PACTO ENSINO MÉDIO - ETAPA I - CADERNO IV - Colégio Est. Vereador Francisco Galdino de Lima. Professores: Lucimara de Souza, Délia Michelon, Jane Donadel, Marinalva Matsuo, Josiane Protti, Valdeane E. Bezerra, J. Odécio Langer.

ÁREAS DO CONHECIMENTO E INTEGRAÇÃO CURRICULAR

Um Currículo Integrado no Ensino Médio é um direito de todo brasileiro para formação humana integral, vem de encontro com o objetivo maior da educação, na formação de cidadãos. A ideia de um saber unitário que pudesse dar conta de explicar a existência humana vem desde a pré-história, quando o mito proporcionava o entendimento das “coisas” do mundo. Com o desenvolvimento da ciência e a especialização, novos campos surgiram com objetos de estudo definidos com suas especificidades. As organizações do sistema em disciplinas escolares, de formas isoladas e desprendidas da realidade dificultam a compreensão. Assim a interdisciplinaridade torna-se necessária, utilizando-se da contextualização para transposição didática na espontaneidade e no cotidiano. O ensino integrado requer uma relação com o contexto social nas dimensões do Trabalho, da Ciência, da Tecnologia e da Cultura, como eixo integrador entre os conhecimentos e na prática para uma transformação social. As dimensões de trabalho, ciência e tecnologia aparecem quando o material usado na transformação de elementos da natureza para se chegar a esses produtos e a tecnologia empregados, se é que podemos assim dizer, para chegar à constituição/invenção de um produto além do efeito produzido por cada uma dessas substâncias em sua arte. A aplicação da tecnologia em nosso trabalho na atualidade, apresenta vantagens e desvantagens; a importância e o diferencial do trabalho humano (manual) nas artes e a atuação do homem na natureza, suas consequências e possibilidades de reversão do processo de destruição com o objetivo de preservar a vida no planeta.