Pacto nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio -O jovem como Sujeito do Ensino Médio.

 

A  escola deve proporcionar aos jovens que estão inseridos em seus espaços uma formação que tenha ênfase no conteúdo, prepara-los, para que instrumentalizados com o saber sistematizado possam ter condições de ter seu projeto de vida resgatado de interesses outrem que não os seus. Como  disse ( Machado,2004,p.7) "não se pode projetar pelos outros".
Esta é a função primordial da Escola enquanto instituição de ensino, embora  como professores nos deparamos com muitas situações advinda de desconfortos familiares, de problemas causados por manobras políticas, que atingem pais e mães no cotidiano de sustentar e tentar dar uma educação decente aos seus filhos para que possam ter em um futuro próximo uma vida digna e  conquistarem  sua independência pessoal.
Dentro da minha experiência no magistério, tenho me deparado com inúmeras situações de  relacionamento professor aluno, mas vejo que a maioria dos jovens  ainda tem confiança
e procuram os professores com quem tem maior afinidade para desabafar ou  pedir conselhos, tirar dúvidas de muitas situações querendo saber o que o professor pensa sobre determinado assunto e sinto receptividade na maioria dos  colegas em atendê-los.
Vejo que a escola muitas vezes para estes jovens tornou-se um local seguro de encontro com os seus pares, o problema  é que os jovens com exceções é claro, não tem o discernimento  ou a percepção do que estudam com a realidade em que vivem e com  conteúdos fragmentados  como um mosaico que vai aos  poucos desvendando o todo, e muitas vezes tem que ser dessa maneira apresentado.
Os conteúdos por blocos pode auxiliar no entendimento de uma parte do todo,em relação   ao  modelo em que cada 50 minutos passa para outra disciplina, fazendo haver uma maior dispersão do pensamento .
A saber que,“Os jovens  fazem seus trânsitos para  aquilo que chamamos de vida adulta no contexto de sociedades produtoras de riscos”,( Pag 20 do texto formação dos professores do ensino médio).
O jovem das comunidades primitivas, tem uma serie de provas para passar e haver a transposição da vida de infância para ser considerado  Homem e ter o respeito da tribo.
N as meninas isso acontece com a chegada da menstruação ,nos jovens inseridos em sociedades em que não tem esse formato, ficam confusos quanto a sua identidade e instintivamente procuram passar por estas provas, através de rachas de carros,  pichação....,experiências que envolvam riscos, são experiências de passagem.
O trabalho nessa época da vida é importante,pois caso contrário o jovem fica com tempo para envolver-se em outras atividades que podem levar ao caminho das drogas e da traficância.
È de vital importância que nessa atividade trabalhadora tenha uma pessoa com maior experiência para proporcionar o ensino, aí haverá a confrontação da experiência do mais velho com a nova maneira de fazer do mais novo, essa troca Poderá ser rica. Hoje em dia, muitas vezes o jovem entra no mercado do trabalho quando finda o do mais velho, ficando uma ruptura abrupta e o jovem sem o amparo nas atividades a serem desenvolvidas .
Na sala de Artes os diálogos são recorrentes e há geralmente troca de experiências de trabalhos desenvolvidos para garantir seu sustento e geralmente da família com quem vivem ou que constituíram, seus projetos de vida, interferências sobre estratégias que podem fazer para chegar aos seus objetivos, se não os tem pelo menos começam a perceber que tem que pensar no assunto.