Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio - Caderno II: O jovem como sujeito do Ensino Médio

Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio

Caderno II: O jovem como sujeito do Ensino Médio

Atividade Coletiva: Reflexão e Ação- página 26

Data: 30/08/2014

Colégio Estadual “Professora Maria Helena Teixeira Luciano”

GER2014 – T117

Orientador de Estudos: Ricardo Marcos Volpini de Souza

Cursistas:

Eric Allen Bueno

Márcia Francisco de Paula

Nicolas Martins de Freitas

Rosely Caetano

Sandra Luiza Souza Leal de Siqueira

Vivaldo Gomes Júnior

Segundo a atividade Reflexão em Ação, página 29-30, caderno 2.

Em discussão anterior, no dia 16 de agosto, o grupo planejou a realização de debates com os alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Maria Helena T. Luciano para debater o uso de celulares em sala, tendo em vista os desafios e possibilidades do uso da tecnologia na Educação.

Fizemos uma seleção de textos, assim como a Lei nº18.118 de 24 de junho de 2014, recém-aprovada no governo do estado Paraná que proíbe o uso de qualquer tipo de aparelhos e equipamentos eletrônicos durante o horário de aulas nos estabelecimento de educação de ensino fundamental e médio, ressalvo os casos em que tenha uso pedagógico sob orientação e supervisão do profissional de ensino.

 

Segundo os alunos:

 

“as aulas não são motivadoras, porém sabemos que a tecnologia pode nos ajudar a participar mais das aulas, como por exemplo pesquisar sobre um conceito de geografia (...)”

 

“as  aulas podem ser motivadoras se promovessem debates, uso de slides, se tivessem mais aulas orais, poder usar o celular em pesquisas, assim os alunos iriam participar mais.”

 

“mesmo o celular sendo, utilizado para fins pedagógicos muitos alunos não irão se envolver nas atividades em sala simplesmente porque não gostam de estudar.”

 

Realizamos uma pesquisa com os alunos para captar quais as suas ideias de como seria possível utilizar os aparelhos celulares (smartfones) de forma útil às aulas, usando a tabela abaixo:

 

Nome                                                Turma

11) Você sabe digitar? Tem o domínio culto da língua portuguesa? Sabe interpretar um texto ou mesmo uma questão?

1) Quantas horas de estudo você se dedica por dia?

 

12) Existem jogos educacionais pelo celular? Quais?

2) Quantas horas você asiste televisão?

13) Estes jogos ensinam algo ou funcionam como forma de teste de conhecimento (ex. Perguntas e respostas)?

3) Quantas horas você gasta com o seu smartfone (celular)?

14) Qual a sua sugestão de como deveria funcionar um jogo educativo em celular

4) Seu celular tem acesso à internet?

 

15) Você tem a prática produzir audiovisual? (de que tipo?)

5) Você tem alguma limitação no acesso à internet no celular (ex. crédito, conexão lenta, navegadores que não rodam)? (  )Não (  )Sim

16) Você tira muitas fotos? De que tipo e como você faz para exibir fotos para outras pessoas?

6) Como o celular poderia ser usado de modo produtivo em sala de aula?

 

 

7) Como professores irão saber se o aluno está fazendo as atividades propostas no celular e não acessando coisas sem relação ao estudo?

 

8) Quais ferramentas do celular você utiliza para o estudo? (cite todas)

 

 

9) Quais formas de avaliação são possíveis com o uso do celular? Cite como elas devem funcionar

 

10) Se um determinado aluno apresenta baixo rendimento e está sempre mexendo em seu celular, o que a Escola deveria fazer?

 

 

Obtivemos os seguintes resultados:

Horas de estudos

5

Horas assistindo televisão

4

Horas usando o celular

7

Limitações no acesso à internet

Sim

Produtividade do celular em sala de aula

Pesquisas acadêmicas

Como o professor irá saber se o celular está sendo usado para fins pedagógicos?

Não souberam responder

Aplicativos usados no celular

Calculadora, Google, calendário, You tube, tradutor, Google Acadêmico, Winline e Editor de texto.

Formas de avaliação pelo celular

Pesquisas, tradução de texto, avaliações online, produção de texto digitado.

Medidas escolares quando o celular influencia negativamente no rendimento do aluno

Recolher o celular e entregar para os pais.

Domínio de digitação e norma culta

Sim e também há um corretor ortográfico

Jogos educacionais no celular

Sim

Os jogos ensinam ou funcionam como testes de conhecimento?

Funcionam como forma de ensinamento

Forma de funcionamento o de um jogo educativo

Testando conhecimento e raciocínio lógico.

Produção de áudio-visual

Sim (vídeos com amigos e determinados momentos engraçados)

Uso e produção de fotos

Sim (Facebook, Instagram e Whatsapp)