Colégio Estadual Ulysses Guimarães, ensino Fundamental, Médio e Profissional.
Professores:
Jussimara Aguirre Malheerbi Tochetto
Leonirce Filomena Rossini
Magda Regina Pereira Burgath
Rosana Rodrigues Martins
Valéria de Oliveira Fernandes
Pacto nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Caderno I
Com a leitura dos textos que referenciam a construção histórica é possível identificar desafios como:
• Acesso, permanência e promoção pessoal e social deste aluno, com a finalidade “de retirar do mercado do trabalho formal e informal todas as crianças e jovens até a idade legal de conclusão do Ensino Médio”, haja vista o desenvolvimento de iniciativas que contribuem com medidas na área da educação e da formação profissional, por meio de programas de transferências de renda aos jovens em situação de vulnerabilidade e risco social.
• Perspectivas futuras para que o aluno entenda a escola como uma parceira, para compreensão dos fatos históricos que estabelecem relações com o seu cotidiano, isto é, o professor articular o conteúdo curricular como parte da formação humana.
• Compromisso do aluno com o conhecimento científico, por meio da pesquisa, tendo em vista a conquista da autonomia em todos os setores da sociedade.
O trabalho coletivo precisa se solidificar dentro do próprio ambiente escolar, para que se possam planejar ações que proporcionam aos educadores conhecerem o ambiente que determina a vida cultural e social deste aluno. Diante da dimensão do espaço do Colégio Estadual Ulysses Guimarães, em Foz do Iguaçu, Paraná, sugerem parcerias com profissionais da área social, para que auxiliem nas visitas domiciliares, junto com o coletivo de educadores, com a finalidade de conhecerem, com precisão, as situações socioeconômicas deste aluno, para que se possam incentivar e motivar a família sobre a importância do conhecimento adquirido dentro da escola.
Dentre as ações pedagógicas que visam a formação humana integral do aluno, faz-se necessário promover a interação família e escola, por meio de eventos culturais em que o aluno seja protagonista.
Por outro lado, o colégio se depara com a falta de estrutura física para realização dos eventos de integração.
De acordo com o que já foi mencionado no início deste texto, ainda se faz necessário repensar na organização curricular que garanta acesso, permanência e promoção pessoal e social do aluno.