PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO COLÉGIO ESTADUAL NEREU PERONDI - EFM

COLÉGIO ESTADUAL NEREU PERONDI - EFM
AMPÉRE/PR – NÚCLEO REGIONAL DE FRANCISCO BELTRÃO
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO ENSINO MÉDIO
Orientadora de Estudo: Leda Sponchiado Borsatti
Cursistas:Camila Franco; Cleusa dos Santos Franco; Eliane Terezinha Bortolini Tadiotto; Ivanilde Maria Gustmann; Izolina Bernadete Telles Ferreira;Nedi Teresinha Gubert Teo; Sonia Maria Geitenes; Tamara Cristina de Oliveira Marchiori; Zuleica Maria Gnoato
Neste primeiro encontro foi apresentado o formato de como se dará as discussões, interações, reflexões e ações a serem concretizadas no cotidiano escolar. Tivemos a oportunidade de visualizar todo o material de estudo e de como encontram - se estruturados. Salientou – se quanto às atividades individuais e coletivas, foi um momento de muitos questionamentos tirando  dúvidas. Discutiu-se na sequencia a respeito da proposta do Pacto e a insegurança dos profissionais, quanto ao diferente e o que teremos que ter como estudo, reflexão e ações para chegarmos ao que se espera a sua aplicabilidade. Explanou – se sobre os ambientes virtuais de aprendizagem disponíveis da SEED e MEC. Inteiramo-nos também do primeiro assunto do Caderno I, que teve como discussão O Ensino Médio e Formação Humana Integral, o qual nos remeteu a uma retrospectiva na história desta modalidade de ensino no Brasil. As discussões giraram em torno de alguns problemas do Ensino Médio, tanto geral como de nossa comunidade e possíveis soluções.
A formação oportunizada pelo MEC é essencial, pois é o momento em que professores do país inteiro estarão debatendo o mesmo tema e contexto em suas individualidades e compartilhando dificuldades, mas com o intuito de elencarmos possíveis soluções. Percebendo desta forma diversas realidades do país, do estado, do NRE e em especial da nossa instituição de ensino na qual desenvolvemos o nosso trabalho, o que torna a experiência privilegiada e enriquecedora.
Concretizar uma formação voltada a educação do Ensino Médio é extremamente relevante para os profissionais da educação do Ensino Médio, uma vez que, normalmente nos atemos à educação de forma generalizada e com diferentes focos. Analisar especialmente a história do ensino público e do ensino médio nos remete a muita análise seguida de reflexões.
Se analisarmos outros países mais antigos, perceberemos que sua história voltada à educação é bem mais sólida, pois tiveram bem mais tempo para acertos e desacertos. Nossa inquietação com o Ensino Médio é bem mais recente, incidimos pelo ensino elitista até a gratuidade a toda a população. Refletindo dessa forma, tivemos pouco tempo de estudo efetivo nessa área. A preocupação real iniciou-se, possivelmente, com aplicações de exames e avaliações externas, como o Enem, em que se verifica o nível de conhecimento de nossos educandos. Os professores não tiveram uma formação voltada, exclusivamente, para esse fim, o que o Pacto pode ofertar nesse momento. Teremos agora, um momento de muita reflexão junto aos colegas de profissão que nos dará um norte para a superação das dificuldades enfrentadas.  O caderno Ensino Médio e formação humana integral apresenta uma reflexão acerca dos desafios a serem enfrentados pelas políticas públicas para a superação dos problemas existentes, partindo de um resgate histórico dos problemas que caracterizam o Ensino Médio brasileiro.  Reafirma o direito social à universalização da escola pública de qualidade para todos (as).
Após a leitura do capitulo I, do caderno I, identificamos como desafios da Educação no decorrer do contexto histórico nacional e as especificidades locais: evasão escolar, repetência, disparidade idade série.
A explicação para esses fatores deve-se:
- À falta de estrutura físico-pedagógica;
- À falta de participação ativa da família e da comunidade na vida escolar do aluno;
- A estratégias e metodologias voltadas para a realidade do educando, no sentido de estimular sua permanência na escola, já que não há materiais didáticos e paradidáticos adequados e atualizados, além dos laboratórios estarem antiquados;
- Por necessitarem complementar a renda familiar, muitos alunos abandonam o ambiente escolar para ingressarem no mercado de trabalho.