PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MEDIO - CADERNO II - CIENCIAS HUMANAS - COLÉGIO CATARATAS DO IGUAÇU - FOZ DO IGUAÇU
PACTO ENSINO MÉDIO – II ETAPA ENCONTRO DO DIAS 01, 08 E 22/08/2015,
1- REFLEXÃO E AÇÃO – páginas 18 e 19
Caro professor, cara professora, o texto abaixo sugere que o trabalho interdisciplinar exige o “encargo da compreensão”. Leia o texto e discuta este conceito entre seus colegas. Registre em um texto as principais ideias debatidas, e em seguida, identifique um conteúdo ou tema do seu componente curricular com potencial para uma ação interdisciplinar. “Apesar de os estudos de processos integrativos serem pequenos em número, os autores concordam em vários pontos. Tomar emprestado de outra disciplina exige assumir o que Janice Lauer chamou de ‘encargo da compreensão’. É necessária uma compreensão mínima do seu mapa cognitivo, incluindo os conceitos básicos, modos de investigação, termos, categorias de observação, técnicas de representação, padrões de prova e tipos de explicação. Aprender uma disciplina a fim de praticá-la é, porém, diferente de usá-la para propósitos interdisciplinares. O domínio da disciplina denota conhecimento completo. O Formação de Professores do Ensino Médio trabalho interdisciplinar exige adequação. Os que tomam algo emprestado não reivindicam expertise em todas as áreas. Eles identificam informações, conceitos ou teorias, métodos ou ferramentas relevantes para a compreensão de um problema particular, processo ou fenômeno. Além disso, não há nenhum Esperanto interdisciplinar. (...) A linguagem interdisciplinar normalmente evolui por meio do desenvolvimento de uma língua de comércio que se torna um pidgin definido em linguística como uma língua provisória ou um crioulo – uma nova primeira língua de uma comunidade” (Klein, Julie Thompson. Humanities, culture, and interdisciplinarity: the changing American academy. Albany: State University of New York Press, 2005).
RESPOSTA:
Não há dúvida de que processos integrativos exigem maior compreensão por parte dos proponentes. Da mesma forma, não há o que questionar sobre a riqueza dos resultados produzidos a partir de processo integrativos. Ensinar pressupõe compreender, e compreender de forma integral e integrada, logo o profissional PROFESSOR precisa dominar o conhecimento de tal forma que o permita transitar, com tranquilidade e segurança, na sua área, nas áreas adjuntas ao assunto abordado de forma interdisciplinar e especialmente na sua disciplina. Tudo isso pode parecer impossível, pode causar medo, pode podar nossa atuação tornando-nos acomodados,como pode fazer justamente o contrário: instigar-nos para a superação, nos desafiar a vencermos o encargo da compreensão integral e integrada.
Segue a nossa proposta de atividade interdisciplinar
Tema Proposto: ESTUDO DA POPULAÇÃO HUMANA
Área das Ciências Humanas
Geografia e História: conceito de população, fatores que determinam o crescimento populacional, movimentações e atividades econômicas, processos de colonizações;
Matemática: densidade demográfica, estatística do crescimento populacional, pirâmide etária;
Química: produção de medicamentos, conservação dos alimentos, produção de novos produtos,
Biologia: doenças, ocupação dos espaços urbanos e rurais, uso dos recursos naturais, disponibilidade de água e energia, sustentabilidade.
Língua Portuguesa: interpretação de textos diversos sobre o tema (notícias, gráficos, tirinhas, ...), dialetos regionais
Sociologia:organização da Sociedade e suas relações
Filosofia: principais pensadores sobre a sociedade
Arte: memória e patrimônio cultural das sociedades
LEM: derivação da língua portuguesa
Educação Física: danças, brincadeiras e esportes característicos de cada povo e sua influência na cultura, na organização e na economia da sociedade ao longo dos tempos.
Física: fenômenos físicos aplicados ao cotidiano.
REFLEXÃO E AÇÃO – páginas 27 e 28
Caro professor, cara professora, como sugestão para o desenvolvimento de um bom trabalho e com foco no processo de humanização, sugerimos a realização de um exercício simples com os jovens. Peça que eles escrevam (ou utilizem outra forma de expressão mais atraente, como um pequeno vídeo, uma teatralização etc) quais são seus valores atuais, seus planos para o futuro, e como eles se imaginam daqui a 10 anos. Acreditamos que com este exercício simples você poderá se surpreender com a beleza de muitos sonhos, com o valor que estes jovens dão a família e a escola. Esses dados podem ser expostos, sem identificação dos autores, mas como forma de valorizar o jeito de cada um. Lembre-se que conhecer os sujeitos da aprendizagem é fundamental. Poderá fazer toda a diferença na condução das nossas aulas. Nos tornará profissionais mais próximos do que o jovem estudante também espera de um professor. Depois de realizar essa ação, registre as conclusões por escrito e socialize no seu grupo de estudo.
