Revolução Industrial
Anizio Bello
Helenice Taborda Rocha Folador
Janete Otilia Sebben
Josiane da Silva Dias
Juceli Zimmermann
Luciana Coelho Santos
Sheila Graziele Acosta Dias
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO - 2015
CADERNO 2: CIÊNCIAS HUMANAS - REFLEXÃO E AÇÃO
1. Temática: Possibilidades de abordagens pedagógico-curriculares na Área de Ciências Humanas.
A partir das análises dos resultados da aprendizagem dos alunos do CEEP no 1º trimestre, observou-se a necessidade da criação/elaboração de um programa de leitura interdisciplinar para todos os cursos e áreas. Esse programa iniciará no segundo trimestre, cuja sistematização será a seguinte:
a) Todos os docentes que estão cursando o Sismédio em 2015 elaborarão um programa piloto, que será socializado com os demais docentes, para análise e colaboração com sugestões para a proposta;
b) Após essa fase inicial, todos implantarão as atividades de acordo com os conteúdos previstos nos PTDs e Proemi;
c) Ao final do 2º trimestre o trabalho será avaliado nos Conselhos de Classes para sua continuidade e aprimoramento para o próximo trimestre.
JUSTIFICATIVA:
A leitura faz parte do processo de humanização do homem, pois podemos considerá-la, de acordo com a Pedagogia Histórico-crítica, uma “expressão da ascensão da consciência a um nível superior de compreensão da prática social” (MARTINS, 2015, p. 83).
Uma das possibilidades desse programa seria o trabalho com a literatura, pois além de cumprir seu “papel formativo na existência individual, representa o mundo, coloca problemas, revela injustiças, explicita a atividade humana e suas principais contradições” (MARTINS, 2015, p. 84).
Abrantes (ibidem Martins, 2015) defende que o trabalho de leitura mediante o uso da literatura, é uma força que interfere na vida, na medida que atua nas dificuldades que os indivíduos se defrontam, permitindo uma comunicação para possíveis soluções e consequentemente a ampliação da consciência.
Segundo Dehaene (2012), a leitura “modela o cérebro humano preparando-o para o desenvolvimento de novas capacidades”, sendo assim, a relevância da repetição desse trabalho é necessária para a ampliação da memorização de informações e melhora da capacidade de atenção dirigida, necessária para elevar os níveis de aprendizagem.
Vale destacar que a leitura possibilita que o estudante amplie sua compreensão sobre ciência e estruture suas práticas cognitivas, ampliando a leitura de mundo, entre outras contribuições.
Nesse sentido, após as discussões da possibilidade de interdisciplinar com as Ciências Humanas, abordadas no caderno 2, como iniciaríamos esse programa de leitura no CEPP de Cascavel?
Dialoguem com os colegas das diversas áreas do grupo e elaborem a seguinte proposta:
Os textos sugeridos pelo grupo são Revolução Industrial de Cristiana Gomes e Consequências da Revolução Industrial de Felipe Araújo
Ciências Humanas FINALIDADES DA LEITURA PROCEDIMENTOS
(ETAPAS) RECURSOS MATERIAIS
GEOGRAFIA Compreender a localização espacial e geográfica que propiciou o desenvolvimento industrial e urbano, onde a população e a produção saíram do campo para as cidades. Contextualização do assunto pelo professor, durante sua aula
Leitura dos textos
Discussão
Fotocópias dos textos
Multimídia
HISTÓRIA Entender as transformações históricas da produção material, em que o homem detinha o conhecimento dos processos e meios para produção, acarretando a divisão do trabalho, fragmentando etapas produtivas e consequentemente o conhecimento. Contextualização do assunto pelo professor, durante sua aula
Leitura dos textos
Discussão
Fotocópias dos textos
Multimídia
SOCIOLOGIA Refletir sobre a transformação da organização social do homem e sua relação com a produção material, a qual formou uma sociedade moderna com novos interesses, gerando inúmeros problemas sociais. Contextualização do assunto pelo professor, durante sua aula
Leitura dos textos
Discussão Fotocópias dos textos
Multimídia
FILOSOFIA Relacionar a mão de obra do trabalhador na produção (relação de mais valia) Contextualização do assunto pelo professor, durante sua aula
Leitura dos textos
Discussão Fotocópias dos textos
Multimídia
Finalidades: o que queremos que o aluno realize nesse momento do trabalho?
Procedimentos: como e quando ocorrerá no horário escolar do curso?
Recursos: especificar os recursos materiais necessários.
REFERÊNCIAS (SUGESTÕES DE TEXTOS/LITERATURA):
www.infoescola.com/historia/revolucao-industrial/
www.infoescola.com/historia/consequencias-da-revolucao-industrial/