Refletir sobre as nossas práticas e, ainda, suas implicações na formação dos sujeitos do ensino médio dentro de uma perspectiva de formação humana integral na busca constante pela melhoria na qualidade do ensino, tem sido uma constante.
Hoje, os jovens demandam uma escola que faça sentido em suas vidas, que a educação “recebida” seja relevante, que produza algum efeito, cause alguma mudança no seu cotidiano. Pensar em como a escola pode se posicionar frente a esta “nova” necessidade é primordial. A função da escola precisa ser repensada. Neste sentido, os componentes curriculares assumem um papel de extrema relevância na formação pela clara necessidade deste estar diretamente ligado aos sujeitos para os quais se destina.
O currículo precisa ser o resultado de uma construção coletiva, planejada e executada coletivamente. Deve ter definidos seus pontos de partida e chegada, assim como, reflexões sobre o que e o porque ensinar. O rol de conhecimentos a serem eleitos devem ser pensados levando-se em consideração as necessidades dos sujeitos envolvidos, seus anseios. Estes não podem resumir-se ao sumário do livro didático utilizado.
Muitas vezes, nos pegamos pensando em “como fazer” e nos esquecemos de que muito mais importante do que saber “como fazer” é saber “o que fazer”. Uma concepção de educação admirável vai muito mais além de metodologias de ensino inovadoras. São finalidades, objetivos estabelecidos a serem alcançados. Objetivos previamente pensados, vislumbrados, estudados. É um processo no qual alunos, professores, pais, sentam conversam, discutem, refletem acerca do local em que vivem, suas possibilidades, sua realidade, seus problemas. Desta forma todos reconhecem e se reconhecem enquanto sujeitos participantes, atuantes na educação. Responsáveis.
Isso é um desafio se considerarmos todas as implicações e decisões envolvidas a serem tomadas em termos de currículo incluindo o conceito de formação humana integral e organizado na perspectiva da integração entre trabalho, ciência, tecnologia e cultura.
Professores
Colégio Estadual Sertãozinho - EFM
Matinhos/ PR