Texto escrito pelas professoras Renata Karine Wistuba e Maria Alice Mansur Smaka
Colégio Estadual Rocha Pombo - Morretes
Orientadora de Estudos: Mariel Denise de Faria
Analisando o histórico do Ensino Médio, pode-se chegar a conclusão que este foi criado em razão de atender os filhos dos políticos e dos ricos da época, um conceito que infelizmente perdura até os dias atuais. Apesar do passar dos anos, essa idéia ainda perdura, aquela em que apenas os mais abastados devem cursar o Ensino Médio como forma de se ter um preparo para o ingresso na faculdade, onde, a classe trabalhadora não teria condições financeiras para se estabelecer.
Ainda se tem grande defasagem dos alunos de Ensino médio, não só em razão do precisar trabalhar, mas também pela falta de incentivo da comunidade e da família, a qual, muitas vezes só visa a importância do trablhado e deixa os estudos como algo relevante. A grade curricular também contribui para esse abandono da escola, pois a carga horária é extensa e muitas vezes cansativa, devido ao elevado número de conteúdos a serem contemplados em apenas algumas aulas semanais, o que nos leva a refletir sobre a adequação desses conteúdos para uma realidade atual, não visando apenas o ingresso dos nosso alunos á faculdades, mas também a uma formação como pessoa e cidadão. A implantação e um maior aprimoramento do Ensino Médio Profissionalizante, assim como também do Ensino Médio Inovador se faz necessário, em relação á melhores oportunidades de trabalho, além de já saírem com uma base ainda melhor para aqueles que desejam continuar com seus estudos.
O incentivo aos nossos alunos é algo muito importante, pois mostrar a eles e instigá-los a se dedicar em cursar satisfatoriamente o Ensino médio como ferramenta á um futuro melhor leva não só a quebra do paradigma relacionado com o estudo para os que tem condições financeiras, mas também a criação de uma cultura onde os estudos serão elevados a um patamar de maior importância.