COLÉGIO ESTADUAL TANCREDO NEVES – FRANCISCO BELTRÃO
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
CADERNO 3 – CIÊNCIAS DA NATUREZA
O caderno III do Pacto – Ciências Naturais abrange as disciplinas Arte, Educação Física, Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna.
Nesse caderno, o MEC enfatiza alguns pontos considerados importantes para a formação do estudante do Ensino Médio: contextualização dos conteúdos trabalhados em sala de aula; direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento humano; eixos integradores do currículo – trabalho, ciência, tecnologia, cultura.
Com relação à especificidade da área em estudo – Ciências da Natureza, os textos apresentam modelos de abordagens metodológicas, onde a equipe pedagógica e os professores cursistas podem discutir sobre a sua utilidade na escola onde trabalham.
Aprendemos mais uma vez que é necessário problematizar a realidade como meio de investigação científica aliada à abordagem teórica dos conteúdos curriculares. Nessa perspectiva, o professor tem a possibilidade de integrar conhecimentos de sua disciplina com outras da sua ou de outras áreas.
Para os professores do Colégio Estadual Tancredo Neves, a prática da ação interdisciplinar é possível, porém, para que ela alcance o nível de qualidade desejado, é preciso considerar alguns aspectos, tais sejam: o professor deve ter domínio e conhecimento do objeto de estudo e do conteúdo da sua disciplina; buscar fontes além em outras disciplinas/áreas de conhecimento; trabalhar os conteúdos com base na realidade; realizar diagnóstico junto aos alunos para obter seu nível de conhecimento acerca dos conteúdos trabalhados.
Analisando os modelos de abordagem pedagógica postos no caderno III, percebemos mais uma vez que o MEC faz uso de duas linhas pedagógicas distintas. Na prática, uma delas considera a interdisciplinaridade como ferramenta de integração curricular por meio de projetos. A outra envolve uma linha pedagógica atrelada a outra – freireana e crítica.
Considerando a linha pedagógica histórico-crítica adotada pelas escolas estaduais do Paraná, julgamos que, para a nossa prática pedagógica, ambas estão em desacordo com os objetivos de formação humana e integral dos estudantes do ensino médio. Portanto, depois de analisar as duas propostas, procuramos criar uma alternativa que venha de encontro à nossa realidade e aos objetivos contidos no PPP das escolas estaduais do nosso estado.
Assim, com base no conteúdo da unidade III do caderno do MEC, delineamos alguns passos para nortear o trabalho docente no âmbito da integração curricular em sala de aula:
1) Investigação de conteúdo
O professor seleciona um conteúdo básico/específico que está sendo trabalhado no período.
2) Estudo da realidade
O professor efetuar diagnóstico com o objetivo de conhecer o nível de conhecimento dos alunos acerca do conteúdo que será trabalhado.
3) Problematização Inicial
Com a devida mediação do professor, os estudantes elaboram questionamentos sobre os conteúdos em relação ao seu conhecimento sobre a realidade.
O questionamento pode ser realizado durante/após o diagnóstico realizado em sala de aula.
4) Organização do Conhecimento
- O professor trabalha os conhecimentos científicos referentes ao conteúdo trabalhado.
- Procedimentos e metodológicos: propiciar atividades diversificadas aos estudantes, como leituras, pesquisas sobre a realidade (individual ou coletiva), interpretação, argumentações.
- Recursos: fontes bibliográficas e via internet, pesquisas de campo, entrevistas, imagens, etc.
Dinâmica/metodologia: pesquisa, textos, aula expositiva...
5) Aplicação do Conhecimento
Os argumentos e conhecimentos elaborados são organizados e publicizados.
Ações do professor:
- promover a releitura da problematização inicial com vistas à e ampliação do conhecimento por meio do estudo científico;
- realizar questionamentos por meio de debates em sala de aula, construção de textos e artigos onde os alunos possam expressar o aprendizado.
Esta é uma forma de os alunos demonstrarem a aquisição do conhecimento científico.
O estudo do caderno III proporcionou um crescimento importante para os professores quanto à compreensão da proposta de formação do estudante. Percebemos que os cursistas tiveram posse de conhecimentos específicos da prática pedagógica que os auxiliará na ação interdisciplinar.