse pela vida escolar dos filhos, assumindo responsabilidades sobre a aprendizagem. Para tanto é preciso que os pais se disponham a participar, inclusive comparecendo as reuniões, encontrando tempo para estudar/conhecer as questões cotidianas da escola e se dispondo participar dos momentos de tomada de decisões.