Tutora: Simone Mirian Rizental
Alunas: Marivania Menegarde, Roserlei Salete Furlan, Maria Salete da Silva Bozza, Maria Aparecida Mendes de Souza, Sirley Aparecida Prezotto.
REFLEXÃO E AÇÃO:
1. Temática: Possibilidades de abordagens pedagógico-curriculares na Área de Ciências Humanas.
A partir das análises dos resultados da aprendizagem dos alunos do CEEP no 1º trimestre, observou-se a necessidade da criação/elaboração de um programa de leitura interdisciplinar para todos os cursos e áreas. Esse programa iniciará no segundo trimestre, cuja sistematização será a seguinte:
a) Todos os docentes que estão cursando o Sismédio em 2015 elaborarão um programa piloto, que será socializado com os demais docentes, para análise e colaboração com sugestões para a proposta;
b) Após essa fase inicial, todos implantarão as atividades de acordo com os conteúdos previstos nos PTDs e Proemi;
c) Ao final do 2º trimestre o trabalho será avaliado nos Conselhos de Classes para sua continuidade e aprimoramento para o próximo trimestre.
JUSTIFICATIVA:
A leitura faz parte do processo de humanização do homem, pois podemos considerá-la, de acordo com a Pedagogia Histórico-crítica, uma “expressão da ascensão da consciência a um nível superior de compreensão da prática social” (MARTINS, 2015, p. 83).
Uma das possibilidades desse programa seria o trabalho com a literatura, pois além de cumprir seu “papel formativo na existência individual, representa o mundo, coloca problemas, revela injustiças, explicita a atividade humana e suas principais contradições” (MARTINS, 2015, p. 84).
Abrantes (ibidem Martins, 2015) defende que o trabalho de leitura mediante o uso da literatura, é uma força que interfere na vida, na medida que atua nas dificuldades que os indivíduos se defrontam, permitindo uma comunicação para possíveis soluções e consequentemente a ampliação da consciência.
Segundo Dehaene (2012), a leitura “modela o cérebro humano preparando-o para o desenvolvimento de novas capacidades”, sendo assim, a relevância da repetição desse trabalho é necessária para a ampliação da memorização de informações e melhora da capacidade de atenção dirigida, necessária para elevar os níveis de aprendizagem.
Nesse sentido, após as discussões da possibilidade de interdisciplinar com as Ciências Humanas, abordadas no caderno 2, como iniciaríamos esse programa de leitura no CEPP de Cascavel?
Dialoguem com os colegas das diversas áreas do grupo e elaborem a seguinte proposta:
Ciências Humanas
FINALIDADES DA LEITURA
PROCEDIMENTOS
(ETAPAS)
RECURSOS MATERIAIS
GEOGRAFIA
Direcionamento do aluno para conhecimento de hábitos de saúde de determinadas localidades
No início de cada aula o professor realiza uma retrospectiva história, geográfica, sociológica e filosófica antes de iniciar o conteúdo em sua excencia fisiológica ou patológica, dando ao aluno a oportunidade de expressar seu conhecimento sobre o assunto , estabelecendo assim o inicio da problematização do conteúdo.
A aula preparada pelo professor, com o auxílio de livros e pesquisa disponíveis na biblioteca do CEEP e sites de referência.
Sugestão de sites: enfermagem.bvs.br/
www.soenfermagem.net/
www.bireme.br/
HISTÓRIA
História e desenvolvimento da enfermagem desde a precursora Florence até a enfermagem atual.
SOCIOLOGIA
Os hábitos de vida da população e a influência no condicionamento da saúde coletiva
FILOSOFIA
Pensamento de punição a algumas doenças causadas não por agentes patológicos mas por punição divina
Finalidades: o que queremos que o aluno realize nesse momento do trabalho?
Procedimentos: como e quando ocorrerá no horário escolar do curso?
Recursos: especificar os recursos materiais necessários.
REFERÊNCIAS (SUGESTÕES DE TEXTOS/LITERATURA):
Após, esse trabalho, o grupo deve postar no GER, atividade reflexão e ação, no Emdiálogo e no SIMEC (registrar atividade 4, pág. 36).