Pacto Nacional Reflexão e ação 1

Pacto Nacional
Reflexão e ação 1
A partir da reconstrução histórica aqui apresentada, identifique — individualmente e em grupo — os desafios que permanecem para o ensino médio na realidade brasileira e levantem possibilidades de explicação para eles.
A partir da leitura do histórico da educação  do ensino médio no Brasil pude notar que sempre houve uma disparidade entre as classes sociais. A elite sempre a frente e conquistando seus direitos e a classe trabalhadora sempre em desvantagem. E não vai adiantar mudar o currículo para resolver este embate. Se o educando, principalmente do período noturno é um trabalhador, ele vem cansado e desmotivado para o colégio. Se tentarmos mudar a metodologia, as vezes o conteúdo se esvai em projetos longos que despertam a permanência, mas não vão colher frutos desse trabalho para uma luta por uma vaga no ensino superior.
Reflexão e ação 2
CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR
A Unidade Escolar Colégio Estadual Unidade Polo de Jandaia do Sul é composta por alunos oriundos da rede pública de ensino, sendo que menos de 10% são da rede privada de ensino.  O turno matutino concentra alunos com idade entre 10 e 18 anos, sendo que o noturno a maioria encontra-se em defasagem idade/série.
               Temos alguns alunos que possuem o Bolsa Família, o que contribui para que a frequência escolar seja também garantida. Observou-se que muitos não têm casa própria e não moram com os pais ou provenientes de famílias com pais separados.
O Colégio aderiu ao programa Ensino Médio Inovador por acreditar na inclusão acadêmica e social dos jovens que deixaram de frequentar a escola por diversas razões, afastando-se cada vez mais do ambiente escolar.
Quanto à origem étnica das famílias e dos alunos, diagnosticada pelo Colégio Estadual Unidade Polo, em seu PPP, apresenta numerosas diferenças, afinal cada ser humano é único no conjunto de suas características. Alunos provenientes da zona rural, Distrito São José, periferia e a maioria moradora do bairro Guadalajara. Temos uma comunidade escolar com um perfil socioeconômico e cultural médio baixo, com alunos frequentes no ensino diurno trabalhadores em um período do dia, impossibilitando-os de frequentarem atividades complementares do período integral. No período noturno do ensino médio formados por trabalhadores, acontecendo possíveis abandonos durante o período letivo e consequentemente dificuldade na aprendizagem. Tendo as famílias como nível salarial médio entre 1 a 3 salários mínimos.
Quanto ao gênero, temos indivíduos que assumem sua homossexualidade, sendo visível a busca de alunos com este perfil por saberem que o colégio não apresenta visível discriminação nem por parte da comunidade discente e docente. Sendo difícil colocar em números pela situação em que alguns se encontram e o nível de aceitação individual e familiar.
     Sobre a questão racial, a maioria se considera branco, mas verificam-se que existe uma pequena porcentagem de negros, a maioria de pardos, alguns descendentes europeus e asiáticos.
       Diante desta heterogeneidade, estimulamos em nosso aluno, a necessidade de ser reconhecido e de fazer a DIFERENÇA tanto em sua vida pessoal, na comunidade em que atua, quanto no ambiente de trabalho. Com isso os transformamos em pessoas cientes de seu valor, de seu lugar no mundo e extremamente comprometido em oferecer um "algo a mais" e trazer sucesso a qualquer atividade a qual esteja envolvido. Ao formar um aluno com este perfil, desenvolvem-se as competências necessárias para que este não seja considerado apenas “uma força de trabalho” e sim, para que ele tenha condições de, no futuro, assumir posições de liderança e construir uma carreira sólida dentro de uma empresa.