TUTORA: SIMONE M. RIZENTEL
ALUNOS: ROSIANE GERALDO MARTIN , SABRINA M. FERREIRA, SANDRA MORAES GIANNOTTI
REFLEXÃO E AÇÃO:
1. Temática: Possibilidades de abordagens pedagógico-curriculares na Área de Ciências Humanas.
A partir das análises dos resultados da aprendizagem dos alunos do CEEP no 1º trimestre, observou-se a necessidade da criação/elaboração de um programa de leitura interdisciplinar para todos os cursos e áreas. Esse programa iniciará no segundo trimestre, cuja sistematização será a seguinte:
a) Todos os docentes que estão cursando o Sismédio em 2015 elaborarão um programa piloto, que será socializado com os demais docentes, para análise e colaboração com sugestões para a proposta;
b) Após essa fase inicial, todos implantarão as atividades de acordo com os conteúdos previstos nos PTDs e Proemi;
c) Ao final do 2º trimestre o trabalho será avaliado nos Conselhos de Classes para sua continuidade e aprimoramento para o próximo trimestre.
JUSTIFICATIVA:
A leitura faz parte do processo de humanização do homem, pois podemos considerá-la, de acordo com a Pedagogia Histórico-crítica, uma “expressão da ascensão da consciência a um nível superior de compreensão da prática social” (MARTINS, 2015, p. 83).
Uma das possibilidades desse programa seria o trabalho com a literatura, pois além de cumprir seu “papel formativo na existência individual, representa o mundo, coloca problemas, revela injustiças, explicita a atividade humana e suas principais contradições” (MARTINS, 2015, p. 84).
Abrantes (ibidem Martins, 2015) defende que o trabalho de leitura mediante o uso da literatura, é uma força que interfere na vida, na medida que atua nas dificuldades que os indivíduos se defrontam, permitindo uma comunicação para possíveis soluções e consequentemente a ampliação da consciência.
Segundo Dehaene (2012), a leitura “modela o cérebro humano preparando-o para o desenvolvimento de novas capacidades”, sendo assim, a relevância da repetição desse trabalho é necessária para a ampliação da memorização de informações e melhora da capacidade de atenção dirigida, necessária para elevar os níveis de aprendizagem.
Nesse sentido, após as discussões da possibilidade de interdisciplinar com as Ciências Humanas, abordadas no caderno 2, como iniciaríamos esse programa de leitura no CEPP de Cascavel?
Dialoguem com os colegas das diversas áreas do grupo e elaborem a seguinte proposta:
Tema: Consumo De Bebida Alcoólica.
Ciências Humanas
FINALIDADES DA LEITURA
PROCEDIMENTOS
(ETAPAS)
RECURSOS MATERIAIS
GEOGRAFIA
Localize as regiões onde o homem inicia a produção de bebidas alcoólicas, e as regiões de maior consumo na atualidade.
Tempo de duração = duas aulas no mês
Leitura com interpretação e compreensão de um texto de artigo de revista que aborde um fato relacionado ao consumo de bebida alcoólica.
Em aula dialogada e com auxilio de imagens trabalhar as questões geográficas de produção e consumo de bebida alcoólica.
- projetor multimídia
-imagens de mapas geográficos e históricos;
-gráficos;
-texto impresso de artigo de revista.
HISTÓRIA
Conhecer a história da produção e consumo das diferentes bebidas alcoólicas no mundo e no Brasil.
Tempo de duração = duas aulas no mês
Leitura com interpretação e compreensão de um texto de artigo de revista que aborde um fato relacionado ao consumo de bebida alcoólica.
Em aula dialogada e com auxilio de imagens trabalhar as questões históricas da bebida alcoólica.
- projetor multimídia
-imagens de mapas geográficos e históricos;
-gráficos;
-texto impresso de artigo de revista.
SOCIOLOGIA
Identificar a importância social de bebida alcoólica nos contextos sociais das diferentes épocas, compreendendo a ação mercadológica existente.
Tempo de duração = duas aulas no mês
Leitura com interpretação e compreensão de um texto de artigo de revista que aborde um fato relacionado ao consumo de bebida alcoólica.
Em aula dialogada e com auxilio de imagens trabalhar as questões sociológicas da bebida alcoólica.
- projetor multimídia
-gráficos;
-texto impresso de artigo de revista.
-imagens dos resultados do consumo de bebidas nos diferentes contextos sociais.
FILOSOFIA
Relacionar as questões éticas e morais no consumo da bebida.
Tempo de duração = duas aulas no mês
Leitura com interpretação e compreensão de um texto de artigo de revista que aborde um fato relacionado ao consumo de bebida alcoólica.
Em aula dialogada e com auxilio de imagens trabalhar as questões filosóficas do consumo da bebida alcoólica.
- projetor multimídia
-texto impresso de artigo de revista.
-imagens dos resultados do consumo de bebidas nos diferentes contextos sociais.
-textos ou artigos de apoio sobre questões éticas e morais.
Finalidades: o que queremos que o aluno realize nesse momento do trabalho?
Procedimentos: como e quando ocorrerá no horário escolar do curso?
Recursos: especificar os recursos materiais necessários.
REFERÊNCIAS (SUGESTÕES DE TEXTOS/LITERATURA):