PACTO DO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO ATIVIDADES DO CADERNO 1 - FÁBIO EHLKE RODRIGUES - COLÉGIO ESTADUAL JOÃO DE OLIVEIRA FRANCO - ORIENTADOR: PROF. GILBERT MARQUES (19.07.2014)

Nosso primeiro encontro no dia 19/07/2014, no curso o Pacto para o Fortalecimento do Ensino Médio, sob a orientação do Prof. Gilbert Marques, no Colégio Estadual João de Oliveira Franco nos conduziu a uma retomada histórica da educação e das políticas educacionais estabelecidas no nosso país, desde os tempos mais remotos até a redemocratização do país. Apesar de verificarmos que em nosso país foram feitas muitas leis educacionais, por outro lado, são revogadas quando outros programas são pensados.
ATIVIDADE 1 E 4 DO CADERNO 1 .
FÁBIO EHLKE RODRIGUES E DEMAIS INTEGRANTES DO GRUPO.
COLÉGIO ESTADUAL JOÃO DE OLIVEIRA FRANCO
REFLEXAO E AÇÃO 1

Os desafios do ensino médio se encaixam no paradigma de uma escola pública de qualidade e democraticamente estabelecida. Muitos são os entraves que podem ser apontados: a falta de interesse dos jovens, a não estruturação de um pós-médio que qualifique o jovem para o mercado de trabalho e um currículo voltado para realidade do nosso aluno. Cremos que todos os projetos devem ser pensados curto, médio e longo prazo. As propostas firmadas devem também devem ouvir todos os agentes envolvidos (alunos, professores, funcionários, pais, especialistas e etc), pois para atingir uma formação humana integral ela precisa de todos na construção desta proposta.
Cremos que perguntas ainda soam sem respostas: Como a escola pode atender os anseios dos jovens? De que forma ele permaneceria nela e se sentiria desafiado em busca do conhecimento?  Precisamos pensar também que a educação básica é um dos pilares de sustentação para os outros níveis educacionais e profissionais, portanto, deve ser colocada como prioridade.  Não se constrói uma casa, sem uma base sólida.

REFLEXÃO E AÇÃO 4
A universalização é feita pelo estabelecimento de metas a serem atendidas.
Meta 3 – universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de quinze a dezessete e elevar, até 2020, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para oitenta e cinco por cento, nesta faixa etária.

Meta 4 – Universalizar, para a população de quatro a dezessete anos, o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na rede regular de ensino; Meta 6 – Oferecer educação em tempo integral em cinquenta por cento das escolas públicas de educação básica; Meta 10 – Oferecer, no mínimo, 25% das matrículas de EJA na forma integrada à educação profissional.

A partir das metas dadas pelo governo, deve haver um espaço democraticamente estabelecido nas escolas para se construir dentro do Projeto Político Pedagógico, propostas que venham a tentar modificar este cenário tão excludente, e que medidas norteadoras de enfrentamento sejam colocadas como prioridade. Que as ações e propostas pedagógicas sejam incorporadas para as mudanças na forma de conceber a formação do aluno e aluna dentro das escolas.
Nossa escola dentro do ensino médio promove o incentivo a pesquisa  e apresentação de trabalhos interdisciplinares na forma de projetos que devem ser apresentados a uma banca de professores.