RESPOSTA:
Analisando os relatos dos discentes, percebemos que de modo geral, eles tem seus valores influenciados por sua família. Presam valores tradicionais (companheirismo, respeito, honestidade), esperam ter uma vida estável e de certa forma simples, estudar, ter um emprego , casa, filhos e estar rodeados de pessoas que amam. Pode se perceber que apesar de no dia a dia da sala de aula, esses alunos não demostrarem compreender a importância do estudo para seu crescimento pessoal e profissional, eles sabem que é esse o caminho para ter um futuro melhor, onde podem conquistar seus objetivos e expectativas.
REFLEXÃO E AÇÃO – Página 36
Caros professores, caras professoras, sugerimos uma atividade que possibilite refletir acerca das mudanças que envolvem os processos de seleção de conteúdos e conhecimentos, e elaboração de ações curriculares. Para isso você pode consultar e comparar livros didáticos distintos, Legislação Educacional de diferentes instâncias (Municipal, Estadual, Federal), entrevistar e conversar com professores mais experientes, dentre outras possibilidades, com o objetivo de identificar mudanças e permanências nos conteúdos ensinados. Registre em um texto suas principais conclusões. Com base nestas reflexões, e levando em conta os exercícios feitos ao final das Unidades 1 e 2, planeje uma ação curricular que considere a realidade específica de seus estudantes em uma abordagem interdisciplinar entre diferentes componentes curriculares. Entenda-se por “ação curricular” uma sequência didática, uma unidade programática, um trabalho de campo, um projeto de ensino etc. Este planejamento deverá ser registrado e entregue.
RESPOSTA:
Ouvindo vários relatos de colegas como cerca de mais de 10 anos de experiência como professores percebemos que os livros didáticos atuais, na sua grande maioria, apresentam o conteúdo de forma muito sucinta. Talvez essa adequação tenha sido feita em função da redução da carga horária das disciplinas, principalmente no ensino médio. No entanto a falta do conteúdo mais aprofundado e contextualizado prejudicou a qualidade da aprendizagem. Percebemos também que a metodologia e o nome das disciplinas, mudaram. Hoje o ensino é mais flexível e superficial. Utilizam-se várias ferramentas na tentativa de potencializar a aprendizagem. Os conteúdos, considerados base nacional comum, não mudaram. O que mudou foi a abordagem destes conteúdos e a desvalorização do processo de escolarização por parte do sistema. A legislação educacional brasileira não tem dado conta de resolver os principais problemas da Educação Básica. A política nacional de educação básica não conseguiu resolver até agora, se quer a questão da valorização dos profissionais que atuam no setor educacional.
Ciências Humanas
Unidade Curricular: TRABALHO E CIDADANIA
Carga Horária: 10 aulas (4 de História, 2 de Sociologia, 2 de Filosofia, 2 de Língua Portuguesa, 2 Geografia)
História: Abordagem histórica da mudança das Leis trabalhistas desde o Brasil colônia. Como o país se organiza em função das necessidades do mundo do trabalho. Mercado do trabalho e políticas de públicas de incentivo à pesquisa para atender às necessidades do desenvolvimento do país.
Filosofia: A visão do trabalho para o ser humano
Sociologia: A organização do mundo do trabalho
REFLEXÃO E AÇÃO- páginas 44 e 45
Caro professor, cara professora, no nosso dia a dia temos a tendência de utilizarmos livros didáticos que por vezes não contemplam determinados conteúdos que pretendemos abordar. No entanto, eles são, em muitos casos, um dos poucos materiais pedagógicos que a escola dispõe. Diante dessa situação também não é desejável que este material seja o único, ou ainda, seja substituído pela cópia de textos no quadro. Uma possibilidade é criarmos propostas de investigação e desafios para os estudantes, permitindo que eles próprios busquem nos livros didáticos, ou em outros materiais – jornais, revistas, conteúdos disponibilizados na internet e outras mídias -, os quais possam viabilizar a pesquisa, refutando ou confirmando hipóteses construídas pelos estudantes. Propomos então como atividade, a criação de uma proposta de ação curricular na área de Ciências Humanas baseada na formulação de um problema a ser investigado. Sugerimos como tema a alimentação. Os estudantes podem, a partir de uma questão inicial apresentada pelos professores, construir uma hipótese para resolvê-la ou interpretá-la. Na sequência, os próprios estudantes poderão estabelecer as etapas para a verificação da hipótese, envolvendo diversos procedimentos: pesquisa bibliográfica, saídas a campo, realização de entrevistas, observação dos hábitos alimentares dos colegas, dos familiares e das comunidades locais, entre outros. A partir dos resultados alcançados, os professores podem apresentar questionamentos e análises complementares, como por exemplo: a qualidade dos alimentos consumidos, suas influências nas condições de vida e de saúde, o impacto dos hábitos alimentares no meio ambiente, as relações entre alimentação e cultura, a diversidade dos hábitos alimentares entre grupos e sociedades ao longo da história, o problema da fome, as relações entre interesses econômicos, produção e comércio de alimentos, entre outros. Na verdade, o que propomos é que vocês, professores e professoras, criem uma investigação científica geradora de conhecimentos significativos, valorizadora da autonomia dos estudantes e propiciadora de possíveis mudanças nas atitudes dos estudantes. Para isso, é fundamental que haja interdisciplinaridade e integração de saberes. Depois de planejar e realizar essa ação, registre os procedimentos e resultados por escrito, incluindo fotos, destacando a produção dos estudantes, bem como as formas de socialização com a comunidade escolar.
