PACTO NACIONAL- ENSINO MÉDIO
CADERNO V
Atualmente as escolas devem adotar a gestão democrática, democracia esta que esbarra em várias leis e direitos, fazendo com que a gestão não seja tão democrática assim..
Uma das situações que geralmente os professores são excluídos é em relação aos gastos referentes as verbas oriundas do governo, não havendo uma decisão coletiva no destino das mesmas. Provavelmente por questões de urgência ou pela falta de organização, referente as reuniões com a comunidade escolar. Autonomia em realizar, por exemplo, as melhorias no prédio da escola, depara com processos burocráticos. Tivemos em nossa escola uma situação relacionada com a construção de uma quadra coberta, onde a escola não pode opinar sobre o local de construção da mesma e assim a escola perdeu um espaço amplo onde poderíamos ter uma pista de atletismo.
Quanto a uma relação de inclusão, tivemos a discussão referente a recuperação dos alunos em situação de risco de reprovação e evasão juntamente com os professores que decidiram elaborar um provão para tentar resgatar esses.
São várias as situações que interferem na adoção de uma gestão democrática, cabe, não só aos professores, mas, toda comunidade escolar, tentar buscar junto à direção, ao conselho escolar, a APMF, entre outros, resgatar as suas devidas funções, para que assim, a democracia aconteça em nossa escola de forma mais ativa.
Carlos Eduardo de Abreu Calixto
Djanete Santos
Ewerson Carlo Cabral dos Santos
Josiane Carla Marczuk
Lenir Lopes Cabral
Monique Garcia Albuquerque
Rosana Porodi da Silva
Sanzia do Pilar Machado
Valdete Terezinha Brites de Oliveira