Colégio Estadual do Campo Coelho Neto
Orientadora de estudos: Dione Elenice Mohler Martelo
AYALA REJANE GUERREIRO THEISEN
ELIS REGINA CAPELIN DORNELES
JACINTO VAGNER RUPP
LEONI BARBOSA DA SILVA SCHOMMER
LUCIANA GARLINI
MARCELO THEISEN
MARIA DEL CASTANHEL PERON HUBNER
ROSEMERI APARECIDA DA SILVA SANTOS
Etapa II caderno I
Hoje vivemos sob a crise do paradigma moderno, paradigma da educação, da evolução, da revolução de informações e assim sucessivamente. Muitos pensadores afirmam que é a Ciência Moderna que determinou o modo de ser e agir do ser humano contemporâneo. Muitos ainda afirmam que o paradigma moderno, hoje em crise, começou a tomar vulto com o italiano Galileu quando fez os primeiros experimentos que deram origem à racionalidade.
Mais tarde a filosofia deweyana vem na tentativa de conectar o pensamento reflexivo com os acontecimentos da experiência diária. O método empírico, do qual o pragmatismo faz parte, requer da filosofia que os métodos refinados sejam submetidos à experiência primária, que está no plano da relação com as emoções e as impressões primeiras. Suas conclusões devem ser trazidas à experiência ordinária, em toda a sua rudeza, a fim de serem verificadas. O pensamento deweyano, nesse sentido, como construção teórica, responde a uma necessidade eminentemente prática do mundo de estabelecer uma organização social que estimule a flexibilidade das interações entre os indivíduos.
Então pergunto qual a ligação entre Galileu e John Dewey em relação a todas as disciplinas e conteúdos apresentados no espaço escolar hoje ? Muitas são as respostas e muitas são as dúvidas. Quando Galileu através de seus experimentos chegou a origem da racionalidade de certa forma explica o contexto em que as escolas estão inseridas até os dias atuais, seguem a lógica do sistema capitalista apesar deste mostrar a cada dia diferentes faces. Seguem a lógica da ordem cronológica quando da seriação por idade. Segue a hierarquização que ainda está muito presente em toda a nossa sociedade.
Seguindo a lógica de Dewey que estimula a flexibilização das interações entre os indivíduos de certa forma também corabora como necessidade, prática cultural... Porém o mesmo Dewey mostra que é necessário seguirmos novos caminhos no campo educacional, quebra paradigmas de fato, estimular e flexibilizar pode ser buscar o novo, mais do que isso criar novos conceitos e quebrar velhos pré-conceitos.
Os matérias utilizados para estudos neste primeiro caderno trazem aos educandos um amplo debate e questionamentos sobre o contexto que a educação ainda está inserida e como esta pode ser trabalhada para equacionar problemas e desafios que encontramos em nosso dia-a-dia, sejam estes de ordem econômica, social ou cultural.
Compreender se realmente estamos conseguindo a formação crítica ou com o atraso organizacional à escola está apenas produzindo um amontoado de seres alienados. Ir além, proporcionar discussões mais amplas como o quanto era difícil o acesso à educação no século passado, a obrigatoriedade na atualidade. Antes aqueles que tinham dificuldades de adaptar-se ao sistema eram excluídos e pronto. Hoje o sistema obriga a criança, o jovem à estudar até a maioridade, e aqueles que não conseguem adaptar-se ao sistema são classificados como “seres” que apresentam algum tipo de transtorno de aprendizagem e devem ser tratados ou psicologicamente, ou com medicamentos... É muito forte falar, mas a verdade é que estamos tentando salvar um sistema falido, arcaico. Precisamos de rumos novos e muitos viés estão sendo traçados, o fato é que está demorando muito e quando esse paradigma tão tradicional em que se encontra a educação for quebrado pode ser que o momento seja outro e já esteja necessitando de outras soluções. Os estudos e formações continuadas vem apontando uma luz, mas os caminhos são muitos e ainda não sabemos ao certo por onde ir. Talvez devêssemos escutar mais os maiores interessados de todo esse processo. Nossos alunos!
Referências Bibliográficas
http://ead.utfpr.edu.br/moodle/mod/assignment/view.php?id=57962
http://charlezine.com.br/50-filosofos-contemporaneos acessado em 31 de março de 2015
pt.wikipedia.org/wiki/John_Dewey acessado em 31 de março de 2015
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/john-dewey-428136.shtml acessado em 31 de março de 2015