PACTO ETAPA II – CADERNO II – CIÊNCIAS HUMANAS – COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO PRINCESA ISABEL – EFM

PACTO ETAPA II – CADERNO II – CIÊNCIAS HUMANAS – COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO PRINCESA ISABEL – EFM
PARTICIPANTES
Cylene Cristina Livio Ranucci
Eunice Rodrigues
Evandro Carlos Bom
Izabel Cristina Pereira Claro
Marcilene Carlos de Lima
Marcos Alessandro da Silveira
Sueli Aparecida Mariot Garbim
Valdilene Solvez da Silva
ORIENTADORA DE ESTUDOS
Sirene Pereira
Atividade da reflexão em ação da pag. 27 do caderno II, ciências humanas, abordando as seguintes questões com as turmas de 1º ano do Ensino Médio:
1- Quais são seus valores atuais?
2- Quais são os seus planos para o futuro?
3- Como eles se imaginam daqui a 5 anos?
A pesquisa foi realizada com as turmas de 1º ano do Ensino Médio, em colégios do campo no período noturno, onde foi abordadas questões referentes aos valores atuais aos quais os  alunos citaram respeito, educação, humildade, religiosidade, honestidade e cultivo as tradições do passado como os valores primordiais para que os seres humanos consigam se relacionarem com os diferentes grupos sociais aos quais estão inseridos.
Em relação aos planos para o futuro, percebe-se que em uma das escolas por estar em um distrito mais desenvolvido, aponta para uma perspectiva onde os alunos almejam cursar uma faculdade, trabalhar em centros maiores, buscando uma estabilidade financeira. Porém em distritos menores percebe-se certo comodismo por parte da maioria dos educandos, onde almejam reproduzir apenas a sua realidade, conseguir um trabalho no campo, uma casa, casar,  ter uma família e um meio de locomoção, sem alçar voos atrás de sonhos maiores.
Analisando as respostam com os planos para o futuro e as expectativas para daqui a 5 anos, constatou-se que os alunos que residem no distrito maior almejam estar cursando ou ter concluído uma faculdade,  definindo sua profissão e caminhando para a construção de uma família. Enquanto dos distritos menores poucos pensam em ingressar em uma faculdade, mais sim em estar trabalhando no campo ganhando o necessário para o seu sustento.
Após analise das questões, sentimos a necessidade de retomar a reflexão buscando esclarecer alguns conceitos, portanto utilizamos o filme “A procura da felicidade” para proporcionar aos mesmos, meios de desestabilizar seus valores, conceitos e suas ações enquanto jovens do Ensino Médio, provocando estranhamento e possibilitando o ressignificar do seu posicionamento perante o meio.
OBS: Atividade realizada coletivamente pelo grupo de estudos do PACTO.

GOVERNO DO PARANÁ
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO – ASSIS CHATEAUBRIAND  
COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO PRINCESA ISABEL – EFM

Disciplina: Sociologia; Educação Física; Arte; Física; Inglês; Geografia. Professor (a): Izabel Claro; Marcos da Silveira; Sueli Franciele Campos; Valdilene Sonvez; Mário Antonio Correia; Sueli Mariot Garbim.
Série: 1ºA; 2ºA, 3ºA Turno: Noturno

Data da Aula: 12/08/2015

Conteúdos Específicos:
Indústria Cultural e Consumo de Massa

Objetivos:
Proporcionar o conhecimento sobre a mercantilização e a homogeneização da cultura; Ampliar a capacidade de análise do educando sobre os meios de comunicação de massa e mídias sociais; Problematizar e reconhecer a influência do consumo na organização da sociedade contemporânea e seus impactos sobre o meio ambiente e a qualidade de vida.

Encaminhamento Metodológico:
Pesquisas bibliográficas, apresentação teatral e debate.

 

Assis Chateaubriand, 12 de Agosto de 2015.

 

 

 

Relatório

Através de conversas entre os componentes do grupo, entendeu-se que seria interessante abordar o conteúdo Indústria Cultural e Consumo de Massa já que o mesmo estava inserido no plano de trabalho docente de Sociologia e já havia sido discutido com os alunos do 2º ano por meio de aulas expositivas, apresentação de vídeos e slides, já com a turma do 1º ano foi realizado uma contextualização acerca do conteúdo. A partir daí as outras disciplinas (Inglês, Física, Geografia, Arte e Educação Física) que compõe o plano de aula ficaram encarregadas de abordar o conteúdo no que diz respeito a sua disciplina, acontecendo assim à interdisciplinaridade.
Houve uma palestra realizada pela Professora Mestre Paula Fabiane de Souza abordando o tema Consumismo com o objetivo de aprimorar e organizar as ideais acerca dos conteúdos abordados.
Na disciplina de Geografia foi trabalhado com o 3º Ano do Ensino Médio o conteúdo Globalização e exclusão e as Redes Geográficas: como se dá o consumismo no âmbito geral, o encurtamento das distâncias no que diz respeito ao modismo e o comportamento das pessoas.
Também os pontos positivos e negativos (vantagens e desvantagens) dessa mundialização tecnológica buscando respostas para as transformações ocorridas no mundo.
Vivemos num tempo caracterizado pelas intensas trocas comerciais e a integração de mercados. Com isso fez-se perceber o valor que se dá um consumismo que traz um crescimento e um conforto ampliando ainda mais o mercado consumidor; exemplo – propaganda com vantagens e benefícios que a geladeira trouxe ou trazia para as famílias de classe média, incentivando o consumo.
A rápida circulação de informações propiciadas pelas redes informatizadas definiu padrões mundiais de consumo, bem como difundiu marcas das empresas globalizadas.
Na disciplina de Física foi trabalhado com o 3º ano do Ensino Médio o conteúdo Ondas Sonoras especificando o uso do celular e também fone de ouvido onde foi trabalhado os pontos positivos quando usados de maneiras pedagógica o aprendizado acontecerá de maneira a facilitar a compreensão. Por outro lado trabalhou-se os pontos negativos como  exemplo o uso excessivo do mesmo sem fins pedagógico e também percebe-se que os adolescentes tem uma certa necessidades em utilizar fones de ouvido sem terem o conhecimento das seqüelas que as ondas poderão causar para a saúde da audição do mesmo. Foi abordado também com os discentes trabalho de conscientização em relação a intensidade sonora em seu dia-a-dia como em baladas, encontros automotivos, trabalho e os limites sonoros estabelecidos no período noturno na forma da lei.
A disciplina de Educação Física abordou o tema na forma de aula expositiva com o 3º ano, discutiu-se a maneira como a indústria cultural influencia a vida dos jovens e adolescentes, fazendo com que estes sejam dependentes, buscando construir uma imagem de alguém que eles não são em relação ao culto do corpo e da estética que são evidenciados no mundo contemporâneo. 
Na disciplina de Inglês foram trabalhados em todas as séries do ensino médio propagandas e as marcas norte americanas e sua influência no cotidiano de nossos adolescentes.
Já a disciplina de Arte trabalhou o conteúdo Pop Art (arte popular) com os alunos do 3º ano e falou acerca da década de 50 onde o mundo vivia o pós guerra e a sociedade precisava se reerguer. Dessa forma as pessoas eram influenciadas a ser cada vez mais consumistas, especialmente nos Estados Unidos. Conclui-se então, segundo a Pop Art, em suas representações as pessoas consumiam de uma maneira induzida, mas que na verdade era um consumo vazio.