RESPOSTA:
Tema Gerador: Educação Alimentar e Saúde
TEMA DE INVESTIGAÇÃO
Hábitos alimentares, estilo de vida e estado nutricional dos adolescentes e jovens do Ensino Médio do Colégio Estadual Cataratas do Iguaçu – Foz do Iguaçu/PR.
JUSTIFICATIVA
É consenso que a saúde, a nutrição e o estilo de vida em fases precoces do desenvolvimento têm relação direta com a saúde ao longo da vida, especialmente no que diz respeito ao excesso de peso e às doenças crônicas não transmissíveis, que são causas importantes de morbimortalidade no país. Tendo em vista a crescente taxa de excesso de peso e obesidade entre adolescentes e jovens e as importantes mudanças na alimentação e no estilo de vida dos jovens brasileiros, ressalta-se a necessidade de identificar e intervir sobre esses fatores de exposição, visando intervir positivamente através da discussão desses assuntos no âmbito escolar.
METODOLOGIA
Serão analisados dados de um estudo, de base escolar, realizado no ano de 2015, que trabalhou com 370 adolescentes de ambos os sexos, de 14 a 20 anos de idade, estudantes do ensino médio, da rede pública, da área urbana do município de Foz do Iguaçu/PR.
Para a realização desta pesquisa será constituída uma equipe multidisciplinar envolvendo: professores de Biologia, Educação Física, Matemática, Português, História, Química, Filosofia, Geografia, Sociologia, e Arte além de outros profissionais da área de saúde como nutricionista, um médico clínico geral e um fisioterapeuta.
O desenvolvimento dos trabalhos poderá ocorrer da seguinte maneira:
1-Inicialmente será feita uma reunião com esta equipe multidisciplinar para apresentação da ideia do projeto de investigação;
2- Discussão do tema com os estudantes, nas aulas de Biologia;
3- Em Filosofia, Sociologia e História serão realizadas discussões sobre a relação do trabalho nas sociedades e a revolução industrial na produção do alimento. Ainda a influência da cultural nos hábitos alimentares.
4- Em Geografia os alunos poderão investigar quais países do mundo apresentam índices populacionais elevados de obesidade.
5- Em Química o professor abordará os diversos processos de industrialização dos alimentos enfatizando a atuação das substâncias utilizadas nos processos dos industrializados para conservação dos alimentos e como isso interfere diretamente na saúde alimentar. Também incluirá discussões sobre o consumo de narguilé.
3- Elaboração de um instrumento de investigação para identificar os hábitos alimentares e o estilo de vida dos estudantes do Ensino Médio. Poderá ser um formulário/questionário. Este instrumento investigará os seguintes aspectos:
• Relação da massa corporal e estatura;
• Hábitos de consumo nas refeições;
• Qualidade da dieta alimentar;
• Comportamento de risco à saúde devido ao estilo de vida;
• Auto percepção da qualidade da alimentação e da saúde.
4- Organização dos alunos em grupos para aplicação dos questionários.
5 - Análise dos resultados com a equipe multidisciplinar.
6- Apresentação e discussão dos resultados com os estudantes.
7- Utilização das informações obtidas nos questionários para estudo dos conteúdos: estatística em Matemática, atividade física em Educação Física, aspectos culturais em Arte, fatores de risco e reeducação alimentar em Biologia.
AÇÕES NO COLÉGIO
• Incentivar a participação dos estudantes em projetos de esporte, arte e dança.
• Analisar o cardápio da merenda escolar do colégio.
• Melhorar a estética do espaço do refeitório do colégio com a fixação de algumas telas produzidas pelos alunos neste espaço.
• Produzir material educativo em vídeo promovendo educação saudável e prática de atividade física. Ainda, poderão ser trabalhados vários gêneros textuais através da produção dos relatórios e materiais informativos que serão socializados com todos os alunos.
• Instituir no colégio, no final de cada bimestre, um dia para que o lanche escolar seja especial, priorizando alimentos saudáveis. Esta medida visa estimular os adolescentes e jovens a experimentar novos sabores alimentares caminhando para a aquisição de hábitos alimentares mais saudáveis.
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