Para quê você literatura?

Para que serve a literatura? Tente imaginar um mundo sem literatura.  Em seguida pergunte se esse mundo imaginado existe? Pergunta-se para que serve a literatura? Para quem é a literatura? Quem faz literatura? Perguntas que em primeiro momento penso ser fácil responder. Entretanto ao parar para tentar escrever (nesse caso digitar), noto que não é tão simples como pensava.

Depois de um tempo sentada em frente ao computador, pensando como começar, vejo que ainda continuo a divagar sobre os questionamentos que a mim mesma fiz. Definitivamente não é fácil dizer para que serve a literatura.

O que posso nesse momento dizer é que literatura é importante. Importante para as crianças, para os jovens, adultos e idosos. Que a literatura é a passagem mais barata que as pessoas têm para viajar o mundo. Conheço lugares com as historias, que talvez eu nunca conseguiria conhecer se fosse viajar de “corpo presente”.

A literatura deveria ser alimento cotidiano das pessoas em geral. Mas não para deixar no canto do prato como se faz com as verduras. Esse alimento deve ser degustado, como se fosse o chocolate para os chocólatras, provocando uma mistura de loucura, ansiedade, desejo, desespero, paixão e prazer, além daquele querer se mais.

Com a literatura você não só pode ser quem você quiser, mas todo esse querer ao mesmo tempo. Ler, escutar literatura mantém-nos vivos, pulsando em mundo de imensas possibilidades. A mesma possibilita a comunicação com vários sujeitos em todo o mundo. Faz-se conhecer novas culturas, as formas de viver, as crenças, gostos etc.

Com a literatura as pessoas começam a discernir acerca de varias discussões, desenvolvendo melhor o senso critico sobre muitas coisas que são escritas hoje, e que por muitas das vezes passam despercebidas e o pior são propagadas para todos os lados.

Comunidades: