PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO. Colégio Estadual Vereador Francisco Galdino de Lima. Toledo PR.

Professores Cursistas: Délia Maria Michelon; Valdeane Cassia E. Bezerra; Lucimara de Souza; Josiane Protti; Jane Françoise Donadel; José Odecio Langer; Marinalva Matsuo.

ETPA II - TEMÁTICA II
As Ciências Humanas constituem um campo recente do saber que data do século XIX. Antes disso, o homem, a vida, a linguagem e o trabalho não existiam como problemas que merecessem ser pensados, problematizados e tornados saberes. TODO SABER NASCE DA NECESSIDADE.
Entende-se por Ciências Humanas a área do conhecimento na qual estão incluídas a História, a Geografia, a Filosofia e a Sociologia. Cada um desses componentes curriculares é derivado de conhecimentos científicos e disciplinares.
A partir da Renascença, as Humanidades foram progressivamente institucionalizadas como conhecimento referencial. Os professores italianos de Gramática e Retórica muniram-se cada vez mais de recursos pedagógicos formalizados em livros, manuais e instrucionais.
No Brasil as reformas promovidas pelo governo federal, a do ministro Francisco Campos, de 1931, e a do ministro Gustavo Capanema, em 1942. (BOMENY, 1993, p. 24-39). Movimento da Escola Nova, com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932.
Nos procedimentos investigativos, ao trabalharmos com as perspectivas da desnaturalização, do estranhamento e da sensibilização, podemos compreender, bem como tornar compreensíveis aos estudantes, o impacto cotidiano das novas tecnologias de informação, desde o uso de celulares e smartphones, passando pela produção de conteúdos na internet, em sites e nas redes sociais, até às formas de sociabilidade produzidas historicamente por tais mediações.
Para a reflexão das questões éticas com os jovens estudantes do Ensino Médio faz-se necessário relacioná-las a conceitos de bem e de mal, de certo e de errado, de justiça e de injustiça e de virtude e vício, entre outros.
A categoria do trabalho, para as Ciências Humanas, é considerado essencial para a vida em sociedade. Entretanto, podemos entender trabalho como uma ação pela qual o ser humano transforma o meio em que vive, e, ao mesmo tempo, como um produto das diferentes formas de organização social.
O trabalho é essencial para a vida e uma característica inerente ao ser humano, já que potencializa as nossas capacidades intelectuais e físicas.