Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio
Caderno II: O jovem como sujeito do Ensino Médio
Atividade Coletiva: Reflexão e Ação- página 26
Data: 30/08/2014
Colégio Estadual “Professora Maria Helena Teixeira Luciano”
GER2014 – T117
Orientador de Estudos: Ricardo Marcos Volpini de Souza
Cursistas:
Eric Allen Bueno
Márcia Francisco de Paula
Nicolas Martins de Freitas
Rosely Caetano
Sandra Luiza Souza Leal de Siqueira
Vivaldo Gomes Júnior
Segundo a atividade Reflexão em Ação, página 29-30, caderno 2.
Em discussão anterior, no dia 16 de agosto, o grupo planejou a realização de debates com os alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Maria Helena T. Luciano para debater o uso de celulares em sala, tendo em vista os desafios e possibilidades do uso da tecnologia na Educação.
Fizemos uma seleção de textos, assim como a Lei nº18.118 de 24 de junho de 2014, recém-aprovada no governo do estado Paraná que proíbe o uso de qualquer tipo de aparelhos e equipamentos eletrônicos durante o horário de aulas nos estabelecimento de educação de ensino fundamental e médio, ressalvo os casos em que tenha uso pedagógico sob orientação e supervisão do profissional de ensino.
Segundo os alunos:
“as aulas não são motivadoras, porém sabemos que a tecnologia pode nos ajudar a participar mais das aulas, como por exemplo pesquisar sobre um conceito de geografia (...)”
“as aulas podem ser motivadoras se promovessem debates, uso de slides, se tivessem mais aulas orais, poder usar o celular em pesquisas, assim os alunos iriam participar mais.”
“mesmo o celular sendo, utilizado para fins pedagógicos muitos alunos não irão se envolver nas atividades em sala simplesmente porque não gostam de estudar.”
Realizamos uma pesquisa com os alunos para captar quais as suas ideias de como seria possível utilizar os aparelhos celulares (smartfones) de forma útil às aulas, usando a tabela abaixo:
Nome Turma
11) Você sabe digitar? Tem o domínio culto da língua portuguesa? Sabe interpretar um texto ou mesmo uma questão?
1) Quantas horas de estudo você se dedica por dia?
12) Existem jogos educacionais pelo celular? Quais?
2) Quantas horas você asiste televisão?
13) Estes jogos ensinam algo ou funcionam como forma de teste de conhecimento (ex. Perguntas e respostas)?
3) Quantas horas você gasta com o seu smartfone (celular)?
14) Qual a sua sugestão de como deveria funcionar um jogo educativo em celular
4) Seu celular tem acesso à internet?
15) Você tem a prática produzir audiovisual? (de que tipo?)
5) Você tem alguma limitação no acesso à internet no celular (ex. crédito, conexão lenta, navegadores que não rodam)? ( )Não ( )Sim
16) Você tira muitas fotos? De que tipo e como você faz para exibir fotos para outras pessoas?
6) Como o celular poderia ser usado de modo produtivo em sala de aula?
7) Como professores irão saber se o aluno está fazendo as atividades propostas no celular e não acessando coisas sem relação ao estudo?
8) Quais ferramentas do celular você utiliza para o estudo? (cite todas)
9) Quais formas de avaliação são possíveis com o uso do celular? Cite como elas devem funcionar
10) Se um determinado aluno apresenta baixo rendimento e está sempre mexendo em seu celular, o que a Escola deveria fazer?
Obtivemos os seguintes resultados:
Horas de estudos
5
Horas assistindo televisão
4
Horas usando o celular
7
Limitações no acesso à internet
Sim
Produtividade do celular em sala de aula
Pesquisas acadêmicas
Como o professor irá saber se o celular está sendo usado para fins pedagógicos?
Não souberam responder
Aplicativos usados no celular
Calculadora, Google, calendário, You tube, tradutor, Google Acadêmico, Winline e Editor de texto.
Formas de avaliação pelo celular
Pesquisas, tradução de texto, avaliações online, produção de texto digitado.
Medidas escolares quando o celular influencia negativamente no rendimento do aluno
Recolher o celular e entregar para os pais.
Domínio de digitação e norma culta
Sim e também há um corretor ortográfico
Jogos educacionais no celular
Sim
Os jogos ensinam ou funcionam como testes de conhecimento?
Funcionam como forma de ensinamento
Forma de funcionamento o de um jogo educativo
Testando conhecimento e raciocínio lógico.
Produção de áudio-visual
Sim (vídeos com amigos e determinados momentos engraçados)
Uso e produção de fotos
Sim (Facebook, Instagram e Whatsapp)