PACTO ENSINO MÉDIO - ETAPA I - CADERNO VI - Col. Est. Vereador Francisco Galdino de Lima. Toledo Pr. Professores: Marinalva Matsuo, Jane Donadel, Josiane Protti, Valdeana E. Bezerra, Lucimara de Souza, Délia Michelon,J.Odécio Langer.

AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO

Uma avaliação que busca a transformação social deve ter como objetivo o avanço e o crescimento do seu educando e não estagnar o conhecimento. Ela consiste em verificar o que o aluno aprendeu e se os objetivos propostos foram alcançados, se o programa foi conduzido de forma adequada. Deve representar um instrumento indispensável na verificação do aprendizado contínuo dos alunos, destacando as dificuldades em determinados conteúdos, direcionando os professores na busca de abordagens que comtemplem métodos didáticos adequados para a superação.
Nestas reflexões a avaliação é abordada em três dimensões: avaliação da aprendizagem, avaliação educacional e avaliação externa.  A  avaliação da aprendizagem tem como finalidade fornecer informações sobre o processo ensino aprendizagem que permitam aos docentes definir sobre as inferências e as mudanças necessárias na face do Projeto Político Pedagógico. Esse precisa ser definido coletivamente para que possa garantir a aprendizagem do aluno de forma democrática. A questão seria então: como avaliar a fim de igualar resultados ou, pelo menos, a fim de reduzir diferenças entre os alunos em relação aos conteúdos e competências considerados essenciais.
Os maiores desafios enfrentados tem sido em relação às avaliações externas, enquanto nas avaliações internas são consideradas toda a trajetória e evolução do aluno, trabalhando de acordo com as suas realidades e dificuldades apresentadas. Por outro lado as avaliações externas são patronizadas utilizando o mesmo peso para todas. Levar o aluno a ter consciência do aprender a aprender com mudanças constantes de estratégias de forma a torna-los agentes de ensino aprendizagem.